É uma das redes sociais do momento. Tem 400 milhões de utilizadores ativos e possivelmente você é um deles. Mesmo que não seja pode ir guardando este artigo para quando decidir integrar a comunidade do Instagram.

Publicar fotos, comentar, identificar pessoas, descobrir novos perfis, brincar com os filtros, seguir utilizadores e fazer like em fotografias são ações que provavelmente já domina. O que aqui partilhamos consigo são algumas funcionalidades que o Instagram tem, mas que não são tão diretas como as referidas.

E nunca se sabe quando podem dar jeito.



Remover fotografias onde foi identificado

Além do perfil onde constam todas as suas fotos e vídeos, os utilizadores têm também uma área onde é possível ver todas as fotos tiradas por outros utilizadores e nas quais está identificado.

Para o caso de algum amigo ter achado piada a uma imagem e você não, então só precisa de remover essa imagem da sua galeria ‘partilhada’.

Vá até à galeria onde estão as suas fotos como pessoa identificada e selecione as opções [três pontos]; aí escolha Ocultar Fotos; depois é só selecionar aquelas que não quer que estejam visíveis.

Encontrar as hashtags mais populares

As hashtags são palavras-chave que ajudam a indexar as fotografias por categorias. Ter o perfil público e usar hashtags significa que muitas mais pessoas vão poder ver as suas fotografias e vídeos além dos seus amigos.

Se está à procura de mais alguns likes então vai querer usar as hashtags mais populares. No site TagsForLikes e Top-Hashtags vai encontrar as palavras-chave mais populares do momento.

Responder a comentários sem escrever nome da pessoa

Sabia que é possível responder ao comentário de um utilizador específico e identificá-lo na resposta sem ter de escrever o nome de utilizador?

Para isso basta abrir os comentários, selecionar o comentário ao qual quer responder e clicar na seta de resposta que surgiu [pode variar de dispositivo para dispositivo]. Selecione a seta e responda. O Instagram coloca o nome do utilizador por si.

Reorganizar os filtros

O Instagram tem vários filtros criativos que pode aplicar nas suas imagens, mas se já tem experiência na sua utilização também é possível que já tenha efeitos preferidos. Uma das soluções passa por colocá-los logo ao início, fazendo uma reorganização.

Para isto apenas precisa de estar a editar uma fotografia, percorrer os filtros até ao fim e vai reparar que do lado direito existe a opção Gerir. Selecione e depois é só ajustar os efeitos para as posições do seu gosto.

Ignorar mensagens privadas

Tem um amigo que nesta altura do ano está especialmente ativo no Instagram e na sua opinião não está a partilhar conteúdos muito interessantes? A solução passa por silenciá-lo. Isto fará com que as suas publicações não apareçam como notificação na área das mensagens privadas até que diga o contrário.

Para ativar esta opção precisa de entrar no Instagram Direct selecionando o ícone na parte superior direita. Escolha o perfil da pessoa que pretende silenciar. Carregue no botão de mais opções [três pontos] e selecione Desativar Notificações. Et voila, a paz voltou ao seu reino.

Partilhar imagem mesmo depois de publicada

Quando está no passo final para publicar uma imagem ou vídeo no Instagram existe a possibilidade de fazer a mesma publicação noutras redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Mas para o caso de querer partilhar uma imagem sua que já foi publicada só precisa de ir até essa imagem, abrir as opções [três pontos] e selecionar a opção Partilhar. Depois escolha em que redes sociais quer fazer furor com a sua foto.

Reprodução automática de vídeos apenas em Wi-Fi

Se o seu plano de dados não abunda ou simplesmente gastou mais do que o que devia este mês, pode sempre tentar fazer algumas poupanças nos dados.

Para a reprodução automática de vídeos vai ajudar, mas terá de escolher esta opção manualmente. Vá até ao seu perfil e selecione opções [três pontos]. Procure pelo separador Definições e escolha a opção Vídeo [pode não aparecer a todos os utilizadores]. Dentro dessa opção escolha reprodução automática apenas em Wi-Fi.

Em alternativa pode escolher a opção Utilização de Dados Móveis e selecionar a opção Utilizar menos dados.

Guarde todas as imagens de que gosta

Este é um truque mais complexo, mas pode ser especialmente habilidoso já que permite guardar todas as imagens nas quais faz like.

Descarregue a aplicação IFTT (If This Then That), uma aplicação onde o utilizador cria automatismos. Neste caso o automatismo é: sempre que eu gostar de uma fotografia no Facebook, guarda-a na Dropbox [pode optar pelo Google Drive ou outro serviço de armazenamento também].

Depois de instalar a aplicação, basta seguir este link para esta receita:

IFTTT Recipe: Save Instagram Likes to Dropbox (with Date, Username, Caption) connects instagram to dropbox

Dê mais criatividade ao seu Instagram

Ao longo dos anos o Instagram foi acrescentando funcionalidades e novos filtros à aplicação, mas a verdade é que a criatividade na rede social vai muito além do que a aplicação nativa permite.

O Instagram, como empresa, já lançou outras opções: hyperlapse, para fazer vídeos em time lapse; Boomberang, para fazer vídeos-gif de apenas um segundo; e a Layout, que permite fazer colagens e montagens de várias fotografias numa mesma composição.

Existem muitas mais aplicações para descobrir e que o ajudarão a tornar o seu perfil no Instagram mais ativo e quem sabe mais interessante:

Repost [iOS / Android]: republicar publicações de outros perfis que ache interessante e ao qual os seus seguidores poderão não chegar;
VSCO [iOS / Android]: é considerada como uma das melhores aplicações para edição de imagem nos dispositivos móveis;
Later: Schedule for Instagram [iOS / Android]: esta aplicação permite fazer agendamento de publicações na rede social;
InstaQuote [iOS / Android]: crie imagens que apenas têm por base frases, tanto podem ser suas como de pessoas famosas;
Grab for Instagram [iOS / Android]: é uma aplicação à parte, mas adiciona várias funcionalidades que o Instagram não suporta de forma nativa; por exemplo, permite criar uma secção com os seus utilizadores favoritos sem ter de os seguir e também permite guardar imagens que vai encontrando na rede social.



Sem mais artigos