Quando disseram que a Nintendo estaria a pensar em trazer franchises que tiveram os dias gloriosos na 3DS para a nova casa híbrida, a Nintendo Switch, a cabeça começou a pensar em jogos como Ace Attorney ou até mesmo a saga Etrian Odyssey.

No entanto, pouco tempo depois, notámos que estes jogos não tinham nada a ver com a Nintendo. Não é o caso da série de jogos Professor Layton (apesar de ser distribuída pela produtora Level-5) que nos deu o seu último título em 2017, onde nos aventuramos não na pela do professor, mas sim na pela da sua filha – Katrielle Layton.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Estamos em 2019 e Katrielle volta à carga, desta vez nos ecrãs da Nintendo Switch com a remasterização de Layton’s Mystery Journey: Katrielle and The Millionaires Conspiracy – Definitive Edition. Para aqueles que podem não estar familiarizados com o franchise, esta saga de jogos foi inspirada por uma série japonesa de livros de puzzles, nos quais existiam os mais variados estilos de puzzles: lógica, matemática, adivinhas e outros que teriam interação com o cenário em si, estes puzzles teriam o intuito de nos fazer relaxar, mas também de nos fazer puxar pela cabeça.

A nossa aventura começa com a filha do Professor Layton, Katrielle Layton, no seu primeiro dia como detetive quando decide abrir a sua agência de detetives em Chancer Lane, Londres. A partir daqui, iremos embarcar numa dúzia de casos, desde encontrar um dos ponteiros do Big Ben que terá sido roubado, a resolver o desaparecimento de um animal de estimação (tudo muito alinhado com a história para todos os públicos). Todos os casos são resolvidos seguindo o mesmo método, como bons detetives, e claro que teremos a ajuda inestimável de Sherl (um cão que fala) e do assistente de Katrielle, o qual ela nunca pediu para ser, Howerd.

De pista em pista

Para avançar no jogo, tudo o que temos de fazer é recolher uma série de pistas para que a nossa detetive chegue à conclusão do caso, e claro, para encontrar estas pistas teremos de navegar pelos vários cenários existentes na cidade de Londres, encontrando “pontos de interesse” com uma lupa, controlada pelos joy-cons ou mesmo pelo ecrã tátil da Nintendo Switch. Temos também puzzles que nos darao mais pistas no decorrer deste Layton’s Mystery Journey: Katrielle and The Millionaires Conspiracy – Definitive Edition.

Também poderemos encontrar objetos colecionáveis e moedas do jogo (picarats), estas últimas podem ser usadas para desbloquear pistas num puzzle onde podem ter alguma dificuldade. Por fim, podemos encontrar também as fashion farthings, moedas especiais que são utilizadas para comprar roupas novas para Katrielle, mas que só servem mesmo para mudar o visual à personagem.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Enquanto lidamos com as partes de ação o enredo vai acontecendo, entre os vários diálogos e sequências animadas, é aqui que descobrimos como é que a linha de pensamento de Katrielle funciona e também é assim que conhecemos algumas personagens secundárias como o inspetor da Scotland Yard Hastings, por exemplo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os puzzles e grafismo

Os casos que teremos de investigar são independentes uns dos outros, o que faz com que não estejam na mesma linha de enredo que os jogos anteriores da série, o que por sua vez nos deixa a pensar qual terá sido a razão por detrás desta decisão. As grandes estrelas deste jogo são os vários puzzles que iremos encontrar pelos diferentes cenários disponíveis no jogo, cada um com um tipo de puzzle predefinido, desde quebra-cabeças onde teremos de deslizar peças e fazer contas de cabeça ou até mesmo puzzles que testam a nossa perícia visual. No entanto, uma boa parte destes puzzles estão situados em cenários que não fazem muito sentido quando colocados em contexto com a zona onde os encontramos.

Ainda sobre os puzzles, e a sua dificuldade, pareceu-nos que, mesmo tendo alguns puzzles que nos dão um bom estímulo para o cérebro, uma parte dos puzzles não parece exigir um grande nível de perícia. Esta falta de  dificuldade faz com que pareça que os puzzles existentes não atingem o seu potencial máximo. Mas claro, estamos a falar duma versão que tem mais de 500 puzzles e com a possibilidade de transferir novos puzzles por um ano inteiro, o que é deveras impressionante.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A nível gráfico, existiu uma tentativa de fazer uma atualização ao jogo. No entanto, quando comparado com os títulos anteriores da série, é difícil de perceber se tal atualização existiu mesmo já que a olho nú este Layton’s Mystery Journey: Katrielle and The Millionaires Conspiracy – Definitive Edition parece idêntico a anteriores títulos do franchise. 

Considerações Finais

A aventura de Katrielle é apreciada exactamente como as aventuras do professor, mas o seu argumento é mais fraco e as personagens não são tão memoráveis, sendo que os únicos que conseguem ficar na nossa memória são Sherl e Howerd.

Embora sejam em maior número, os puzzles têm uma dificuldade irregular, principalmente quando contamos com a adição de alguns minijogos,  o que faz com qualidades destes possa não ser tão impressionante como em jogos anteriores.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Layton’s Mystery Journey: Katrielle and the Millionaires Conspiracy – Definitive Edition pode trazer alguns melhoramentos quando comparado com a sua versão anterior, mas continua a ser dos títulos mais fracos na franquia. No entanto, a diversidade de personagens, sítios que visitamos e com os puzzles à mistura, este jogo irá agradar aos fãs da série e de quebra-cabeças, sendo então uma boa adição ao catalogo Switch.

N.R.: A análise a Layton’s Mystery Journey: Katrielle and the Millionaires Conspiracy – Definitive Edition foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente cedida pela Nintendo Portugal.

Layton’s Mystery Journey Katrielle and the Millionaires Conspiracy Definitive Edition
500 puzzles e mais a caminhoPersonagem principal adorávelAnimações e diálogos muito bons
Fórmula repetitivaHistória não é das melhoresQualidade dos puzzles deixa a desejar
4.0Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos