Quem já viu a série Mr. Robot fica com a sensação de que quem tiver os conhecimentos certos de informática tem o mundo a seus pés. Mas à medida que mais e mais casos de pirataria informática vêm a público, será que a série está assim tão longe da realidade? O exemplo da rede elétrica ucraniana é peculiar e tenebroso. Saber que um grupo de piratas informáticos consegue cortar o acesso a um dos bens essenciais da sociedade moderna é no mínimo assustador. Pensar que só estão a fazê-lo como possível teste é ainda mais inquietante.

Boa quarta-feira.

WhatsApp começa a testar motor de pesquisa de GIF no Android: Enquanto os utilizadores do iOS já podem trocar GIF entre si desde novembro, só agora é que os utilizadores do Android vão poder tomar o gosto à funcionalidade. Nesta fase ainda só está disponível na versão beta do WhatsApp, mas espera-se que venha a ser convertido em funcionalidade definitiva nas próximas semanas. O motor de pesquisa de GIF é garantido pela Giphy, que já tem histórico de integração com outras plataformas sociais.
Fonte: Android Police




Diretor executivo da Sonos abandona o cargo: O também cofundador da empresa, John MacFarlane, renunciou igualmente à posição que tinha no conselho de administração. A decisão não estará diretamente relacionada com o desempenho comercial da empresa, pois as vendas aumentaram 20% entre o final de 2015 e o de 2016. A troca de CEO estará acima de tudo relacionada com a necessidade de uma nova abordagem na fabricante de sistemas de som, focada no streaming e na integração dos assistentes de voz como a Alexa. O novo diretor executivo da empresa vai ser Patrick Spence, que ocupava o lugar de diretor financeiro.
Fonte: Engadget

Twitchcon já tem data marcada: O evento dedicado àquela que é a maior plataforma de livestreaming relacionado com videojogos vai realizar-se entre 20 e 22 de outubro. Um centro de convenções na Califórnia, EUA, foi o local escolhido para reunir milhares de utilizadores, criadores e outras entidades que estão ligadas ao Twitch. Na edição de 2016 participaram 35 mil pessoas no evento.
Fonte: Polygon

Tesla reforça-se na Apple: Elon Musk já disse que a Apple é o “cemitério” para os engenheiros que não vingam na Tesla, mas isso não impede o CEO de ir buscar talento à concorrência. A fabricante de veículos elétricos contratou Chris Lattner, um veterano nas fileiras da Apple e sempre ligado ao desenvolvimento de software. É a Chris Lattnet que é atribuída a criação da linguagem de programação Swift. Agora o engenheiro vai liderar o desenvolvimento de software do sistema Autopilot – condução autónoma – da Tesla.
Fonte: The Verge

Piratas informáticos atacam rede elétrica ucraniana pela segunda vez: Começam a existir suspeitas de que parte da rede de abastecimento de eletricidade da Ucrânia pode estar a ser usada como ‘teste’ para ataques informáticos de larga escala a infraestruturas críticas. Ainda não há certezas quanto à teoria, nem quanto à origem do ataque, mas o modo de atuação entre o segundo ataque e o primeiro são idênticos. O último ‘apagão’ durou uma hora e aconteceu durante o mês de dezembro. O primeiro ataque remonta a dezembro de 2015, tendo afetado nessa altura 230 mil pessoas.
Fonte: Motherboard