Nova temporada, novo hardware 

Chegamos àquela altura do ano onde todas as semanas começam a sair novos títulos, single-player ou multi-player, onde os grandes franchises regressam em força, Pro Evolution Soccer, FIFA, Call of Duty, já para não falar de novas seasons de Fortnite, Apex Legends e outros. Em todos estes títulos queremos estar ao nosso melhor nível, e conseguir ter a performance necessária, para que no final, a vitória seja nossa.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Com essa necessidade em mente, fomos à procura, e tivemos o prazer de experimentar dois comandos da Nacon, compatíveis com PS4 e PC, que nos pareceram responder às necessidades de qualquer gamer. Experimentamos o Nacon asymmetric wireless controller, um comando mais econômico,  e que em maior das lojas é até vendido a um preço inferior que o DualShock 4 (DS4), e o Nacon Revolution Unlimited que é um comando simplesmente extraordinário que oferece funcionalidades que realmente nos conseguem dar uma vantagem competitiva quando jogamos online.

O conforto de uma nuvem

Ambos os comandos assimétricos da Nacon são alternativas ergonômicas, que garantem um conforto elevado quando simplesmente temos de fazer aquela sessão de gaming de várias horas, como por exemplo os FUT Champions todos os fins-de-semana.  Este formato, tradicional nos comandos da Xbox, realmente faz diferença ao final de algum tempo. Para aqueles que são fãs da PlayStation, é preciso uma fase de habituação, mas depois não vamos querer voltar ao formato clássico do DS4.

O Revolution Unlimited consegue sempre ir mais longe, e não para de nos surpreender, e no que toca a conforto não foi exceção. Tudo começa pelo “toque” que sentimos quando pegamos no comando. Os seus grips traseiros deixam o comando na mão com uma segurança fantástica, e ajudam naqueles momentos mais intensos quando estamos nos últimos 4 vivos de uma partida de Fortnite e a nossa transpiração das mãos faz com que o comando nos comece a escorregar.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A nível de conforto o Revolution Unlimited não para aqui. Um dos aspetos que torna este comando brilhante é o seu nível de personalização. Com este comando vem incluído um kit que nos permite reconfigurar a altura dos analógicos, que é super importante para quem joga First-Person Shooters como Apex:Legends, Call of Duty,  Rainbow Six Siege, entre outros. O kit oferece também uma quantidade de pesos diferentes que podem ser colocados na parte traseira do comando de forma a customizarmos ao nosso gosto o peso do mesmo.

Todas estas funcionalidades fazem com que o Revolution Unlimited seja uma peça fantástica de hardware que pode ser configurada e customizada ao nosso gosto e necessidade de forma a garantir o melhor conforto quando o comando está pousado na nossa mão durante horas e horas de jogo.

Galeria Nacon asymmetric wireless controller:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Precisão de construção

Desde pormenores como a curvatura do botão “O” para acompanhar a curvatura do comando, que dito assim parece uma coisa insignificante, mas quando estamos a jogar é algo que reparamos. São estes pequenos pormenores ali e acolá que tornam estes comandos dois espécimes únicos com uma precisão de construção incrível. Todos os botões transmitem um “clique” que se assemelha a uma tecla mecânica e não digital. Este detalhe faz com que o feedback que o jogador recebe quando carrega nas teclas seja mais notório, acabando por dar mais precisão naquele em que precisamos de pressionar uma combinação de teclas muito rapidamente.

Os botões traseiros não ficam atrás, dando sempre a sensação que temos um produto premium nas mãos, em ambos os comandos. São bastante firmes e responsivos, e dão uma boa sensação quando os temos de premir. A sua resistência clinicamente configurada dá-nos a precisão que precisamos para qualquer racing game onde é necessária essa precisão na aceleração, como F1 2019.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Quanto aos botões direcionais, a mesma qualidade de construção é notável nos analógicos, tendo a quantidade certa de sensibilidade de firmeza. No entanto, em ambos os comandos o D-pad fica muito a desejar. Ambos usam um sistema onde este é um único botão, e para jogos onde esta parte do comando é essencial, como fighting games e jogos de plataformas 2D, isto torna-se um pesadelo. A sua imprecisão a receber os inputs do jogador torna muito difícil conseguir aplicar combos com precisão em jogos como Mortal Kombat XI

Galeria Nacon Revolution Unlimited:

Este slideshow necessita de JavaScript.

As funcionalidades que fazem a diferença

O Nacon asymmetric wireless controller é um comando mais simples, que não traz funcionalidades adicionais. O seu objetivo é competir diretamente com o DualShock 4, e consegue fazê-lo. A um preço bastante competitivo conseguimos adquirir um comando com uma qualidade de construção, superior a um DS4, e com um formato assimétrico que é bastante mais confortável.

Quando falamos do Nacon Revolution Unlimited  a conversa é outra. Já mencionamos a sua capacidade de personalização com alturas ajustáveis dos analógicos e peso configurável do comando, que o tornam uma nuvem que moldamos à nossa mão. Mas as surpresas não param aqui, pois, como já devem ter reparado nas fotos, este comando tem alguns botões extra na parte traseira.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Podemos optar entre três modos, standard PS4, Advanced PS4 e PC. Ambos os modos permitem escolher entre quatro perfis, que é selecionado com um dos botões traseiros. Por exemplo, podemos escolher um perfil  “FPS Pro” que aumenta a sensibilidade do analógico direito, permitindo-nos mirar mais rápido e dessa forma garantir que conseguimos eliminar o nosso inimigo. Estes quatro perfis são completamente customizáveis, que é como quem diz, conseguimos personalizar o comando mudando a forma como responde a vários cenários. Podemos configurar diferentes perfis para combinar com diferentes jogos ou, por exemplo, diferentes heróis em Overwatch. Estes perfis são configurados na aplicação para Windows da Nacom, onde conseguimos mudar sensibilidade dos botões, a reação dos gatilhos e até a força da vibração.

Para além destes perfis temos a opção de configurar 4 botões traseiros para simular outros botões. Ou seja, estes botões não nos permitem configurar combinações de teclas, mas permitem colocar numa área bastante mais acessível ações que são executadas por outros botões.

Para além de todas as funcionalidades que já referimos, é importante referir outra que se encontra disponível no Revolution Unlimited. Na parte traseira do comando existem  botões que permitem controlar o vosso headset (caso o mesmo esteja ligado ao comando). Aqui poderão aumentar ou diminuir o volume do mesmo e ainda fazer mute ao microfone… Funcionalidades ideais para quando se está a jogar um qualquer Battle Royale e queremos ouvir os nossos companheiros ou simplesmente queremos dizer algo que eles não podem ouvir.

Considerações finais

Temos aqui dois comandos distintos, com objetivos diferentes.

O Nacon asymmetric wireless controller é uma ótima escolha para maior parte de nós, pois é um bom comando a um preço bastante competitivo.

O Revolution Unlimited é uma “besta” de comando, mas que vem com um custo associado. Não há qualquer dúvida da qualidade do Revolution Unlimited, e se o leitor procura um comando que lhe permita este nível de configuração, de forma ganhar uma vantagem competitiva em jogos online, então este será uma ótima escolha.

 

 

N.R.: Esta análise foi realizada com acesso a cada um dos comandos depois de os mesmos terem sido gentilmente disponibilizados pela UpLoad Distribution 

 

 

 

 

 

 

 

 

Banner Patreon Future Behind

Nacon Revolution Unlimited - Um buffet de customização para chegar ao alto nível
Verdadeiramente ergonômicoCustomizaçãoQualidade de construçãoJogabilidade
Aplicação para personalizar confusaImpossibilidade de configurar o comando na PS4
4.5Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos