Alguma vez tiveram um sonho? Um sonho tão incrível que a primeira coisa que querem fazer é dar-lhe forma? De o partilhar com os outros? Seja através de um filme, música ou até mesmo um jogo? Criar um mundo, sem limites para que qualquer pessoa o possa explorar?

A equipa da Media Molecule já. E, para além de terem dado vida aos seus sonhos, decidiram partilhar a ferramenta para que todos possam dar vida aos seus sonhos. A ferramenta chamada Dreams. Apesar de correr numa consola de jogos, Dreams é uma plataforma social onde todos poderão criar, partilhar e explorar as criações que nasceram da imaginação de cada um.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Estas criações, também chamadas de Dreams, não  tem qualquer estrutura definida. Podem ser uma escultura incrivelmente realista ou uma criatura surreal. Ou porque não uma música ou uma curta-metragem. E para os restantes, porque não um jogo original ou a réplica de um já existente? O limite é efectivamente a imaginação do criador.

Não há dúvida que este tipo de afirmações são ambiciosas e não é a primeira vez que uma equipa tenta fazer algo a este nível. Em muitos dos casos são estratégias de marketing, noutros acabam por ficar muito aquém da ideia original. Será que Dreams é assim tão poderoso que nos permite materializar os nossos sonhos sem limitações?

No início era só escuridão

Quando o jogo é iniciado somos brindados com uma incrível apresentação, cheia de cores e efeitos. Aqui a Dream Queen mostra-nos o quão poderoso e ilimitado é o poder da imaginação. E para nos ajudar a criar o ponto de ligação entre a nossa imaginação e o mundo de Dreams teremos um Imp, uma pequena criatura controlada através dos sensores de movimento do comando DualShock. Ele funcionará como um apontador tanto para se criar como para explorar as diferentes criações. Para aqueles que não gostem de usar os sensores de movimento terão também a hipótese de os desativar, usando os joysticks do comando para o movimentar. Adicionalmente, é ainda possível controlar o nosso Imp através da utilização dos comandos Move. Para os utilizadores mais avançados que queiram dedicar mais tempo a criar esta será a opção mais acertada.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Antes de poder começar, o jogador tem um breve tutorial para aprender a utilizar as funções básicas do seu Imp, tendo de passar por pequenos níveis, todos eles possíveis de serem criados com esta ferramenta. Após esta breve apresentação o jogador terá total liberdade para decidir aquilo que pretende fazer, estando a utilização de Dreams separada em duas partes, DreamSurfing e DreamShaping.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DreamSurfing pelas ondas dos sonhos

Com o DreamSurfing o jogador terá a oportunidade de navegar e explorar todos os Dreams criados e partilhados pelos utilizadores da plataforma. Funciona como um Netflix de Dreams, onde se tem acesso a criações recomendadas, as mais populares do momento ou ainda as mais votadas. É ainda possível pesquisar por Dreams ou utilizadores seja através de palavras-chave ou por categorias.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Todas as criações são classificadas em três grandes categorias, Audio-Visual, Jogos e Exposições. Cada uma destas categorias pode ter ainda subcategorias a fim de permitir refinar a classificação do Dream.

Audio-visualAgrega todas as criações que não necessitam de interacção do jogador. Poderão ser esculturas, músicas ou até mesmo vídeos, sejam curtos ou longos.

Jogos – Inclui todos os Dreams que funcionam como jogos. Estes podem ser tanto single-player como multi-player.

Exposições – É a categoria onde estão concentrados os Dreams mais artísticos. Podem ser esculturas, demos jogáveis ou mesmo cenários para o jogador explorar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A secção do DreamSurfing encontra-se em constante mudança, e já contém uma quantidade impressionante de conteúdo, apesar de o jogo ter sido lançado recentemente. Principalmente para aqueles menos criativos é fascinante ver toda a dedicação e empenho colocados nos diferentes Dreams. É possível encontrar-se criações de tal forma detalhadas que começamos a questionar se não será uma foto. Alguns criadores decidiram replicar tanto personagens como jogos já existentes como o Super Mario, Lara Croft ou Crash Bandicoot. E ainda existem animações tão longas e bem-feitas que se podem tornar numa série periódica a ser lançada nesta plataforma.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

E, quanto mais se vai explorando as diferentes criações, é possível perceber que todas as apresentações feitas no início do Dreams são possíveis de replicar na própria plataforma, não sendo necessário qualquer tipo de ferramenta externa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DreamShaping todos os sonhos

A opção DreamShaping é a parte mais poderosa de toda a ferramenta. Aqui são fornecidas todas as ferramentas necessárias para que os jogadores possam materializar a sua imaginação.

No entanto, em vez de apresentar imediatamente todas as ferramentas ao jogador, é necessário seguir um conjunto de tutoriais. Estes permitem que o utilizador vá explorando lentamente as diferentes ferramentas, dando tempo deste aprender e de se habituar aos controlos. No DreamShaping existem ferramentas elementares para mover, redimensionar e clonar objetos mas também ferramentas mais poderosas que permitem esculpir o que quer que a imaginação pretenda. Existem ainda ferramentas que permitem criar outros elementos como músicas, sons, lógica tanto para o funcionamento dos Dreams como de personagens e ainda muito, mas muito mais. A quantidade de ferramentas disponíveis é de tal maneira vasta que quase pode ser equiparado a programas de modelação 3D.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Estas ferramentas são usadas para criar cada um dos diferentes elementos que irão compor o Dream. Estes elementos podem depois ser agrupados para criar cenas. Por sua vez, as cenas podem ser encadeadas para formar níveis ou diferentes cenas no caso de uma animação. Através desta estrutura modular é possível materializar qualquer ideia que o jogador possa ter.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para os momentos em que os criadores não estejam inspirados e não saibam o que fazer, existe um conjunto de tarefas que, para além de funcionarem como uma extensão do tutorial, incentivam o jogador a experimentar níveis com temas específicos de forma a mostrarem diferentes estratégias e técnicas de criação.

Para além da possibilidade de criar os seus Dreams, o jogador tem acesso a um espaço apenas seu. Este espaço, inicialmente vazio, pode ser preenchido pelo jogador através das técnicas que vai aprendendo, passando a ser uma expressão da sua imaginação.

DreamSurfing e DreamShaping em conjunto

DreamSurfing e DreamShaping são as duas componentes principais de Dreams. E como forma de incentivar os jogadores a se desafiarem, existem competições mensais onde todos são convidados a participar.

A cada mês é apresentado um tema e todos os criadores são convidados a criar a sua obra-prima com base nesse tema. Todos os jogadores poderão depois explorar todas as candidaturas votando naquelas que consideram ser as melhores. No final do evento os Dreams com mais votos terão um lugar permanente no Hall of Fame desse evento. Além disso, os vencedores ficam imortalizados na plataforma sendo possível, a qualquer altura, apreciar o esforço colocado nas criações vencedoras de todos os eventos passados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vamos começar a criar!

Um sonho é algo poderoso. Algo que nasce no nosso inconsciente e onde os limites são aqueles que colocamos. E foi com esta ideia do poder ilimitado de um sonho que a Media Molecule decidiu criar esta incrível ferramenta.

Criar tudo aquilo que a nossa imaginação pretende é uma premissa bastante ambiciosa. Mais ainda se se pretender fazer isso num hardware pensado para consumir conteúdo e não para o criar. Mas mesmo com essas limitações Dreams provou efetivamente que o limite dos nossos sonhos é aquele colocado por nós mesmos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Dreams não pode ser abordado como um jogo tradicional, mas sim como uma poderosa ferramenta. Todos os exploradores de sonhos terão uma fonte de mundos só limitada pela sua comunidade. Todos os criadores de sonhos terão uma poderosa ferramenta que lhe permitirá materializar e partilhar todas as suas criações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a Dreams foi realizada numa Playstation 4 Pro com acesso a uma cópia digital do jogo, gentilmente cedida pela Playstation Portugal.

Dreams - Uma ferramenta para materializar a nossa imaginação.
Possibilidades ilimitadas para criarTutoriais completos e bem estruturadosDesafios mensais para incentivar novas criações
Ferramentas complexas que se podem tornar confusas
5.0Valor Total
Votação do Leitor 1 Voto
Sem mais artigos