Football Manager 2021

Análise Football Manager 2021

Finalmente já podemos experimentar o tão aguardado Football Manager 2021, o título da Sports Interactive chega todos os anos para nos fazer exteriorizar o treinador experiente que há em nós (ou então não) e, em simultâneo, nos ajudar a passar tempo enquanto lutamos pelo título com a nossa equipa favorita!

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Pegamos em Football Manager 2021 com bastante expectativa para saber que novidades traria este ano e se as mesmas chegavam para acrescentar algo ao jogo ou se acabariam por não fazer grande diferença. Foi com esta premissa que iniciamos a aventura pelo mundo do futebol em FM 2021… isso e para tentar ganhar aquilo título que nos escapa desde o CM 01/02.

De início pouco mudou… escolher o nosso avatar e preencher os dados, escolher o clube e estilo de jogo. Tudo tarefas fáceis comparado com o que temos pela frente no mundo do futebol. Ao entrar na carreira de treinador vamos encontrar, como habitual também, vários tutoriais (perfeitos para quem agora se está a juntar ao mundo de Football Manager). Durante os referidos tutoriais vamos recebendo algumas dicas para explorar todas as opções disponíveis e também para conseguirmos de forma mais rápida perceber todas as novidades de Football Manager 2021.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Passando ao que interessa, podemos dizer sem rodeios, que as principais novidades estão na forma como comunicamos. Seja internamente, com o clube, com os jogadores ou até mesmo a nível externo com os meios de comunicação. Existem ainda novidades sobre os acontecimentos do dia de jogo, recrutamento e também no fim de cada temporada.

Interação melhorada

Existem várias que vão ajudar a melhorar a comunicação com todos os intervenientes do jogo, o que resultou, num ponto de vista prático, numa interessante melhoria em relação ao título anterior. Uma das adições foi podermos fazer gestos durante as conversas de forma a dar mais ênfase ao que queremos comunicar… como todos sabemos, tal e qual uma imagem, por vezes um gesto vale mais que mil palavras.

Ainda na parte da comunicação, podemos agora ter conversas rápidas de forma a comunicar de forma mais simples com os jogadores sobre pequenas questões que podem surgir durante a época ou até mesmo depois responder de forma rápida a questões colocadas por jornalistas depois de períodos de interesse durante a época desportiva.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Também as conferências de imprensa que sofreram uma grande transformação, agora apresentadas com um grafismo muito melhor e mais intuitivo. Conseguimos notar antes de entrar na sala, já que o nosso assessor de imprensa faz questão de nos dar um briefing sobre os possíveis temas que devem ser abordados e os quais devemos evitar falar… vejam lá que o malandro até nos diz quais os jornalistas presentes na sala. Depois, ao entrarmos na sala, conseguirmos ver os jornalistas na parte de cima do ecrã e quando nos fazem uma pergunta aparece como um balão ao lado do nome do jornalista para assim podermos ver de forma rápida e fácil quem nos esta a fazer a pergunta… no fim da conferência temos ainda o bem-vindo feedback dado pelo nosso fiel assessor de imprensa.

Vamos começar um jogo!

Um dos dias mais importantes do clube, dos jogadores e do treinador. Os nervos… ai! Em Football Manager 2021 temos novos grafismos, momentos de pré-jogo e até as conversas com a equipa. Antes do apito inicial temos ainda muito que fazer, os nossos adjuntos dão-nos informações e sugestões para formarmos o melhor 11 e melhor tática para o jogo que está para começar.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Já durante o jogo temos uma interface renovada, mais intuitiva e fácil de perceber de forma a que consigamos encontrar tudo o que queremos de forma simples. Mesmo a forma como a equipa está, durante o jogo, está mais fácil de perceber e de encontrar, fazendo com que as decisões tomadas durante o jogo também sejam mais facilitadas. Tal como em edições anteriores do jogo, continuamos a poder contar com as dicas dos nossos assistentes, o que pode ajudar os amantes do futebol com menos olho para a tática.

Football PNG Image

Recrutamento facilitado

Em Football Manager 2021 existiu um melhoramento na comunicação entre o nosso presidente e o diretor de futebol sobre o recrutamento de novos jogadores. Isto foi conseguido através da criação de reuniões entre todas as partes onde são debatidas opiniões sobre o processo de recrutamento e o que deve ser melhorado. Podemos, por exemplo, focar-nos em setores que precisem de mais atenção, como já acontecia, mas agora de forma mais intuitiva e com uma participação mais ativa por parte dos gestores (leia-se presidente) do clube.

O mercado de empréstimos esta também mais realista nesta edição de Football Manager, visto que podemos fazer um empréstimo fora do período de transferências, mas obviamente só teremos o jogador no primeiro dia do período de transferências. Podemos também perguntar ao agente ou mesmo ao jogador sobre a sua vontade de se transferir para o nosso clube e o que é preciso para que isso possa acontecer… todas estas alterações foram feitas para que o mercado no jogo fique cada vez mais parecido ao mercado do mundo real, onde todas as conversas e situações do dia a dia podem alterar a forma como, ou até se, contratamos um determinado jogador

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Importa ainda referir que final da época temos duas novidades bastante interessantes. A primeira é a inclusão de uma espécie de Cutscene sempre que ganhamos uma taça ou o campeonato, uma pequena celebração que nos ajuda a perceber melhor que uma determinada competição chegou ao fim… anteriormente mal notávamos quando chegava o fim da época, fazendo com que a sensação de progressão fosse menor. Por fim, temos ainda, na nossa caixa de entrada de correspondência, uma revisão completa da época o que nos ajuda a melhor perceber como é que temos que enfrentar a próxima competição e assim manter o que está bom e melhorar os setores que não correram tão bem. patreon

Considerações Finais

Se durante o início de Football Manager 2021 só os mais atentos vão perceber as novidades que o jogo traz, com o desenrolar da competição em que nos vamos envolver conseguimos perceber que existem várias novidades que vão fazer com que o nosso trabalho fique mais fácil, mas também mais realista, em diferentes setores do clube e da vida de treinador.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Football Manager 2021 continua interessante como sempre. Se são fãs de futebol não se vão arrepender, mas avisamos já que não nos podemos responsabilizar por aquele dia de trabalho menos produtivo depois de uma noite de “é só mais um jogo” em que acabaram por ir dormir lá para as 4 da manhã.

nota 4
Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ Melhor comunicação entre todos os intervenientes do clube

+ Implementação de algumas Cutscenes no fim de cada competição

+ O dia de jogo mais interativo

– Os pagamentos em transferências pagas em partes continuam a precisar de melhorias

– Seria interessante a criação de competições ao longo da época, numa forma de fundir o mundo virtual com o real.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise do Football Manager 2021 foi realizada em Windows PC com uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela EcoPlay.