Quando a iniciativa Atelier Digital foi lançada em Portugal, a meta inicial que todos os promotores traçaram era a de 10 mil pessoas com o curso concluído, confidenciou o responsável pela Google em Portugal, Bernardo Correia. No balanço de primeiro ano deste projeto, os números estão muito acima daquilo que foi planeado: mais de 35 mil portugueses já completaram a formação e o número de registos ultrapassou as cem mil pessoas.

“O projeto é três vezes maior do que aquilo que tínhamos previsto. Temos muito orgulho em investir aqui, mas acima de tudo destes resultados fantásticos”, acrescentou Bernardo Correia, no evento de balanço do Atelier Digital.

Apesar dos resultados positivos, há espaço para progressão. “Queremos mais. Queremos mais porque precisamos de inspirar. Temos procurado fazê-lo não apenas olhando para as competências pelas competências”, disse a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rolo. A representante do Governo espera que as novas competências digitais inspirem os jovens, e não só, a perseguir novas ambições em termos de formação.

“Dois terços dos nossos jovens não têm formação superior, queremos melhorar este número. Estes projetos são também muito interessantes no sentido de conseguirmos suscitar o interesse dos nossos jovens em adquirir novas competências”, acrescentou.

A questão das novas competências é importante, pois diferentes pontos da sociedade estão cada vez mais ligados às novas tecnologias. “Esta revolução vai afetar a sociedade portuguesa, mais cedo ou mais tarde”, referiu o diretor de políticas públicas da Google para Portugal e Espanha, Francisco Ruiz Anton, também no evento.

Foi ainda anunciado que vão ser feitas novas edições das formações presencionais do Atelier Digital da Google, estando a primeira marcada para o final de fevereiro no Instituto Politécnico de Setúbal.

A Google acrescentou ainda três novos módulos à formação online: planeamente de estratégia empresarial online, marketing de conteúdo e transformação de dados em informação.

Sem mais artigos