O Japão pode já não ser o país líder na revolução tecnológica, tendo perdido parte do ceptro para os EUA. Mas da terra do ‘Sol nascente’ ainda chegam alguns exemplos de liderança e até de excentricidade. Quem no país for dono de um televisor com resolução 8K – possivelmente ninguém – já pode ver conteúdos com esta resolução nativa – o canal estatal NHK começou ontem a fazer as suas primeiras transmissões entre as nove da manhã e as cinco da tarde. Há dois concertos para ver e também alguns trechos da abertura dos Jogos Olímpicos de 2012. Quando as olimpíadas do Rio de Janeiro arrancarem esta semana, então haverá ainda mais conteúdos para apreciar em 7.680×4.320 pixéis. Enquanto por cá se discute se sempre é possível ter quatro canais de TDT, os japoneses vão deliciar-se com uma resolução quase absurda. Precisamos mesmo de conteúdos em 8K? Até lá temos outras prioridades como a massificação do Ultra HD, mas é bom saber que há quem já esteja a pensar nas exigências do consumidor do futuro.

Boa terça-feira.

Seis postos de carregamento elétrico rápido vão estrear no sul do país: A partir do dia 8 de agosto os portugueses vão ter à sua disposição quatro postos de carregamento elétrico rápido entre Lisboa e o Algarve – em Palmela no sentido norte/sul, em Álcacer do Sal no sentido sul/norte e em Aljustrel nos dois sentidos. Os outros dois postos de carregamento vão estar disponíveis em Loulé também nos dois sentidos. Este é um reforço importante no segmento da mobilidade elétrica em Portugal.
Fonte: Jornal de Negócios



Google estará a preparar novo inicializador de aplicações para os smartphones Nexus: Este ano deverá ser a HTC a produzir o novo smartphone da Google e ao que tudo indica trará uma alteração significativa a nível do interface. O inicializador de aplicações, conhecido como launcher, vai ao que tudo indica ser diferente. Os utilizadores vão deixar de ter um botão dedicado que abrirá a janela onde estão todas as apps – essa janela será ativada com um deslizar de baixo para cima no ecrã inicial.
Fonte: Android Police

Sucesso de Pokémon GO com baixo impacto noutras aplicações: A empresa de análise de mercado App Annie acredita que o jogo da Niantic já recebeu 100 milhões de downloads e que atualmente fatura 10 milhões de dólares todos os dias. O estudo efetuado concluiu ainda que nos dias seguintes ao lançamento de Pokémon GO  os outros jogos bastante rentáveis sentiram uma quebra nas receitas, mas que essa situação já normalizou.
Fonte: TechCrunch

Quase todo o tráfego do YouTube já é cifrado: A Google anunciou que 97% dos dados transferidos pela plataforma de vídeos online são ‘canalizados’ por canais HTTPS, uma forma mais segura de transmissão de informação e que tem por base a colocação de uma cifra de proteção. A Google também explica que o YouTube só não atinge os 100% de tráfego seguro pois ainda existem dispositivos a aceder ao serviço que não têm capacidade para lidar com as transmissões em HTTPS.
Fonte: The Verge



Virgin Galactic com luz verde para voar: A empresa do empreendedor Richard Branson que pretende ser um nome grande no turismo espacial recebeu a aprovação da Administração Federal para a Aviação dos EUA (FAA na sigla em inglês) para retomar os voos de testes. Recorda-se que a Virgin Galactic há muito que está ‘fora dos ares’ depois de uma das suas naves de testes ter explodido em pleno voo – mais tarde um relatório chegou à conclusão que houve falha humana. Resta saber quando vão ser retomados os voos de teste.
Fonte: The Wall Street Journal

Canal japonês começa a testar transmissões em 8K: O canal NHK estreou ontem, 1 de agosto, as suas primeiras transmissões em 8K. A resolução destes conteúdos é 16 vezes superior às transmissões em Full HD, apresentando-se com um total de 7.680×4.320 pixéis. Como ainda não existem pessoas a comprar televisores 8K a NHK vai instalar painéis em vários pontos do país onde os utilizadores vão poder ver qual o próximo passo na evolução da qualidade dos conteúdos. O objetivo é que parte das olimpíadas do Rio de Janeiro possam ser acompanhadas neste formato.
Fonte: PC World