Se o futebol mexe com muita gente o basquetebol também o faz, principalmente quando olhamos par ao outro lado do oceano atlântico e nos focamos na maior liga de basquetebol do mundo, a NBA.

O basquetebol também esta representado no mundo virtual, hoje estamos aqui para vos falar da franquia 2K. O nome 2K esta ligado ao mundo do basquetebol quase há 20 anos, o título da Visual Concepts foi publicado pela primeira vez no ano de 1999 e a empresa responsável por fazer chegar o jogo ao mercado foi a Sega, fê-lo para a sua consola Dreamcast. Mais títulos surgiram depois de NBA 2K mas em 2005 a responsabilidade pela sua publicação passou da Sega para a 2K Sports, empresa do grupo Take-Two Interactive também responsável pela RockStar Games.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Desde então que estrelas como Shaquille O’Neal, Michael Jordon ou Stephen Curry estiveram presentes na capa do título publicado pela 2K Sports. Este ano, em NBA 2K19, a responsabilidade foi dada ao grego Giannis Antetokounmpo, jogador dos Milwaukee Bucks.

No FUTURE BEHIND passamos as últimas semanas a treinar os lançamentos da linha de três pontos e estamos prontos para vos contar o que achamos deste NBA 2K19

Defence! Defence! Defence!

Quase 20 anos depois NBA 2K19 é um título para os fãs de basquetebol, mas principalmente para os fãs da série. Digo isto porque ao entrar no jogo, muito à imagem de outros títulos da responsabilidade da 2K não encontramos tutorial nenhum, não existe jogo de apresentação nem muito menos uma indicação de onde encontrar o modo de treino. Isto pode parecer perfeitamente normal para os fãs da serie, mas para alguém que quer entrar no mundo do basquetebol da 2K e acabou de adquirir o mais recente título pode ser um pouco confuso.

Fizemos um primeiro jogo e percebemos imediatamente que não tínhamos as capacidades necessárias para continuar sem algum treino. Depois de explorarmos os menus lá encontramos o modo de treino (chama-se 2KU) e temos que dizer que está muito completo, permitindo-nos fazer um jogo de treino, treinar a nossa técnica Freestyle, temos ainda o modo scrimmage que nos permite fazer uma sessão de treinos onde podemos treinar desde o drible aos lançamentos. Por fim, ainda dentro do modo de treino temos um modo onde podemos praticar jogadas estudadas e um modo onde podemos perceber os controlos do jogo e receber algumas dicas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Depois de treinarmos durante algum tempo voltamos a nos aventurar nos outros modos de jogo, algo que NBA 2K19 tem bastante bem desenvolvido presenteando os jogadores com diversos modos capazes de agradar a toda a gente.

Nos modos de jogo ditos “normais” temos algumas variações que nos permitem começar a jogar de imediato. A forma mais rápida será mesmo o modo play now que tal como o nome indica nos permite começar um jogo contra a AI de NBA 2K19 onde podemos escolher desde equipas recentes como equipas que marcaram gerações passadas. Mas existem outros modos:

NBA Today ­– Neste modo podemos jogar com as equipas tal como elas se encontram na liga norte-americana. Com dados atualizados onde, por exemplo, se um jogador tiver lesionado na vida real não estará disponível para ser usado no campo virtual.

Play Now Online – Um modo que nos permite jogar instantaneamente contra um outro jogador em qualquer parte do mundo, aqui podemos controlar toda uma equipa ou apenas um único jogador.

Blacktop – Um dos modos mais alucinantes em termos de velocidade de jogo, mas também um dos mais entusiasmantes. Aqui podemos ir para um daqueles ringues que todos nos já frequentamos e fazer uma partida de basquetebol. Existem várias opções à escolha entre elas 1×1 ou 3×3.

MyLeague – Neste modo de jogo são várias as opções que nos são dadas em termos de diferentes tipos ed jogo. Alguns dos exemplos que mais nos chamaram à atenção foram o modo MyGM, onde podemos jogar como manager de uma equipa e tentamos chegar ao topo dos topos, e também o modo Start Today. Aqui podemos começar a jogar de imediato com a nossa equipa favorita, mas não começamos a época de início… o ponto de partida do jogo vai depender do dia em que começam este modo pois o título vai utilizar os dados reais das equipas em competição na NBA. Acaba por ser quase como transportar a vossa equipa favorita para o vosso ecrã favorito e continuar a época da NBA.

Temos ainda o modo Play With Friends onde podemos convidar um amigo, que também possua um copia do jogo, para fazer uma partida online.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Neste momento já contamos com algumas horas de jogo e já estamos melhor no que toca aos movimentos ofensivos, mas quando temos que recuar e defender não somos os melhores, conseguimos imaginar que se estivéssemos num court conseguíamos ouvir o nosso treinador a gritar “Defence! Defence!”. As teclas que temos que usar (neste caso estamos a falar unicamente da versão para PlayStation 4) para os movimentos ofensivos são muitas e acabam por ser um pouco confusas para os jogadores com menos experiência, no entanto acreditamos que se mantivermos uma rotina de treinos rigorosa conseguimos alcançar o estrelato.

A nível de mecânicas de jogo e de aspeto gráfico temos que realçar que a AI de NBA 2K19 está muito bem desenvolvida o que ajuda a tornar o jogo mais realista. O que também torna este jogo mais realista é o aspeto gráfico do mesmo e os movimentos dos jogadores, penso que tenha atingido um ponto que começa a ser muito difícil melhorar. As cut scenes também estão bastante interessantes, tanto no intervalo do jogo com as cheerleaders como no modo carreira… mas já lá vamos.

MyCareer: O modo que vos pode levar ao topo da NBA

O modo carreira de NBA 2K19 está muito bem conseguido, num modo onde o mais importa é a progressão na carreira e a conquista de títulos começamos com a nossa personagem a ter uma desilusão durante o draft da NBA e acaba por ir para a China como forma de melhorar o seu basquetebol, ficando assim bem longe do estrelato que é a NBA.

Entramos no modo carreira sem saber o que esperar e ficamos bastante surpreendidos pois encontramos um modo bem desenvolvido em que não para além de termos que subir na carreira com boas prestações durante os jogos temos também uma narrativa bem interessante que acaba por nos deixar mais “agarrados” ao desenrolar da história, tornando o modo menos cansativo do que experiências similares noutros títulos desportivos.

A.I, nome dado ao jovem jogador que seguimos no modo carreira, acaba por conseguir voltar para os Estados Unidos e junta-se a uma equipa da NBA G League (liga secundária da NBA), os Fort Wayne Mad Ants. Será que é aqui que começa o seu caminho para o topo da NBA?

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

MyTeam: Uma receita de sucesso em jogos de desporto

Cada vez temos mais títulos ligados ao desporto onde existem modos de jogo onde podemos criar a nossa equipa e competir contra outros jogadores em diferentes partes do mundo. NBA 2K19 não é exceção e apresenta-nos o modo MyTeam. Aqui vão conseguir criar a vossa equipa com estrelas do passado ou os grandes nomes da atualidade, para o fazer existem duas hipóteses, ou vão ao mercado e compram cartas de jogadores ou então terão que abrir packs de cartas onde poderão ter a sorte de conseguir uma grande estrela para assim conseguirem ter uma equipa competitiva.

Estes packs podem ser adquiridos com dinheiro fictício que conseguem acumular ao jogar ou então com créditos de jogo que podem ser comprados. Cabe a cada um de vocês perceber como podem ou preferem criar a vossa equipa e entrar no mundo da competição.

Importa ainda referir que MyTeam dá-nos a possibilidade de jogar solo ou online e que neste último existe ainda um torneio onde o grande vencedor leva para casa 250 mil dólares americanos, um grande prémio que acaba por mostrar a força que os eSports tem nos dias de hoje.

Considerações finais

NBA 2K19 é um simulador de basquetebol, disso não temos dúvidas.

É um simulador para verdadeiros fãs do desporto e isso vê-se no separador 2KTV onde vai encontrar alguns episódios com convidados especiais criados para o título de basquetebol. Durante alguns destes episódios pode ainda responder a alguma questão sobre o passado do basquetebol, mas também do título da 2K para ganhar conteúdo extra para NBA 2K19.

É também um título para os fãs da serie, pois, a curva de aprendizagem para um novo jogador é bastante acentuada. Como foi referido, e como acontece noutros títulos da 2K Sports, NBA 2K19 não nos apresenta nenhum tutorial… algo que poderia fazer sentido e até ajudaria a atrair novos jogadores.

Numa visão geral, NBA 2K19 acaba por estar bem desenvolvido e com opções de jogo que prometem agradar a toda a gente. Se é fã de basquetebol acreditamos que este jogo é para si, prepare-se para uma boa experiência NBA sem ter que sair do sofá.

NBA 2K19 já está disponível para PlayStation 4, Xbox One X, Windows PC e Nintendo Switch.

 

N.R.: Esta análise foi realizada numa PlayStation 4 Pro com uma cópia da versão final do jogo disponibilizada pela Capital Games

 

NBA 2K19
Gráficos bem trabalhadosDiversos modos de jogo: MyCareer é fantástico
Jogo desenvolvido apenas a pensar nos fãs da serieCurva de aprendizagem muito elevada o que pode ser desmotivante
7.5EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos