A indústria dos videojogos é relativamente jovem quando comparada com outros ramos do entretenimento, tal como a música ou mesmo o cinema. O facto de ser tão jovem, e de ter crescido tanto nos últimos anos, faz com que todos os intervenientes ainda estejam a aprender, principalmente uns com os outros.

A Sony Interactive Entertainment pegou no primeiro dos DualShock e tem vindo a melhorar o mesmo com o passar das gerações, muito pelo que tem aprendido através do feedback deixado pelos seus jogadores. No entanto, o comando DualShock nunca sofreu alterações maiores no que toca ao seu aspeto, sempre com o mesmo tipo de design e com poucos botões principais a serem adicionados.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Nos últimos anos, muito por culpa do crescimento dos Esports, começaram a aparecer os primeiros comandos “Pro” para a atual consola da Sony. Maior parte destes comandos apresenta botões traseiros que permitem ao jogador mapear botões para a parte de trás do comando, ou até criar combos (X+O), o que facilita em jogos como Mortal Kombat 11, por exemplo.

A Sony Interactive Entertainment aprendeu, depois de licenciar muitos destes comandos para a sua consola, e apresenta o Acessório de botões de controlo traseiros para o DualShock 4… mas será que estudou bem a lição?

O que é o novo acessório para o DualShock 4?

Este é um daqueles casos que o nome diz tudo… o novo add-on é um acessório com botões de controlo traseiros para ser usado no DualShock 4. O acessório que é conectado na parte inferior do comando dá a possibilidade aos jogadores de terem dois botões extra na parte traseira do comando, botões esses que podem ser mapeados para replicar o toque de quase todos os botões tradicionais do DualShock 4, sendo que o único que não pode ser replicado é o botão share.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O novo acessório apresenta ainda uma entrada para cabo de áudio, para que os jogadores que utilizam headsets com cabo não saiam prejudicados e possam continuar a utilizar todas as características do comando da PlayStation 4. Ao nível da qualidade construção importa apenas referir que o plástico aparenta ser idêntico ao utilizado no comando (ao retirar da caixa parece um pouco frágil, mas não o é) e que a resposta ao toque está, também, ao nível do comando.

O ecrã utilizado para aceder às opções de personalização  destes novos botões apresenta-se com o tamanho ideal, dizemos isto, pois se fosse maior poderia dificultar o acesso ao resto do comando quando o acessório estivesse em uso e no caso de ser mais pequeno, poderia tornar complicado a tarefa de mudar função dos botões. Sobre o ecrã importa ainda referir que a luminosidade apresenta-se a um bom nível, sendo possível, sem grande esforço, perceber o que é que o ecrã nos mostra mesmo em ambientes com mais luz.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As vantagens

A melhor forma de explicar as vantagens desde acessório é dar um exemplo prático, para tal vamos pegar no título da Codemasters, F1 2019. O simulador da prova rainha do desporto motorizado apresenta-se com um enorme nível de fidelidade, existindo até ligas Esports onde as principais equipas de Fórmula 1 participam, pelo que a forma como conseguimos controlar o carro é muito importante para conseguir bater os nossos adversários na pista.

Claro que o ideal seria jogar com volante, para sentir “verdadeiramente” a forma como o carro se comporta, mas para quem não o faz, este acessório vem dar uma grande ajuda. Uma das formas de ganhar tempo em pista é conseguir controlar o carro com o menor nível de assistências possíveis, dado que estas acabam por deixar o carro mais lento… uma das formas de ganhar uns segundos é conduzir com mudanças manuais, sendo que o problema aqui é que as teclas para subir e descer as velocidades são o X e o Quadrado, respetivamente.

Como devem imaginar, enquanto controlamos o carro o L3, usamos o R2 para acelerar, o L2 para travar e ainda temos que ir ao O e setas para conseguir controlar o modo de combustível e motor elétrico durante as voltas torna-se um pouco complicado utilizar ainda o X e o Quadrado para mudar as mudanças… é aqui que entra o Acessório de botões de controlo traseiros para o DualShock 4. 

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Com este acessório podem alterar o X para o botão do lado direito e o Quadrado para o botão do lado esquerdo, por exemplo, tornando-se assim muito mais fácil e prático controlar as mudanças do carro já que os botões do novo acessório estão localizados na zona onde habitualmente já temos os dedos para segurar no comando.

Por falar em segurar o comando, não podemos deixar de referir que uma das coisas que mais nos agradou neste acessório, é que faz com que o DualShock 4 acabe por ser mais confortável na mão, mais fácil de agarrar e, dado que o add-on é bastante leve, a diferença de peso mal se nota.

Para o nosso exemplo foi referido um jogo de condução, mas este acessório pode tornar-se útil em qualquer tipo de jogo, dado que nos dá dois botões numa posição onde, como já foi dito, geralmente temos os dedos para fazer de suporte ao comando, fazendo isto com que seja mais fácil, e mais rápido, fazer combinações de botões.

Por fim, importa ainda referir que a Sony Interactive Entertainment  fez um excelente trabalho ao permitir que o acessório consiga memorizar até três perfis diferentes, tudo isto sem necessitar de ligação ao computador para configurar, algo que vimos acontecer muitas vezes em comandos profissionais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que falta

A verdade é que não há muito que esteja a faltar. Para um acessório que vem colmatar a falta de comandos profissionais na linha da Sony PlayStation e que tem um custo de €29.99 não há muito mais que possamos pedir. No entanto, existem sempre expectativas e é raro o caso em que a realidade acaba por ir de encontro as expectativas criadas antes do lançamento de produtos… e este Acessório de botões de controlo traseiros para o DualShock 4 não é exceção.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Como foi referido no início desta análise, maior parte dos comandos Pro permitem fazer combinações de botões e mapear esses mesmos combos para os botões adicionais nas partes traseiras dos comandos. Acontece que, embora fosse essa a expectativa que tínhamos quando foi anunciado, o Acessório de botões de controlo traseiros para o DualShock 4 não permite fazer essas combinações fazendo com que o mapeamento possível seja apenas de um botão de cada vez.

Não sabemos se a limitação acontece devido a hardware ou ao software utilizado no acessório, mas seria de todo interessante ver a Sony PlayStation a estudar melhor a lição e, caso possível, adicionar esta funcionalidade ao acessório. Caso não seja possível, será sempre algo interessante a ter no DualShock 5 (wink wink).

Considerações Finais

No geral, este Acessório de botões de controlo traseiros é um add-on bastante completo que quando em uso acaba por melhorar a ergonomia do DualShock 4 dado que oferece um bom suporte para os dedos que geralmente estão colocados naquela zona do comando e embora falhe ao não permitir o mapeamento de combos acaba por adicionar boas especificações ao comando da PlayStation 4.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Por isso terminamos análise ao Acessório de botões de controlo traseiros para o DualShock 4 a dizer que o mesmo se trata de uma excelente adição ao comando da Sony, acabando por permitir que os jogadores consigam retirar mais do DualShock 4 e com isto aumentar a sua performance, porque até os jogadores mais casuais acabam por ser um pouco competitivos quando a jogar online. 

O Acessório de botões de controlo traseiros para o DualShock 4 já se encontra disponível nos normais pontos de venda e tem um PvP de €29.99

N.R.: A análise ao Acessório de botões de controlo traseiros para o DualShock 4 foi realizada com acesso a uma unidade do add-on, gentilmente cedida pela PlayStation Portugal.

Acessório com botões de controlo traseiros DualShock 4
Qualidade de construção Três perfis configuráveisAcaba por melhorar a ergonomia do DualShock 4Configuração simples e rápida
Não deixa mapear "combos" de teclas
4.5Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos