Com o fim da época festiva, regressa aquela preocupação com a forma física. Afinal de contas, todos nós nestes dias demos (várias) facadinhas na dieta, mas ninguém gosta de entrar no Ano Novo fora de forma.

É, portanto, nesta altura que todos demonstramos os nossos mais sinceros desejos de comermos de forma saudável e de nos inscrevermos num ginásio, mas estes, na maioria das vezes, simplesmente desaparecem depois das 12 badaladas de dia 1 de janeiro.

Se são desses… cujas intenções não passam disso mesmo, irão gostar de saber que Fitness Boxing, o sucessor de Shape Boxing, chegou à Nintendo Switch para vos ajudar a manter a forma em 2019.

Um bom cardápio musical

O objetivo de Fitness Boxing é bastante simples: segurar um joy-con em cada mão e imitar os movimentos do nosso personal trainer a fim de atingirmos os ícones que aparecem, de forma ritmada, no ecrã.

Assim que começamos, o jogo apresenta-nos ao nosso personal trainer que, mais tarde, poderemos personalizar à medida que desbloqueamos o jogo, e pede-nos para indicarmos a nossa altura e peso, para calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) e definir um plano de treino diário. Nesta altura, a única opção possível no menu de jogo é executar o treino diário, após um curto tutorial.

Os movimentos são bastante simples e, uma vez aprendidos, a dificuldade está apenas em manter o ritmo dos mesmos, ao som de músicas como Sugar dos Maroon 5, Party Rock Anthem dos LMFAO ou Funky Town dos Lips, Inc.

Existem mais de 20 músicas disponíveis, mas estas apenas serão desbloqueadas no final de cada treino. Contudo, fica já a indicação de que são músicas bastante conhecidas e que irão dar muito ritmo aos vossos treinos.

Treine sozinho ou acompanhado

Apesar de fazer lembrar um jogo de fitness da Wii, pelo seu aspeto mais antiquado, Fitness Boxing traz vários tipos de treino, de que podemos usufruir sozinhos ou acompanhados, enquanto o nosso personal trainer nos vai dando dicas e motivando para completarmos o treino. No final de cada treino, podemos ver a duração do exercício, as calorias queimadas e o número de murros dados, ou não fosse este um jogo de boxe!

Existem três tipos de treino livre em single player, dos quais podemos escolher a música, qual a parte do corpo que queremos trabalhar (por exemplo, bíceps, pernas ou peito), assim como durante quanto tempo (entre 10 e 40 minutos) e, também, um modo de alongamentos, onde somos acompanhados pelo nosso PT durante 2:30 minutos.

Já no modo multiplayer, temos três modos diferentes:

  • Tandem semelhante ao single player, mas o ecrã divide-se ao meio na vertical.
  • Combo Chain combinação de vários tipos de movimentos tradicionais de boxe num só treino, como hooks, uppercuts e twists.
  • VS é um modo competitivo em que vemos os dois jogadores na 3ª pessoa num ringue. Aqui a ideia é acertar o maior número de combinações, sendo que quem fizer um knock out mais rápido ganha.

Para o multiplayer, a melhor opção será ter disponíveis dois pares de joy-cons, pois não funciona com um Pro Controller ou comando semelhante. Caso não seja possível, cada jogador poderá ter apenas um joy-con na mão direita e os movimentos associados à mão esquerda são automaticamente considerados perfeitos pelo jogo.

Treinos Diários

Como já foi referido, antes de começarmos os treinos disponibilizamos uma série de informação pessoal, a fim de o jogo calcular o nosso IMC e definir o plano de treino diário que mais se irá adequar às nossas necessidades. Depois, à medida que vamos fazendo os treinos diários, a nossa informação pessoal vai sendo atualizada, sendo possível acompanhar a nossa evolução diariamente.

Através do calendário conseguimos ver exatamente a duração do exercício total feito em determinado dia (não só para o treino diário, mas a totalidade dos três modos), assim como as calorias queimadas, o número de murros dados durante os exercícios e a nossa “idade fitness”. É também aqui que vemos quais os objetivos dos próximos dias que nos permitirão desbloquear “presentes” (por exemplo, 500 murros irão desbloquear itens como novos exercícios, músicas ou elementos para personalizarem o vosso personal trainer).

A nossa informação pessoal também fica disposta em forma de gráfico com o número de calorias queimadas por dia, o número de murros, a nossa “idade fitness”, o peso e o IMC. Isto dá-nos uma boa perspetiva da nossa média de calorias queimadas por dia ao longo de uma semana ou um mês, por exemplo. A estimativa de calorias queimadas baseia-se na intensidade do exercício e na informação que fornecemos sobre o nosso peso.


Deteção de movimentos pouco fiável

Ao selecionarmos um exercício podemos ver informação sobre a sua duração, quantas calorias irá queimar e qual o tipo de movimentos que vamos fazer no decorrer do treino.

É, também, possível escolher a velocidade do treino entre “normal” e “rápido”. Contudo, é aconselhável manter a “normal” até sabermos executar na perfeição todos os movimentos, principalmente porque, não tendo forma de controlar os nossos movimentos, a deteção dos mesmos neste jogo simplesmente não é fiável.

Durante os meus treinos consegui sentar-me no chão, voltar as costas para o personal trainer e até executar os movimentos de forma menos séria e, ainda assim, obter a nota máxima na pontuação de cada movimento (entre “falhado” e “perfeito”).

Considerações Finais

Houve algo que me cativou em Fitness Boxing e é o facto de ter a oportunidade de me exercitar em qualquer lugar e a qualquer hora. Por vezes temos 15 minutos para queimar e em vez de irmos ao café comer um pastel de nata, colocamos a Nintendo Switch na mesa mais próxima e queimamos não só o tempo mas também os excessos da época festiva.

Não esperem várias horas de diversão com os vossos amigos, como por exemplo num ARMS, nem tão pouco esperem que Fitness Boxing venha substituir a vossa inscrição no ginásio, mas a japonesa Imagineer conseguiu trazer para a Nintendo Switch um jogo que mistura fitness e boxing ao som de músicas que todos nós bem conhecemos e se torna num complemento interessante para quem gosta de manter um estilo de vida ativo.

Fitness Boxing está disponível para a Nintendo Switch desde o passado dia 21 de dezembro.

N.R.: A análise de Fitness Boxing foi realizada numa Nintendo Switch com uma cópia do jogo disponibilizada pela Nintendo Portugal

Fitness Boxing
Exercício disponível em qualquer alturaMultiplayer mesmo que não tenhamos 2 pares de joy-consBoa variedade de treinos e músicas disponíveis
Fraca deteção dos movimentos Interface antiquada
7EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos