Relações amorosas são algo complexo. Uma ligação entre duas pessoas com o potencial de transformar a forma como vemos o mundo, podendo transformá-lo no local mais vibrante e alegre que existe ou no mais tenebroso e deprimente que se possa imaginar. Para encontrar o equilíbrio perfeito nessa dualidade é importante que ambas as partes do casal comuniquem e partilhem os seus sentimentos. No entanto, a vida nem sempre facilita.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A Fold Apart, desenvolvido por Lightning Rod Games, é um pequeno jogo de puzzles que nos conta a história de um casal que está a viver essa dificuldade. Tendo uma oportunidade profissional obrigando a que se separassem por um longo período de tempo, este casal começa a sentir o peso da separação e a dificuldade de comunicação, causando um conflito interno entre a lógica e o sentimento. Conflito esse que acaba por os fazer questionar o futuro e aquilo que realmente é importante para cada um.

A dificuldade da distância

A história é apresentada de ambos os pontos de vista do casal. Cada um deles, na sua parte do mundo, vão comunicando um com o outro através de mensagens. Durante essas interações, os personagens vão revelando ao jogador a forma como se sentem, aquilo que é importante para cada um e também como interpretam as mensagens que recebem. Essas interpretações apresentam os receios internos de cada um, receios que possivelmente muitos jogadores já tiveram na sua vida.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os diferentes cenários do jogo são apresentados como folhas de ilustrações que vão reflectindo o estado de espírito do personagem. Após um pouco de desenvolvimento, o personagem vê-se numa ilustração onde terá de chegar à estrela que o permitirá continuar a sua história. Para tal, o jogador terá de dobrar o cenário, criando novas passagens e transportando o personagem até ao seu objetivo. Com o desenvolvimento da história estes puzzles vão ganhando novos elementos como obstáculos que bloqueiam a passagem, plataformas que desaparecem se dobradas e ainda a possibilidade de rodar o cenário.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Nunca se tornando difíceis demais, os puzzles oferecem um bom desafio principalmente devido à sua natureza pouco comum. São bastante criativos e que irão obrigar o jogador a pensar de formas que provavelmente não estará habituado. No entanto, os puzzles nunca chegam a atingir o seu verdadeiro potencial devido à curta duração do jogo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em termos gráficos, o jogo conta com cores vibrantes e elementos adoráveis, adequados ao tema. No entanto, em algumas situações é possível notar alguns problemas de framerate. Apesar de não interferir com a jogabilidade, é algo que poderá incomodar alguns jogadores mais sensíveis.

Considerações Finais

Nota 4 FBA Fold Apart é uma belíssima história sobre relações a longa distância e as dificuldades de interpretação que são causadas pelas novas tecnologias.
Apesar dos seus fantásticos e inovadores puzzles, nunca chega a atingir o seu verdadeiro potencial devido à sua curta duração. No entanto, apesar disso, é uma agradável experiência que irá certamente tocar nos corações de muitos jogadores.

A Fold Apart encontra-se disponível para iOS, Nintendo Switch e Steam e será lançado em breve para Playstation 4 e Xbox One.

 

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

+ Puzzles inovadores e interessantes
+ Bela história sobre relacionamento

– Jogo curto
– Problemas de framerate

N.R.:A análise de A Fold Apart foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela EvolvePR.

Sem mais artigos