Depois dos marcantes Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964, o Japão prepara-se para receber em 2020 na cidade de Tóquio, o próximo megaevento desportivo sob o lema “Descubra o Amanhã”. Mas, como não poderia deixar de ser, as mascotes mais marcantes do país do sol nascente, do passado e do presente, já começaram a promover todo o espetáculo e a competição que se avizinha.

Numa parceria desde 2007, a Nintendo e a SEGA têm vindo a dar algum destaque às modalidades olímpicas saindo o primeiro título em desenvolvimento em conjunto para a Nintendo Wii. As boas relações da Nintendo com a SEGA já fazem cada vez menos confusão para quem assistiu à guerrilha comercial que se deu na década de noventa, que foi amolecendo principalmente com a saída das consolas SEGA do mercado.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 marca assim a promoção para o evento que se aproxima no Japão, e relança a rivalidade entre Mario e Sonic, num título com mais de 30 modalidades, com várias opções de jogabilidade, visuais aprumados, várias opções de jogo, e ainda, a possibilidade de jogar desportos olímpicos com visuais clássicos em 2D.

Um leque de atividades bastante diversificado

No total são mais de 30 desportos diferentes. Com jogabilidade afinada, que tanto pode ser feita através dos comandos por movimento, utilizando os Joy-Con, ou de controlos clássicos, com botões, a maioria dos desafios passam essencialmente por combinar vários tipos de sequências, carregar simultaneamente em vários botões, ou simplesmente, compreender o momento certo e executar o que é pretendido. Há de facto bastante por onde escolher e a maioria dos desportos são divertidos de se jogar. Porém, se forem jogados apenas por um jogador, o fator competitivo poderá ficar rapidamente de lado.

Há que ter em conta que Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 usa e abusa da repetição e será isso que determinará os melhores jogadores, dos principiantes. Com a opção de multijogador, o jogo permite que até mais três jogadores se juntem para a competição de forma local, existindo ainda a opção de multijogador online, que embora funcione de forma um pouco simplista, tal como já vem sendo comum em jogos Nintendo e SEGA, acaba por cumprir com o que é necessário.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Dispondo de uma série de personagens de ambos os universos, os desenhos e visuais de todo o enredo é verdadeiramente incrível, tal como vem sendo hábito na série Olympic Games. Se por um lado já não há propriamente surpresas nos elencos de personagens, Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 traz ,através do lado seguro, tudo aquilo que nos títulos anteriores oferecia de melhor. Ainda assim, convém referir que existem certas personagens especialistas em determinados desportos, e isso sente-se em cada atividade. Portanto, os controlos embora sejam exatamente iguais para qualquer modalidade, é notável que, por exemplo, Sonic seja extremamente rápido, Luigi seja ótimo em saltos e Knuckles, tenha imensa força.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Modo de história interessante, mas muito infantil

Para quem não aprecia apenas partidas rápidas, em busca de melhores tempos ou pontuações, Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 também tem um modo de história, que de uma forma bastante original, leva os jogadores para uma versão em 2D, fazendo lembrar os velhos tempos dos 8 e 16 bits. Mario, Sonic, Bowser e Dr. Eggman são sugados através de uma consola de videojogos e são enviados para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964. Por outro lado, em 2020, Luigi juntamente com Tales e outros amigos, têm como missão encontrar alguma forma de ajudá-los a regressar ao presente. De uma forma geral, a narrativa é bastante simples e os eventos que se realizam são muito acessíveis.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Embora possua bastantes curiosidades relacionadas com o mítico evento de 1964 ou algumas informações (bastante interessantes), espalhadas pelos cenários dos locais onde se realizam as provas, que nos ajudam a conhecem melhor as personagens, a história acaba por falhar no enredo, pois este nem sempre é aliciante.

Ainda assim, é provável que a narrativa puxe de alguma forma a atenção do público mais infantil, e passe claramente ao lado do público que procure um enredo forte. Para além disso, a jornada tende a ser repetitiva e muitas vezes até dá a sensação que alguns diálogos estão lá apenas para ocupar. O modo de história de Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 vale essencialmente pela forma divertida como foi pensada, fazendo os visuais em 2D vibrar qualquer entusiasta da década de noventa.

O título perfeito para jogar em multijogador

Dentro ainda dos desportos existentes, o modo Dream Events faz uma junção perfeita das atividades tal como conhecemos, juntamente com alguns elementos marcantes do universo de Sonic e Super Mario, tornando-se assim um pouco mais fantasioso, mas sem perder o brio da diversão tal como já vem sendo hábito em qualquer minijogo de ambas as mascotes.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 é, portanto, o título perfeito para reunir um conjunto de participantes e tirar proveito da possibilidade de jogar com mais jogadores. A maioria dos minijogos são extremamente divertidos e a curva de aprendizagem é bastante curta, sendo, portanto, ideal para qualquer tipo de jogador, quer os mais habituados a manipular os comandos clássicos, quer até mesmo dos que raramente jogam, mas que se entusiasmam pela possibilidade de jogar através dos movimentos executados pelos comandos.

Considerações Finais

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 marca assim o regresso as olimpíadas às consolas Nintendo. Sendo a SEGA e a Nintendo, duas das empresas detentoras de algumas das mascotes mais icónicas do Japão, partiu também delas reunirem a atenção para o evento que se irá realizar no próximo ano naquele país.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Ainda assim, dado às caraterísticas únicas de desportos que pedem os melhores resultados, é evidente que a repetição fará parte da maior parte do tempo de jogo. E é por isso que Mario & Sonic at the Olympic Games pode e deve ser jogado através de multijogador, pois a diversão aumenta bastante assim que a competição passa a ser a dois ou a quatro jogadores. Embora peca pela infantilização do modo história e pelo modo online bastante simplista, o grande número de atividades disponíveis enche bem as medidas e compensa o resto da experiência.

N.R.: A análise a Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela Nintendo Portugal.

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 - Perfeito para multijogador
Controlos afinadosMuitas modalidades disponíveisUm catálogo imenso de personagensCompetitivo
…mas será repetitivo a curto prazoModo história interessante mas narrativa é bastante infantilModo multijogador online bastante simplista
4.0Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos