keep talking and nobody explodes

Análise Keep Talking and Nobody Explodes

Ora bem… só me falta este módulo e posso finalmente sair daqui em segurança… – pensava para si enquanto uma gota de suor escorria pela testa. A sala estava vazia, com uma mala armadilhada e o contador do relógio a avançar.

–  Afinal tens quantos fios amarelos? – perguntava a voz que saía do intercomunicador.

Nenhum! Eu não tenho nenhum fio amarelo! Só um vermelho, dois azuis e dois verdes!

– Que estranho… não encontro isso aqui no manual. – dizia a voz enquanto folheava alguma coisa – Oh Zééééé! Este manual está atualizado? Ou estamos ainda a usar a versão antiga?

Se calhar é desta… porque é que meteram o estagiário a trabalhar à sexta-feira… – desabafava para si, já conformado com o seu destino.

– Aqui está! É certamente o fio verde! Corta o primeiro fio verde!

Afinal ainda vou jantar a casa! – pensava enquanto cortava o fio indicado. *click* No momento que o alicate fechou, as luzes na mala começaram a piscar, o relógio começou a acelerar e o coração saltou uma batida.

– Rapaz… não era o fio verde! Isto está a acelerar!!!

– Hum… Oh! Estava com o diagrama de pernas para o ar! É o outro verde! Corta o fio verde!

– Tens a certeza? Eu não tenho outra hipótese! – o suor escorre mais intensamente.

– Absoluta! Se estiver enganado pago-te o jantar! – disse com confiança a voz no intercomunicador.

– ESTÁS A GOZAR COMIGO? SE ISTO REBENTAR DOU CABO DE TI! – berrou o técnico apertando o alicate no fio verde.

*click*

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Tudo com calma… mas rápido!

Keep Talking and Nobody Explodes é um jogo cooperativo onde um jogador toma o papel de um perito (ou não) de desarmamento de bombas que terá de comunicar com a sua equipa que tem o manual de como desarmar a bomba. Cada uma das partes terá de comunicar efectivamente de forma a garantir a vitória coletiva dado que só um jogador está a ver a bomba e os restantes terão de perceber que módulo é que está a ser desarmado para saber qual a secção do manual a consultar.

A bomba, com o formato de uma mala, tem doze secções onde uma está reservada ao temporizador e as restantes onze poderão ser preenchidas com módulos que deverão ser desarmados. Cada um destes módulos funciona como um mini-jogo, com a solução sempre diferente e que dependerá de um conjunto de factores aleatórios que só poderão ser observados pelo jogador que está a operar a bomba. Esses factores podem ser números de série colados na mala, número de baterias, cores de certos elementos, o tempo que já passou ou até mesmo o número de falhas que já ocorreram.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Além desses factores, a dificuldade dos módulos também varia, sendo que alguns são elementares contendo unicamente uma certa quantidade de fios de várias cores, mas outros mais complicados de explicar, como por exemplo, módulos onde é necessário descrever símbolos facilmente confundidos ou até explicar pequenos labirintos. É ainda possível adicionar módulos necessitados que não podem ser desativados permanentemente mas terão de ser resolvidos periodicamente num certo período de tempo ou irão contar como uma falha.

Sendo esta mala uma bomba (mesmo virtual), os jogadores estão também limitados a uma certa quantidade de tempo para resolver todos os módulos. Muitos jogadores poderão achar que o tempo disponível em muitos dos níveis é o suficiente para resolver a situação. No entanto, rapidamente irão descobrir que este voa sem nos apercebermos e ainda, para animar as coisas, poderá acelerar se forem cometidos certos erros durante o seu desarmamento. Este factor eleva a tensão entre os jogadores, tanto aquele que está a desarmar a bomba como aquele que terá de folhear o manual à procura da solução.

Um jogo para todos!

Keep Talking and Nobody Explodes funciona como um excelente party game com uma enorme flexibilidade tanto a nível do número de jogadores como à forma que é jogado. Apesar de, em cada jogada, só ser possível que haja um técnico a desarmar a bomba, é possível que vários jogadores sejam os peritos do manual. Isto pode ser feito de várias formas, sendo cada jogador responsável por um conjunto de módulos específicos, consultando todos um só manual ou até mesmo, todos tendo o seu manual.

Dois dos pontos fortes deste jogo é o número de plataformas em que se encontra disponível e os diversos idiomas, tanto para o jogo como para os manuais. Keep Talking and Nobody Explodes encontra-se disponível para computadores (Windows, Mac OS e Linux), dispositivos móveis (Android e iOS), consolas (Nintendo Switch, Playstation e Xbox) e dispositivos de Realidade Virtual (Playstation VR, HTC Vice, Oculus Rift e Oculus Quest) assim como dispositivos móveis de Realidade Virtual (Daydream, Gear VR e Oculus Go). A nível de idiomas, conta atualmente com 27 incluindo Português de Portugal e Português do Brasil.

Contudo, os manuais e jogos de outros idiomas só se encontram disponíveis para as versões de computador, dispositivos móveis e Oculus Quest. No entanto, existem manuais traduzidos pela comunidade que são compatíveis com a versão em inglês do jogo. Os manuais podem ser impressos para dar uma certa imersão aos jogadores ou consultado directamente no site oficial.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Além da versatilidade de plataformas em que o jogo se encontra disponível, é ainda possível adicionar outras modificações à forma de como este é experienciado. Não existe a obrigatoriedade dos jogadores estarem fisicamente na mesma divisão, podendo aqueles que queiram uma experiência ainda mais autentica usar walkie-talkies em divisões diferentes ou até colocando certas dificuldades como colocando ruídos a fim de dificultar a comunicação. Esta flexibilidade torna também Keep Talking and Nobody Explodes uma excelente opção para estes tempos em que vivemos, sendo simplesmente necessário escolher uma plataforma de comunicação.

A nível das plataformas escolhidas, a versão disponibilizada pelo Steam tem uma vantagem face às restantes devido à possibilidade de se usar a Steam Workshop para instalar modificações que permitem adicionar à bomba módulos diferentes. Isto permite estender e variar significativamente a jogabilidade face às restantes plataformas. Adicionalmente, se aliado a um headset de Realidade Virtual, permite que o jogador responsável por desarmar a bomba fique ainda mais isolado aumentando ainda mais a pressão e abstraindo o jogador do conforto do seu lar.

Patreon

Considerações Finais

Keep Talking and Nobody Explodes é um jogo que aborda um assunto sério de uma forma mais divertida como sendo uma cena de um filme. Com um conceito simples e muitas formas de ser jogado, é uma opção divertida para convívios sejam eles físicos ou virtuais.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Os jogadores que gostem de desafios terão também a oportunidade de competir entre equipas a fim de ver quem é que é capaz de desarmar a bomba mais rapidamente.

Mesmo não existindo a possibilidade de instalar modificações nas versões não SteamKeep Talking and Nobody Explodes é sempre divertido, desafiante e permite horas de diversão e muita confusão, independentemente da plataforma escolhida.

 

nota 4
Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

 

+ Flexibilidade nas formas de jogar.

+ Ideal para convívios.

+ Disponível em diversas plataformas.

– Existem idiomas em falta.

– Não existe a possibilidade de adicionar novos módulos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a Keep Talking and Nobody Explodes foi realizada num Oculus Quest 2 com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente cedida pela Steel Crate Games.