Existem dois grandes momentos de emoção fora do campo no mundo do futebol, as janelas de transferências e o lançamento do melhor simulador de treinadores de futebol…

O jogo que retrata as aventuras, o dia a dia, as decisões, as táticas, em suma a vida de um treinador é lançado todos os anos em novembro para gáudio do amantes da franquia. Este ano, em Football Manager 2019, o jogo consegue trazer algumas novidades: novo sistema de táticas, novo sistema de treinos, novo sistema de tutorial para os principiantes, VAR (sim o VAR ainda não está na Liga dos Campeões mas já está em Football Manager), Interface renovada e a Bundesliga totalmente licenciada.

Com estes ingredientes, Football Manager 2019 traz as novidades suficientes para deixar os atuais fãs do jogo bem como quem os novos “treinadores” agarrados ao ecrã.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No FUTURE BEHIND não vamos apenas analisar Football Manager como se fosse mais um dos milhares de artigos e vídeos que explicam como o Football Manager 2019 se apresenta este ano em relação aos anteriores… vamos mais fundo, vamos explorar Football Manager 2019 no que toca à aproximação do jogo com a realidade futebolística na vida de um treinador.

Para lá do que a Football Manager 2019 lhe oferece por defeito em todas as edições, esta nova versão traz um novo mundo do realismo tático. Se já conhece os modelos táticos Gegenpress, Tiki-taka ou Catenaccio já sabe do que estamos a falar.

Bielsista

Depois de me ser dada a hipótese de escrever este artigo, tive o jogo nas mãos para efetuar a devida análise.

O meu objetivo passava por conseguir verificar o quanto real a nível tático este Football Manager 2019 conseguia ser. Mas como perceber isto, seria o ideal ir para uma equipa grande? Será que controlando uma Juventus com Cristiano Ronaldo iria conseguir perceber os pontos positivos e negativos no nível tático de Football Manager 2019?

Para ter um nível de dificuldade elevada neste propósito decidi escolher um clube do meu agrado e com um futebol único…o Leeds United. Sendo fã do clube e do seu treinador, o “Loco” Bielsa, conseguiria eu transpor para o jogo a tática de Bielsa? Já vos conto.

Percebi logo que encontraria dificuldade em atingir o futebol se não optasse por táticas com algumas personalizações, algo que neste Football Manager conseguirmos fazer muito bem, a personalização tática está muito bem desenvolvida.

Por um lado fazer algo assim é desafiante, mas para alguns as táticas agora pré-definidas chegam e sobram para colocar a equipa a jogar o Tiki Taka ou jogar em Catenaccio, e é aqui que o jogo mostra a sua mais-valia.

Qualquer um pode criar a tática do zero, qualquer um pode escolher uma simples tática e jogar, ou pegar numa tática e personalizar a mesma até à perfeição. Cada um faz o que quer, de acordo com o que mais gosta e com o nível de conhecimento que tem, embora Football Manager 2019 seja um simulador do backstage do mundo do futebol, este backstage está aberto a “profissionais” ou aos que apenas agora estão a dar os primeiros passos no mundo do futebol.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas e como é que escolhemos a tática?

Mas como fazer isto? Como colocar o Leeds com o futebol de Bielsa? Os “profissionais” do Football Manager já conhecem o caminho, mas tanto para eles como para os principiantes nesta versão existem vários caminhos.

O primeiro passo é simples: deverá navegar e escolher uma tática igual ao seu clube, sendo assim optei pelo 4x1x4x1. Depois vão surgir as novidades, o estilo de jogo, optei pela Gegenpress , mais parecida com  Bielsa ou Klop. Entretanto iniciamos a pré época com algumas dificuldades, definido o 11 titular, tática e estilo de jogo, estava curioso para ver se o futebol seria mesmo parecido com o do Leeds na vida real.

Com 5 jogos na pré época consegui duas vitórias, dois empates e uma derrota, com muitas variações táticas o futebol estava ligeiramente parecido, mas faltava as movimentações interiores dos alas, faltava a pressão no miolo sem bola e velocidade vertical nas transições ofensivas, algo tão característico do Leeds United.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Neste aspecto o jogo está fabuloso, muitas definições táticas que bem selecionadas vão mudando o nosso estilo de jogo até atingirmos o que queremos. E permitam-me voltar um pouco atrás, tenho que referir que esta nova roupagem de Football Manager 2019 está bem conseguida, com a sua nova apresentação dos menus.

Temos 3 opções em cada estilo de jogo, com a posse de bola, em transição e sem a posse de bola, cada uma com várias opções para alterarmos de forma a atingir a perfeição tática… Sim porque a perfeição é muito difícil de atingir mas não é impossível.  

