Em setembro do ano passado a Autoridade Nacional das Comunicações disse ser necessário regular serviços de comunicações over-the-top, isto é, que são distribuídos através da Internet. O motivo é simples: gigantes como o WhatsApp estão a ‘diminuir’ o negócio nuclear das operadoras de telecomunicações. O WhatsApp anunciou que por dia – repetindo, por dia – são realizadas cem milhões de chamadas através do seu sistema. As pessoas usam cada vez mais estas aplicações como serviços primários de telecomunicações. E deixamos aqui uma questão para reflexão: quanto tempo mais vão demorar os operadores a disponibilizarem tarifários maioritariamente focados na questão da Internet móvel? O grande ganha-pão do futuro poderá estar aí.

Boa sexta-feira.

Facebook Live vai ter filtros ‘em direto’: A aquisição da aplicação MSQRD por parte do Facebook começa a surtir os seus primeiros resultados – os filtros animados vão poder ser usados durante as transmissões em direto naquela que é a maior rede social do mundo. O Facebook Live vai ainda permitir que os utilizadores façam transmissões para um grupo específico de pessoas.
Fonte: Engadget

Segurem a vossa carteira, começou a época de saldos na Steam: A maior loja de videojogos para computador está oficialmente na sua época de descontos. As promoções vão desde jogos indie até aos grandes ‘blockbusters’. Difícil poderá ser escolher em que títulos vai investir.
Fonte: Steam

A difícil ética dos carros sem condutor: Já aqui tínhamos falado sobre este tema – um carro sem condutor deve numa situação de inevitabilidade salvar os peões e prejudicar o condutor ou ao contrário? Um novo estudo realizado nos EUA mostra que a maior parte dos inquiridos diz preferir um carro sem condutor que evite o maior número possível de vítimas, mesmo que isso signifique colocar a sua própria vida em risco.
Fonte: Wired

Sonic The Hedgehog, o rei do Twitter: É conhecida como uma das contas mais surreais da rede de microblogues. A personagem Sonic em si pode não estar com muito pulmão ao nível dos videojogos, mas pelo menos no Twitter tem dado nas vistas. Recomendamos a leitura desta reportagem para que fique a conhecer melhor o trabalho da pessoa que está por trás deste ‘fenómeno’ online.
Fonte: The Verge

WhatsApp já é responsável por 1.100 chamadas por segundo: É um dos maiores serviços de comunicação no mundo. Se os mil milhões de utilizadores não chegam para provar este ponto, o WhatsApp tem novos dados – por dia são realizadas cem milhões de chamadas de voz através da plataforma. A possibilidade de fazer chamadas através da aplicação existe desde abril de 2015.
Fonte: WhatsApp