Análise por – Pedro Varela 

Musica é algo que faz parte de nós como Humanos, há registos históricos que mostram que esta forma de arte segue a Humanidade desde o Paleolítico. Tal como outros aspetos da sociedade também a música evolui, e com a evolução da música evoluíram também os dispositivos que usamos para a consumir.

Se já tivemos Gramofones, Gira-Discos para o Vinil, cassetes, CDs ou mesmo leitores de MP3 / MP4. Agora vivemos numa época em que a música é consumida de forma digital, através de plataformas como a Apple Music ou o Spotify. Uma época onde temos acesso a milhões de músicas nos nossos smartphones, PC’s, tablets ou mesmo nas SmartTVs que começam a fazer parte da vida de cada um de nós.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Numa sociedade digital é mais que normal querermos que os dispositivos que usamos para ouvir essas mesmas musica se apresentem de forma descomplicada e sem grandes dificuldades de conexão… O mercado das colunas wireless (sem fios) tem vindo a crescer por isso mesmo, são fáceis de conectar e podem ser usadas tanto no smartphone como na TV lá de casa.

A LG, uma das marcas que tem vindo a apostar nestes dispositivos, lançou em 2018 a série de colunas Bluetooth Xboom Go. Com três modelos disponíveis – PK3, PK5, PK7 – as colunas apresentam um design diferenciador e controlo através de app própria. Nas últimas semanas tive a oportunidade de testar o modelo PK5 da série Xboom Go da LG. Será que cumprem as expectativas?

Xboom Go PK5

Este foi o modelo que testei, sendo ligeiramente mais pesado que o anterior o que levou a LG, para facilitar o seu transporte, a colocar uma pega, bastante útil, para a movimentação da coluna.  Mas nem é o design que mais sobressaiu quando liguei a coluna pela primeira vez, são mesmo as luzes que mudam de cor de acordo com a batida da música, prometendo assim algo mais que “apenas” som.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Claro que, numa época em que existem teclados com backlight colorido ou mesmo monitores rodeados de LEDs coloridos, nem todos querem ter uma coluna que para além de fazer aquilo que mais lhe pedimos (dar-nos música) ainda nos oferece umas luzes extra. Por isso, para responder a essa questão que têm na cabeça, sim podem desligar as luzes caso pretendam algo mais discreto. Este controlo é feito através da app LG Xboom Go (disponível para iOS e Android), onde podemos também mudar a velocidade das luzes e os efeitos que as mesmas proporcionam.

Som, conexão e interação

No que diz respeito a som, sendo aquilo que mais interessa quando procuramos uma coluna, a LG XBoom Go PK5 permite duas interessantes otimizações do som. Em primeiro lugar importa destacar o modo o Enhanced Bass onde é aumentada a potência dos graves e por fim o modo Clear Vocal onde as frequências mais altas são amplificadas. Ambas as otimizações fazem com que a música que estão habituados a ouvir pareça ainda melhor… Este é mesmo um dos melhores pontos da LG XBoom PK5, mesmo sendo uma coluna lançada em 2018, continua a apresentar uma qualidade de som muito boa, mesmo quando comparada com colunas mais recentes.

A ligação à coluna pode ser feita por Bluetooth ou através da entrada de 3,5mm, algo que começa a ser difícil de encontrar nos smartphones mais recentes. Por falar em smartphone, quando o mesmo está ligado à coluna, a LG XBoom Go PK5 utiliza a tecnologia AptX HD da Qualcomm para que a transmissão seja feita sem a compressão que acontece quando ligamos por Bluetooth, permitindo assim uma melhor qualidade sonora sem qualquer tipo de interferência.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Quanto a potência de som, situa-se nos 8W. Potencia esta que é suficiente para a utilização da coluna e para permitir que a qualidade do som seja de bom nível.  Testei a coluna com diferentes estilos musicais, desde o pop ao rock, passando pelo hip-hop, os que mais testei, foram muito bons para o produto que estamos a analisar.

Para interagir com a coluna, podemos fazê-lo através de comando de voz ou mesmo através da aplicação que referimos anteriormente, a app LG Xboom Go, que nos permite controlar todos os aspetos da coluna para que o som que é transmitido pela mesma seja totalmente do nosso agrado. As colunas Xboom Go permitem ainda a conexão, em simultâneo, de dois dispositivos. Esta função acaba por ser bastante útil, evitando assim que tenhamos que procurar a coluna e emparelhar a mesma com um dispositivo sempre que quisermos mudar entre o smartphone e o tablet, por exemplo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Design e bateria

Se há ponto que não me agradou na coluna foi o seu design, sendo um aspeto que a LG tentou usar para diferenciar esta LG Xboom Go PK5, acaba por dar à coluna um ar imperfeito e pouco prático. Se, para além da qualidade sonora, a mobilidade é sempre importante quando estamos a procurar no mercado um produto como este, olhando para a forma da LG Xboom Go PK5 ficamos com a sensação que muitas vezes não a levamos para onde queremos porque não é um objeto atrativo ou que passe despercebido caso a queiramos num local como uma secretária de escritório.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Por fim uma nota positiva para a bateria da LG Xboom Go PK5. A utilização feita durante o período de testes mostrou uma bateria bem capaz, com valores a rondar as 15/16 horas de música contínua, o que é extraordinário para uma coluna Bluetooth com efeitos de luz e tecnologia como a AptX HD, que permite melhor conexão entre a coluna e o smartphone.

Mas atenção, se pretendem ouvir música perto de ambientes molhados tenham cuidado. A LG Xboom Go PK5 é “apenas” IPX5, ou seja, está preparada para alguns jatos de água de pouca pressão… como quem diz uns pingos.

Considerações finais

Num todo a LG Xboom Go PK5 é uma coluna com boa capacidade de som, capaz assim de fazer frente a algumas colunas de maiores dimensões. A coluna portátil da LG vem também equipada com algumas tecnologias que a fazem destacar-se das demais concorrentes, bem como uma aplicação para controlar quase todos os aspetos da coluna.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Ao nível do design a coluna apresenta-se pouco prática, fazendo com que seja um produto que podemos olhar, mas para fazer parte de um ambiente menos convencional. Caso queiramos algo para ter numa sala, ou mesmo num ambiente mais profissional, existem soluções melhores, mesmo dentro da própria marca.

A LG Xboom Go PK5 já se encontra disponível no mercado nacional por um valor a rondar os 80 euros.

 

N.R.: A análise à LG Xboom Go PK5 foi realizada com acesso temporário ao produto, gentilmente cedido pela LG Portugal

Banner Patreon Future Behind

LG XBoom Go PK5
Qualidade dos gravesBateria e a duração associada
Desing pouco práticoapenas ser IPX5
3.5Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos