Todas as grandes tecnológicas vivem um momento de definição pois além de a concorrência aumentar de dia para dia, não só em número como na qualidade, está a viver-se uma mudança de paradigma. Os smartphones estão mais do que integrados na sociedade, a forma de consumo das aplicações  está a mudar e os consumidores estão constantemente a exigir novas tecnologias, novas funcionalidades. Microsoft, Facebook e Google já todas tiveram os seus grandes momentos este ano no segmento do software. Hoje é a vez da Apple e as expectativas são elevadas sobretudo à Siri. Parece quase certo que a assistente digital vai chegar também aos computadores, mas será que a Apple vai criar uma API para que possa ser integrada noutras aplicações?

Bom início de semana.

Apple WWDC arranca hoje: A conferência mundial de programadores da empresa responsável pelos iPhone, iPad e Mac começa logo à tarde. Se a tradição se cumprir são esperadas novidades na área do software, mas a estrela da tarde deverá ser a assistente pessoal Siri. A evolução do modelo de negócio da App Store será provavelmente outro dos elementos em destaque.
Fonte: The Verge

Fábrica portuguesa faz produção com energia solar: A Wood One, empresa de mobiliário localizada em Paredes, tem 1.485 painéis solares para alimentar a maior parte das suas necessidades energéticas, o resto é feito com as ‘sobras’ da produção. Ao fim de semana a empresa produz excedente de energia limpa e está a pensar em criar postos de carregamento elétricos para que possa ser aproveitada pela autarquia.
Fonte: Diário de Notícias

Facebook deixa Filipinas em ‘guerra’: Quando entra no Facebook de manhã é normal encontrar uma mensagem de apelo à ação por parte da rede social. A 12 de junho celebrou-se o Dia da Independência das Filipinas e a rede social decidiu criar um banner onde informava os utilizadores dessa data. Mas na imagem usada a bandeira das Filipinas surgiu com a posição das cores invertidas, o que de acordo com a lei local significa que o país está em guerra. O Facebook já reconheceu o erro e pediu desculpas.
Fonte: Global Voices

CERN tem abrigo para ratos… de computador: É um dos locais do mundo com tecnologia mais avançada, como o Grande Colisionador de Hadrões, mas também é lugar de projetos menos comuns. O CERN tem um abrigo onde existem ratos de computador a viver como se fossem ratos biológicos. Há palha, água e comida. Mas tudo não passa de uma brincadeira que começou há cinco anos no Dia das Mentiras.
Fonte: Motherboard

Índia vai ter supercomputador para ajudar na época das monções: As grandes chuvas que abatem-se sobre o território indiano podem causar estragos de grande proporção e colocam mesmo a vida das pessoas em risco. Agora a Índia vai investir num supercomputador, dez vezes mais potente do que aquele que já tem, para criar uma ferramenta preditiva relativamente às monções.
Fonte: Reuters



Sem mais artigos