Muitos devem-se lembrar da popular coleção Onde está o Wally?, um conjunto de livros com várias ilustrações temáticas, cada uma mais caótica que a seguinte, onde o leitor tinha de encontrar o personagem Wally.

Adicionalmente, existiam ainda outros desafios como, por exemplo, encontrar as cinco personagens que estavam fora da sua época ou os sete patos que foram visitar o museu. Não seria interessante ter-se essa mesma experiência com a tecnologia dos tempos modernos?

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A equipa de Crazy Monkey Studios acredita que sim e tenta oferecer-nos essa experiência através do título Hidden Through Time, um pequeno e adorável jogo, lançado a 12 de março de 2020 para Steam, Xbox One, Nintendo Switch, Playstation 4, iOS e Android.

Onde estão eles?

O jogo apresenta ao jogador um conjunto de cenários que representam diversos momentos da história do planeta. Esses cenários são bastante frenéticos, cheios de pequenos detalhes e com um monte de eventos a ocorrer ao mesmo tempo. Cabe então ao jogador, utilizar o seu olho clínico para explorar detalhadamente o cenário e descobrir um conjunto de objetos ou personagens que o jogo indica a fim de ser possível passar para o nível seguinte. Cada um dos objetos/personagens a serem encontrados tem associada uma breve linha de texto, geralmente com muito humor, que funciona como uma pista para ajudar a descobrir onde é que poderá estar escondido.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cada um dos cenários, desenhados de uma forma simples, são igualmente carismáticos como caóticos fazendo lembrar os antigos livros de Onde está o Wally? mas, desta vez, com movimento, proporcionando ainda mais vida à cena. A música, apesar de não se alterar ao longo do jogo, é relaxante o que ajuda na concentração mas também em tornar a atividade de procurar o que está escondido um ato de meditação. No entanto, dependendo da plataforma onde esteja a ser jogado, pode também tornar-se numa experiência frustrante dado que, mais vezes do que seria desejado, os objetos a encontrar são tão pequenos que, em ecrãs menos adequados, pode-se tornar impossível de os encontrar.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mesmo sendo uma experiência bastante agradável, Hidden Through Time é melhor aproveitado em pequenas sessões já que o seu modo de história pode ser completado em poucas horas. É possível estender-se essas horas caso o jogador pretenda completar todos os níveis a 100%, não deixando nada por encontrar. Contudo, existe um modo capaz de resolver essa situação tornando as horas de jogabilidade virtualmente ilimitadas: o modo criativo.

Aqui os jogadores têm a hipótese de criar os seus próprios cenários, colocando-os tão caóticos quanto pretendam assim como definir que objetos/personagens e as pistas para os encontrar. Basicamente, como se estivessem a construir o seu próprio Hidden Through Time. Após isso, o jogador tem a hipótese de partilhar a sua criação com o mundo, permitindo que outros jogadores tentem vencer o seu desafio. De igual forma, aqueles que gostem mais de procurar que de criar terão acesso a uma enorme coleção de níveis criados pelos diferentes jogadores. No final, é possível classificar cada nível de forma a beneficiar os níveis criados com cuidado e atenção, ajudando a esconder aqueles menos cuidados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vamos encontrá-los todos!

Hidden Through Time é uma fantástica pequena experiência que certamente irá agradar tanto a miúdos como a graúdos. Todos os cenários são divertidos de se explorar, estando cheios de pequenas e divertidas histórias, todas a acontecer ao mesmo tempo.

Uma jogabilidade simples, com um número virtualmente ilimitado de níveis, é um excelente jogo para se ter à mão para pequenos minutos que se tenha de “queimar”. Funcionando quase como um processo de meditação é o jogo para se ter sempre por perto.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a Hidden Through Time foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia digital do jogo, gentilmente cedida pela Evolve PR.

Hidden Through Time
Arte carismática e cheia de vida.Modo criativo online.Música relaxante.
Modo história relativamente curto.Experiência pode ser má em certos dispositivos.
4.0Adorável experiência para qualquer momento.
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos