A moda dos jogos relacionados com gastronomia não surgiu por acaso. Antes de a indústria dos videojogos ter descoberto a fórmula do quanto pode ser divertido assistir à pressão e enfrentar a confusão da cozinha, e do quanto pode ser desconcertante trabalhar em tensão e em equipa, as estações televisivas já haviam descoberto a mina quem vem dando louros nas audiências dos canais de televisão, com produções cada vez mais dispendiosas e mais ricas de modo a tornar cada vez mais glamoroso o formato sem o saturar de vez.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

E à boleia disso, vieram os programadores de videojogos que aproveitaram muito bem e têm vindo a colocar cada vez mais ação, dentro da simulação e estratégia. Assim também tem sido a carreira de Cook, Serve, Delicious! depois da sua estreia em 2012, a série tem vindo a crescer ao ponto de agora recebermos o seu terceiro capítulo.

Pesadelo na cozinha ambulante

Cook, Serve, Delicious! 3?! traz mais do mesmo do que foi proposto anteriormente nos títulos passados, o que, para os fãs dos primeiros dois títulos, podem descansar que mais stress, mais confusão e mais auxílios divinos para os pedidos mais caóticos estão de regresso. Desta vez, a premissa decorre de forma ambulante, através de uma carrinha com a ajuda de dois robôs, Whisk e Cleaver, enquanto se percorre pelas estradas dos Estados Unidos da América, em pleno 2042. Cada dia começa de forma diferente, com vários menus disponíveis para serem executados. As estradas que vão ser percorridas estão bem identificadas e os pedidos de pessoas famintas por comida de rua vão ser imensos, portanto, será necessário programar cada entrega, com antecedência, e sem errar nos pedidos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Todo o objetivo passa por ganhar fundos suficientes para participar no Iron Cook Foodtruck Championships, para recuperar novamente o lugar de destaque do nosso cozinheiro no topo mundial – embora o caminho não seja fácil. Com o avançar do jogo, os pedidos vão sendo cada vez mais, com cada vez mais ações de preparação, e com cada vez mais decisões a tomar na hora de decidir. Cook Serve Delicious! 3?! é um autêntico transtorno a cada instante, pedido após pedido, e para quem não quiser fazê-lo sozinho, a opção de cooperação está também disponível.

This slideshow requires JavaScript.

Visualmente apetitivo, jogabilidade assim-assim

Embora tenha sido adaptado para as consolas, Cook, Serve, Delicious! 3?! é o típico jogo onde o rato e o teclado funcionam muito melhor, embora se tenha de reconhecer o esforço feito para tornar jogável também em consolas, sem se perder parte do quão é necessário por vezes o recurso a atalhos. Visualmente Cook, Serve, Delicious! 3?! embora tenha um estilo simples, todas as imagens dos vários pratos são bem desenhados, coloridos, e a própria figuração também é muito bem feita. E a banda sonora que o acompanha também não é nada má. As melodias da banda sonora que acompanham todos os processos são ritmadas, diferenciadoras e bem implementadas ao estilo de jogo a que se destina. Ao fim de alguns minutos de jogo, algumas músicas já ficam no ouvido, o que diz muito do trabalho feito nesta matéria.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Tal como foi referido anteriormente, alguns dos problemas de Cook, Serve, Delicious! 3?! passam essencialmente para adaptação para as consolas de um jogo que tem muito mais a ganhar com rato e teclado, mas para quem gosta de jogar fora de casa, de forma mais cómoda, e não tenha problemas a adaptar-se rapidamente a controlos um pouco menos ajustados, pode vir a ser uma boa opção, embora com limitações a curto prazo na campanha, com os pedidos mais loucos, a desorganização e a falta de mãos para todas as solicitações vão se fazer sentir. Outra das coisas que poderá fazer afastar os jogadores é a dificuldade padrão, embora possa ser ajustada, é um jogo que irá frustrar, com muitas combinações e processos por vezes confusos e mirabolantes.

Cook Serve Delicious! 3?!

Considerações Finais

Os vários simuladores com ação frenética que têm abundando nos últimos tempos têm todos uma coisa em comum: oferecer diversão. Cook Serve Delicious! 3?! vem com esse propósito, e cumpre-o. Dentro de uma atmosfera louca de pedidos, com várias formas de preparação, de estrada em estrada, e com uma quantidade absurda de níveis para serem concluídos, o terceiro título da série vai oferecer mais e com mais variedade do que já foi proposto anteriormente.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Falta-lhe alguns ajustes na jogabilidade, que obviamente tem muito mais a ganhar em computadores, mas ainda assim, é uma proposta consistente.

nota 3

Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ Simulação e ação em sincronia perfeita

+ Boa longevidade

+ Visualmente belo e banda sonora de aumentar o volume

– Ausência de alguns atalhos

– Pode ser bastante stressante em alguns níveis

– Não tem cooperativo online

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a Cook, Serve, Delicious! 3?! foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela Jesús Fabre

Sem mais artigos