osoXLPUZgGc

São quatro telemóveis e pertencem todos à nova gama de equipamentos da Sony. Apresentados em fevereiro no Mobile World Congress, os Xperia X começam agora a chegar a Portugal. Será um lançamento faseado por isso tome nota:

Xperia X: já disponível
Xperia XA: o próximo na calha, chega a 17 de junho;
Xperia XA Ultra e Xperia X Performance: só na primeira semana de julho




Um pouco como acontece com os Asus Zenfone 3, os equipamentos da Sony Mobile partilham entre si a mesma linguagem de design, apresentam algumas especificações semelhantes, mas a composição geral dos equipamentos acaba por ser diferente.

O líder da ‘matilha’ é o Sony Xperia X Performance [729 euros]. Destaca-se pelo sensor fotográfico de 23 megapíxeis, pelos 3GB de RAM e pelo processador Snapdragon 820, um dos mais potentes da atualidade.

Logo abaixo na hierarquia surge o Xperia X [629 euros] com especificações semelhantes, incluindo o ecrã Full HD de cinco polegadas, mas acaba por ficar atrás na capacidade de processamento – chip Snapdragon 650.

Numa gama mais baixa situa-se o Xperia XA Ultra [399 euros] com um ecrã massivo de seis polegadas e resolução Full HD, mas que também vai tentar convencer os mais jovens com o seu sensor fotográfico frontal de 16 megapíxeis. O processador é octa-core e produzido pela MediaTeK.

O mais acessível de todos é o Xperia XA [329 euros]: processador de oito núcleos também da MediaTeK, câmara fotográfica de 13 megapíxeis e ecrã de cinco polegadas com resolução HD.