Deixo-vos um conselho: Podem e devem misturar os diversos estilos, exemplo jogar em Tiki Taka mas com as definições de transições do Gegenpress, experimentem!

E durante o jogo?

Uma das preocupações do jogo são as alterações e indicações que podemos dar à equipa durante o jogo ou nas palestras. Além das naturais substituições, um dos aspetos que gosto no jogo é poder alterar o curso do jogo através das indicações individuais ou coletivas.

Se neste momento se estão a questionar se as alterações que fazemos durante o jogo se sentem no restante tempo da partida a resposta é simples. Sim, notam-se algumas diferenças na equipa e sobretudo nos jogadores quando bem aplicadas, utilizo bastante sobretudo em situações onde o adversário começa a dominar, ou quando estamos a defender um resultado escasso. Quem nunca viu o treinador ir à linha lateral gritar com os jogadores? É algo natural no mundo do futebol.

Treinos, conferências de imprensa e redes sociais?

Faz parte do trabalho efetivo do treinador, este ano o sistema de treinos é novo. Muitos gostam e devem mexer nesse aspeto tão importante para um treinador, no entanto eu deixo essa função para o meu assistente, deixando-me mais tempo livre para algo que tanto gosto, observar jogadores… Mas já vos conto tudo sobre esse aspecto de Football Manager 2019.

As conferências de imprensa, pré e pós jogo fazem parte do mundo da TV ao qual o futebol está ligado, particularmente vou a quase todas e escolho sempre um adversário para implicar , para criar um rival, este ano escolhi o Frank Lampard e o seu Derby. Football Manager 2019 consegue ainda trazer as redes sociais para o jogo, não é um aspeto relevante mas existem algumas tiradas curiosas sobretudo sobre contratações, ou até o que alguns adeptos acharam do ultimo jogo da equipa. Tenho que ser sincero, embora não seja algo importante na vida de um treinador, todos nós temos pelo menos uma rede social nao e verdade? Porque é que eu, enquanto treinador do Leeds seria diferente?

Transferências, Scouting?

É um dos meus maiores vícios! Admito que passo horas a pesquisar e analisar jogadores. Por falta de orçamento no Leeds, o caminho passou só por 2 aquisições, uma de jogador livre e outra por empréstimo.

Mas o que se pode fazer? Tudo! O jogo é uma base de dados de futebol que, na verdade, muitos clubes utilizam. Não nos podemos esquecer que alguns Scouts “nasceram” através do jogo, foram fazendo relatórios para a Base de dados de Football Manager e depois aplicaram esses conhecimentos para se tornarem Scouts profissionais.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Já tenho observados 5 jogadores para cada posição, significando isto que se amanhã vender um defesa esquerdo, já tenho 5 alvos para essa posição.Todos os jogadores com interesse em jogar no Leeds, todos com as características que acho ideias para a formação que escolhi.

Mas como avalio os jogadores? Nessa listagem de 5 jogadores vejo sempre a classificação atual do jogador, ou seja além da análise dos atributos o mais importante para mim é a performance em jogo.

Considerações finais

O Football Manager 2019 será talvez o mais completo e imersivo jogo de simulação de treinador. Após várias edições onde o jogo parecia estagnar um pouco (difícil melhorar o que já está bom), os produtores conseguiram trazer mais realismo à simulação. A diversidade nas táticas, sistema de treino, relatórios de observação, a melhoria também nas jogadas vistas em 3D, a interação do treinador durante o jogo, proporciona ao jogador um divertimento para muitas e muitas horas offline.

Se depois de escolherem o vosso clube do coração ainda quiserem um desafio maior, escolham um clube fraco, de divisões inferiores e tentem levar esse clube ao Topo Mundial!

Não esquecer que no modo online o divertimento poderá ainda ser maior com outros jogadores, algo que iremos abordar noutro artigo. É sempre uma boa ideia juntar alguns amigos e fazer uma liga online para descobrir quem será o melhor treinador, nem que seja de bancada! Se tiverem alguma dúvida sobre o jogo ou queiram deixar alguma questão sobre o aspecto tático de Football Manager 2019 façam-no nos comentários, vamos tentar responder a todos!

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Football Manager 2019 já está disponível para  Windows PC e MAC através da loja Steam e existem ainda versões touch para iOS, Android e no futuro para Nintendo Switch.

N.R.: A análise a Football Manager 2019 foi realizada com acesso a uma cópia da versão final do jogo gentilmente cedida pela EcoPlay

Football Manager 2019
Novo Sistema táticoNovo Sistema de treinosRealismo global do jogo
Excesso de lesõesExcesso de informação em alguns menusPossibilidade de começar numa equipa sub23 e depois subir a treinador principal
9EM 10
Votação do Leitor 2 Votos
10.0
Sem mais artigos