Artigo por: Nuno João Casteleira – Meus Jogos

Caso tenhas vivido debaixo de uma rocha nos últimos vinte anos e não conheças o fenómeno Super Mario, este New Super Mario Bros. U é um dos títulos deste franchise que se caracteriza num jogo de plataformas em duas dimensões inicialmente lançado para a Nintendo Wii U e que agora nos chega às mãos nas Nintendo Switch. Desta vez, e honrando o acréscimo Deluxe no título, inclui o DLC New Super Luigi U.

O objetivo dos níveis é claro: o jogador deve fazer deslocar a personagem escolhida até à linha da meta, o famoso poste com a bandeira negra do Bowser, o eterno antagonista do Mario. O nosso jogador pode fazer duas ações – correr e saltar; apanhando um determinado power-up, pode fazer uma terceira ação, intrinsecamente ligada ao item em questão.

Da linearidade dos níveis, há pouco a dizer: cada secção do jogo explora um contexto diferente, sem nada parecer desadequado no seu ambiente. Por exemplo, mantêm-se os níveis debaixo de terra, os níveis de água, os níveis de fogo e os níveis de gelo; mas nada se sente repetitivo nem fora do contexto que devam surgir.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Este jogo é um bom título para todos os jogadores. Os mais pequenos podem jogar com personagens mais fáceis, como o Nabbit ou a Toadette, que é a nova adição desta versão Deluxe. Se um jogador perder sistematicamente no mesmo nível, um retângulo com um ponto de exclamação surge no ecrã, permitindo aceder a uma “corrida exemplo”, em que o nosso fratello Luigi nos mostra o que fazer. Para os jogadores mais experientes, podem utilizar as moedas vermelhas e as moedas verdes para adicionarem desafio à vossa jogatana, sem esquecer as três moedas douradas, existentes em cada nível.

Para mim, este jogo veio tocar num ponto sensível da minha vida como jogador de consolas. A minha primeira consola foi um Game Boy Color com o Super Mario Bros. Deluxe, baseado no Super Mario Bros. 2 para Nintendo Entertainment System (NES). Enquanto miúdo, torrava tempo a passar consecutivamente este jogo com o meu primo, descobrindo todos os segredos que a equipa da Nintendo é conhecida por incluir nos seus níveis: aquela caixa invisível, aquele atalho secreto, aquele tubo que nos leva a uma sala cheia de moedas. Para meu prazer, NSMB U Deluxe trouxe-me de volta esta alegria para poder enterrar mais tempo precioso da minha vida para a melhor forma de entretenimento que temos, que é o mundo dos jogos.

Falando em Game Boy Color, nesse tempo a nossa personagem corria enquanto carregávamos no B e imediatamente desacelerava quando deixávamos de carregar. Se tentarmos replicar esse movimento na vida real, provavelmente acabamos com a cara estampada no chão, devido à travagem brusca que efetuámos. É preciso referir que não jogo um Super Mario 2D desde esse título. Os anos passaram e o nosso Mario consegue acelerar e desacelerar como se de um humano se tratasse, o que complicou um pouco alguns níveis, pois hábitos longos demoram a morrer.

A nível de controlos, tudo responde como esperado na Switch. É um prazer jogar na TV, com um Pro Controller e saber que o Mario (ou outra personagem que tenhamos escolhido) vai fazer exatamente o que queremos. Para os fãs mais conservadores, podemos alterar os controlos para X+A e Y+B, replicando a dualidade destes botões como na (S)NES/Game Boy. E, oh boy, o HD Rumble que foi adicionado, adiciona uma camada de realismo ao jogo incrível.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Já que falo em avanços técnicos, tenho de deixar o meu profundo agrado pelo trabalho áudio neste jogo. Os temas mantêm-se fiéis ao que conhecemos da franquia, sem serem uma cópia direta do que foi feito anteriormente. Além disso, a banda sonora é reativa, acompanhando as mudanças de visuais que o jogador contacta. Quero dizer com isto que, a mesma faixa musical tem múltiplas cópias em múltiplos estilos, variando entre o Pastoral ao Caribenho, ao Egípcio e ao Épico, que se “dissolvem” entre si, criando uma ideia de único. Os nossos inimigos dançam inclusivamente ao ritmo da música, em determinadas cues auditivas. Em termos gráficos, não há muito onde errar: sem dropped frames na Switch, é um espanto jogar quer em modo portátil, quer na TV. Não tendo jogado a versão da Wii U, aproveitei para espreitar capturas de ecrã da consola antecessora e encontramos algumas melhorias a nível gráfico e algumas mudanças nos banners de cada mundo.

New Super Mario Bros. U Deluxe é um forte candidato a jogo Multiplayer de sofá, permitindo até quatro jogadores na mesma consola para ultrapassar em conjunto o mesmo nível. Para um jogador jogar, apenas é preciso um joy-con, permitindo à partida dois jogadores por par de joy-con.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A primeira vez que joguei o jogo, e após tendo jogado o Super Mario Odyssey, esperei um sistema de autosave embutido no jogo, tendo apenas passado dois níveis e desliguei completamente a consola. Qual não é o meu espanto, em 2019, um jogo não incluir autosaves, quando liguei a consola novamente e os dois níveis se encontravam por passar. Erro de principiante: o jogo grava a cada Castelo derrotado. No entanto, a Nintendo resolveu o problema para a mobilidade da Switch (embora esta funcionalidade já estivesse presente na versão original na Wii U): há um sistema de Quick Save, que permite gravar o estado e recarregá-lo apenas uma vez. Podemos, por isso, fechar o jogo e jogar outro, regressando de maneira segura ao nosso progresso. Este passo é estritamente manual, sendo que a caixa de diálogo automática só é apresentada a cada Castelo derrotado.

Para terminar, resta-me falar dos Bosses. O que é um jogo do Mario sem bosses? Todos os bosses são derrotados com recurso da mecânica característica do Mario, o salto. No entanto, cada boss inclui a sua reviravolta, requerendo que o jogador reaja ao que surge no ecrã e que aja em sua conformidade.

New Super Mario Bros. U Deluxe é um jogo com a qualidade que a Nintendo nos habitua nos seus first party e que nos dá alegria jogar. A mim foi um reviver de memórias boas que tinha da minha infância e é meu desejo sincero que os miúdos de hoje substituam os jogos com uma interação apenas, a que os smartphones os habituou, por estes jogos que nós tivemos na nossa infância, que nos submetiam, sem saber, à resolução de problemas, ao raciocínio rápido e à agilidade de reação. NSMB U Deluxe será dificilmente uma compra má, por ser diverso, permitir multijogador e pela qualidade de execução que apresenta.

New Super Mario Bros U Deluxe
Plataformas 2D fácil de compreenderMúltiplas personagensMultijogador até 4 jogadores locais em simultâneoÁreas diferentes por explorar, cada uma com sua característicaBoa capacidade de replayabilityMuito conteúdo
Sensação de "déjà vu" caso já tenham jogado na Wii U
9EM 10
Votação do Leitor 1 Voto
8.5
Sem mais artigos