Astro’s Playroom parece ser daqueles jogos que nos vamos lembrar para sempre com um sorriso na cara durante anos e nem sequer temos de o comprar. Este jogo de plataformas vem pré-instalado em todas as Playstation 5 e oferece aos seus jogadores para além de um título extremamente divertido, mas talvez acima de tudo, uma plataforma de demonstração da jóia da coroa da Sony, o novo comando Dual Sense.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Astro, o robô maravilha

Obviamente publicado pela Sony e desenvolvido pela ASOBI Team, Astro teve o seu protagonismo num dos melhores títulos do PSVR, Astro Bot Rescue Mission e deixou água na boca na maneira que usava o dispositivo de realidade virtual da Sony bem como o charme que emanava por todos os poros. Isso não mudou em Astro’s Playroom e acreditem que há muitos anos que não tínhamos nas nossas mãos um jogo de plataformas tão divertido em que nada foi deixado ao pormenor. E pormenor é a palavra certa, já que é uma prova de amor à marca Playstation e está carregado de easter eggs que nos faz retroceder vários anos na nossa vida de gaming com a Sony.

PlayStation 5 por dentro e por fora

Astro’s Playroom não só vem instalado na PS5 como também se passa dentro dela. Em quatro mundos carregados de imaginação, cada um representa um elemento diferente da arquitetura da consola de nova geração, do arrefecimento ao SSD, passando pela memória e o GPU. Cada nível é cheio de segredos e apontamentos a clássicos Playstation ou jogos que alcançaram sucesso nas consolas da Sony, mas principalmente, Astro serve para mostrar todo o potencial e qualidades do Dual Sense, o novo comando da PlayStation 5.

Dual Sense, a diferença

Neste novo acessório, podemos sentir o feedback háptico, o qual faz que sintamos uma variedade enorme de vibrações através de vários padrões e parece realmente que estamos a sentir as várias texturas em que Astro caminha bem como sentir o vento e muitas mais sensações. Adicionando os novos gatilhos L2 e R2, chamados de adaptive triggers em que tensão é a palavra-chave. A maneira que os gatilhos têm de nos fazer pressionar com mais ou menos força consoante a situação, é brilhante. Desde sentir as gotas da chuva, o vento quando traz areia, a termos um arco e flecha e pilotar um mech que tem uma mola como pés, aliado também ao som que a coluna do comando nos dá, completa o contexto na nossa cabeça. Parece magia e é difícil de pôr por palavras o que sentimos ao jogar Astro’s Playroom com o DualSense.

Queremos mais Astro

Mas mesmo sem a magia do DualSense, Astro’s Playroom é um jogo de plataformas excecional. Toda a imaginação posta nos detalhes e a jogabilidade imaculada faz apenas que a parte má é não haver mais para jogar, não ser um jogo maior, porque acreditem que queremos jogar Astro por muitas mais horas. Aqui, somos inundados com referências do mundo Playstation a cada minuto e os colecionáveis que apanhamos contam toda a história da marca até ao ínfimo pormenor e existe um mais fantástico que o outro.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No decurso da sua curta campanha, inventa novas mecânicas para brincarmos a todo o instante. Para além da jogabilidade com Astro, podemos e como já mencionámos, pilotar um mech com uma mola como pés, entrarmos para dentro de uma bola de hamster e entrar para um fato que é um macaco robótico. E em todas estas situações, controlamos o nosso herói de uma maneira diferente, sempre pondo em primeiro lugar as qualidades do Dual Sense.

De salientar a arte gráfica simples, mas charmosa e esperemos que o sucesso que possa ter na PS5 faça com que tenhamos mais jogos com esta mascote no futuro.

Considerações finais

Astro’s Playroom é o maior tributo que um jogo pode fazer à sua marca. A quantidade de easter eggs e colecionáveis da história da PlayStation que podemos encontrar são quase infindáveis e divertimo-nos imenso a fazê-lo. O charme que carrega e a maneira que usa o Dual Sense entusiasma-nos para o futuro de Astro na plataforma ou plataformas que a Sony o resolver lançar.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

É a mascote perfeita no jogo ideal para começar a nossa aventura na PlayStation 5.

nota 4 recomendado

Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ A demonstração perfeita para o Dual Sense

+ Extremamente divertido e carregado de fan service da marca Playstation

+ Astro como personagem tem um charme fantástico

+ Grátis!

– Queríamos que fosse um pouco maior

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a Astro’s Playroom foi realizada numa PlayStation 5, gentilmente cedida pela PlayStation Portugal.

Sem mais artigos