Apesar de a época festiva já ter acabado, com o frio que ainda se faz sentir continua a saber bem reunir a família em casa para uma tarde de jogatana. E se conseguirmos incluir também os mais novos, maior a confusão e, claro, a diversão! Foi com esta premissa, e com o incentivo que foi o prémio PlayStation Talents 2017 em Espanha, que o estúdio startup espanhol Melbot Studios desenvolveu Melbits World, um puzzler para a tecnologia PlayLink, exclusiva da PlayStation, que promete ajudar os pais a entreter os seus filhos enquanto conciliam a vida real com a digital. Mas será que conseguiram cumprir a promessa?

Salvem a Internet

Melbits World é um jogo colaborativo para até 4 jogadores cujo objetivo é garantir que o número necessário de Melbits, uns seres digitais muito fofinhos e coloridos, cheguem ao final de cada nível, para manter as boas energias da internet ao neutralizar vírus e tudo o que de mau a pode afetar. Cada um dos jogadores controla determinadas peças do cenário que permitem às personagens progredir no nível e, desde trampolins a blocos elevatórios, cada movimento destas peças desempenha um papel fundamental quando bem executado para chegarmos ao final.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Caso se distraiam e percam pelo caminho algum Melbit necessário para completar o nível, terão de recomeçar. Adicionalmente, podemos tentar apanhar items que se encontram espalhados pelo cenário e que acrescentam algum grau de dificuldade ao jogo. Já a visão isométrica facilita bastante a tarefa porque facilmente percebemos que elementos devemos controlar em cada nível e por onde andam os Melbits que temos de guiar.

Perfeito para o sistema PlayLink

A ideia não é nova ou revolucionária, mas a forma como o jogo integra com o PlayLink acaba por conferir uma dinâmica bastante interessante à sua jogabilidade. Para quem não está familiarizado com o conceito, a tecnologia PlayLink faz uso de smartphones e tablets para controlar o que se passa no ecrã, substituindo assim o uso dos comandos da PlayStation.

Existem vários tipos de jogos PlayLink, desde thrillers a jogos estilo arcade, ou jogos únicos como o És tu!. Atualmente são cerca de 13 os títulos disponíveis na PlayStation Store, mas há entre eles algo comum – todos são jogos sociais para serem disfrutados com outros jogadores. E Melbits World não é diferente, pois ao não controlarmos diretamente as personagens, somos obrigados a interagir frequentemente com os outros jogadores a fim de garantirmos que o caminho está livre para os Melbits passarem e conseguirmos alcançar o final do nível.

Impróprio para crianças

Mas se, à primeira vista, pelo seu visual colorido e amigável, Melbits World parece ser um jogo para crianças, não se deixem enganar pela classificação PEGI3. Os primeiros níveis são, de facto, bastante simples, mas a atenção e coordenação que certos níveis exigem vão fazer a delícia dos adultos (e a frustração de alguns, também). No total são mais de 30 os níveis de Melbits World, sendo que, a partir do terceiro nível, ficam dúvidas de que existam por aí muitas crianças com destreza suficiente para facilmente perceber o que fazer e como executar.

Considerações Finais

Adorado por uns e criticado por outros, a verdade é que a Sony PlayStation tem vindo a apostar bastante no lançamento de títulos PlayLink para a PS4. A componente social é cada vez mais encarada como uma mais valia no mundo dos videojogos e, neste caso concreto, só não joga quem não tiver um dispositivo móvel, já que é possível fazer o download gratuito da app para qualquer smartphone ou tablet.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Melbits World assenta bem no sistema PlayLink e a jogabilidade nada perde sem a utilização dos DualShock. Pelo contrário, a “ginástica” exigida aos jogadores acaba por ser facilitada pelo ecrã touch dos smartphones e tablets. Por ser colaborativo, é fácil distrairmo-nos a dar ou receber instruções e, assim, termos de recomeçar o nível, mas é também por isso que Melbits World acaba por ser um puzzler familiar bastante divertido e aconselhado a todos os fãs do género.

Melbits World está disponível desde novembro passado para o sistema PlayLink da PlayStation.

N.R.: A análise de Melbits World foi realizada numa PlayStation 4 Pro com acesso a uma cópia digital do jogo disponibilizada pelo estudio
Melbot Studios.

Melbits World
Desafiante, mas acessívelVisualmente bonitoBom jogo colaborativo
Dificuldade imprópria para criançasAlguns níveis são “mais do mesmo”
7EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos