Os jogos de desporto para consolas têm estado em decréscimo, tanto em variedade como em qualidade. Isso é um facto, e que quem assistiu ao grande impacto de diversidade disponível no mercado, principalmente nos anos noventa, poderá se lembrar de quão rico era o catálogo das consolas neste género. Porém, hoje já não é bem assim.

À exceção de jogos de futebol, todos os outros desportos sofreram com o passar dos anos. E mesmo os jogos de futebol, têm vindo a abrandar imenso nas novidades de ano para ano.

Os conteúdos, as mecânicas, os modelos de negócio utilizados, são alguns exemplos dos principais problemas que têm vindo a agravar a experiência de todos os outros jogos de desporto. Talvez por causa das fracas vendas que de uma maneira geral tendem a ser inferiores, as empresas têm de arranjar outros mecanismos para alavancar outros financiamentos extra. O problema é que essas escolhas não deveriam prejudicar a experiência dos jogadores, ou pelo menos deveriam ser feitas de outra forma.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Jogos de Ténis que se tenham destacado nos últimos dez anos são pouquíssimos e hoje, a concorrência é praticamente inexistente. Mas na ausência de melhor, o mercado não pode fazer só cara feia. É preciso, principalmente os amantes do desporto da raquete, darem uma atenção extra e dizerem presente sempre que o mercado tenta oferecer um título novo. Nem que seja para reclamar. E existem hoje imensas formas de o fazer.

Um jogo de ténis com limitações orçamentais

AO Tennis 2 chega ao mercado da mesma forma dos títulos anteriores, tenta ser um simulador e um jogo que reúna espírito competitivo. É literalmente um jogo de ténis tal como conhecemos, com limitações evidentes em todos os aspetos e que tem vindo a colmatar a ausência de outros títulos de peso que no passado se destacaram neste género. O ponto forte passa essencial pela forte aposta no Open da Austrália realizado este ano. Portanto, há como é evidente vários motivos para quem aprecia e vivencia todo o espírito do torneio, e na falta de alternativas, AO Tennis 2 poderá deixar o “bichinho” de quem gosta de ténis um pouco mais sossegado.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Há vários recintos conhecidos disponíveis e alguns jogadores licenciados, mas é preciso referir que alguns dos grandes nomes da modalidade não estão presentes. O baixo orçamento também se faz notar neste aspeto, embora existam pelo menos 25 jogadores disponíveis, entre eles, como principais destaques, Rafael Nadal, Ash Barty, e Angélique Kerber.

Várias opções de personalização

Ainda assim, para quem quiser o prazer de jogar com um jogador específico, AO Tennis 2 dá a opção de criação de jogadores. O leque de opções é razoável, existindo a possibilidade de modelar uma série de aspetos no físico da personagem. Se a criatividade não for baixa, o jogador poderá dar uma nova vida a cada figura. E ainda, para os apreciadores de editores, está também disponível a edição dos estádios.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Observando, com mais atenção, os modos de jogo disponíveis em AO Tennis, para além do modo online onde é possível jogar com outros jogadores, ou participar em torneios menores e partidas rápidas a nível individual ou pares, o modo carreira é talvez a opção mais forte para quem deseja um acompanhamento mais profundo, assistindo assim à evolução direta de uma carreira individual. Embora também exista a possibilidade de ser jogado de forma dupla, juntamente com um amigo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O modo carreira é o modo que se destaca

No modo Carreira, o jogador terá literalmente de controlar tudo em busca, obviamente, da liderança mundial. A gestão dos patrocinadores e da reputação serão fundamentais para o desempenho final. O modo Carreira é demorado e é muito provavelmente o modo mais divertido, embora a jogabilidade e o visual, deixem por vezes um pouco a desejar.

E é precisamente aí que Ao Tennis 2 não se porta tão bem, embora se tivermos em mente mais uma vez o baixo orçamento que foi utilizado, estas falhas podem ser desculpadas, contudo, é bom que se diga que Ao Tennis 2 não apresenta gráficos incríveis ou que deixem qualquer jogador com reações diferentes de quem jogou alguns títulos de ténis na geração passada. Para além disso, os ecrãs de carregamento tiram alguma imersão à experiência do jogo, sendo por vezes demorados e altamente desnecessários caso o jogo fosse bem aprimorado.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No court da jogabilidade, embora tenha momentos de belo prazer, muitas vezes a física tende a falhar e os controlos nem sempre reagem com precisão, contudo, os movimentos e algumas amostras de habilidades tendem a ser por vezes realistas, dando uma boa sensação de autenticidade. O áudio que acompanha Ao Tennis 2 também faz o seu papel e dá um toque especial a cada partida, o que faz o jogador por vezes esquecer que está de facto a jogar um jogo.

Considerações Finais

Ao Tennis 2 é um jogo que vem preencher, mais uma vez, o espaço vazio, no mercado dos videojogos, que espera para ser preenchido por um bom jogo de ténis. Os anos áureos em que os jogos de ténis da Sega tinham uma palavra a dizer neste campo já lá vão. Hoje, na falta de melhor, Ao Tennis 2 pode ajudar a satisfazer os amantes do desporto da raquete e dar um cheirinho do espírito que se vai viver no Open de Austrália.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Tendo em mente que se trata de um jogo com um orçamento baixo, que se traz obviamente em limitações… Quer seja a nível visual, de licenças ou mesmo na jogabilidade. Porém, irá oferecer diversão a quem procura especificamente este género.

N.R.: A análise a AO Tennis 2 foi realizada numa Playstation 4 com acesso a uma cópia digital do jogo, gentilmente disponibilizada pela UpLoad Distribution

AO Tennis 2 - Diversão para quem procura especificamente este género
O Open da Austrália nas nossas mãosAmbiente nos estádios e alguns movimentos dos jogadoresOpções de conceção e modo carreira
Visualmente não deslumbra- Controlo da personagem nem sempre é perfeitoEcrãs de carregamento demorados
3.0Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos