Pokémon é sem dúvida um nome com muito poder. A maioria dos jogadores, mesmo sem nunca terem explorado os diferentes mundos Pokémon, conhecem a história onde um jovem treinador sai da sua terra natal para explorar o mundo, vencendo adversários e apanhando todos os Pokémon. Mesmo assim, este universo virtual é muito mais extenso, existindo um vasto número de outros títulos menos conhecidos pelo jogador comum. Um desses títulos é Pokémon Mystery Dungeon, uma série adorada por muitos e que se estreia na Nintendo Switch com Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Já há muito tempo que os fãs pediam um título Mystery Dungeon para a Nintendo Switch, tendo o último título, Pokémon Super Mystery Dungeon, saído em 2016 para a Nintendo 3DS. Contudo, em vez de uma nova história a equipa optou por fazer um remake dos dois primeiros jogos, Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team e Red Rescue Team, lançados inicialmente em 2005 para o Game Boy Advance e Nintendo DS. Este título traz melhorias técnicas assim como novidades em termos de mecânicas, mas será que é aquilo que os fãs esperavam?

E assim nasce uma equipa!

Ao iniciar a sua aventura, o jogador é brindado com um grupo de questões aparentemente aleatórias e até um pouco bizarras. Este peculiar questionário irá determinar a sua personalidade a fim de atribuir ao jogador um Pokémon que será aquele que irá viver a aventura. No entanto, ao contrário da versão de 2005, caso o Pokémon selecionado pelo questionário não seja aquele que o jogador gostava existe a possibilidade de ignorar completamente a análise do questionário e escolher qual o que pretende de um simpático conjunto de criaturas. Após essa escolha, o jogador terá ainda de selecionar dos restantes qual aquele que será o seu parceiro que o irá acompanhar na sua aventura.

This slideshow requires JavaScript.

Após o seu encontro inicial, o jogador e respetivo parceiro encontram uma Butterfree em aflição, pois a sua pequena Caterpie caiu numa fissura tendo-se perdido numa Mystery Dungeon, um local mágico que está sempre a mudar e habitado por Pokémon agressivos. Sem qualquer hesitação, ambos partem para o salvamento. No final, dado o sucesso do mesmo, ambos decidem formar uma Rescue Team, uma equipa especializada em salvamentos de Pokémon. Os nossos aventureiros vão recebendo os mais diversos pedidos de ajuda que, conforme vão sendo concluídos, vão aumentando a reputação da sua equipa e melhorando a vida de todos os Pokémon. Apesar de ser uma história com um início bastante simples e de demorar algum tempo a começar a ganhar substância, com o avançar da mesma é possível verificar que existe um pouco mais de profundidade, contendo mesmo algumas reviravoltas e intrigas bastante interessantes. Tendo o jogador a paciência para o ritmo a que se desenvolve a história, este certamente que ficará preso e terá uma agradável surpresa com o seu desenvolvimento.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No decorrer da história são desbloqueados novos níveis que, apesar de respeitarem o tema, terem sempre o mesmo número de andares e conterem o mesmo tipo de Pokémon selvagens, terão sempre uma disposição diferente a cada visita. Cada andar contém um conjunto de salas, cada uma delas ligadas por corredores, que poderão ter vários Pokémon, sejam eles amigáveis que precisam de ajuda ou selvagens que atacarão mal tenham oportunidade. No final da Dungeon poderá ainda existir um (ou mais) poderosos inimigos que deverão ser derrotados para ser possível terminar a exploração.

Dado o ambiente naturalmente adverso dos locais é possível que o jogador seja derrotado e não tenha capacidade de continuar a sua aventura. Nessas situações todos os itens e dinheiro que estejam na equipa são perdidos caso se pretenda voltar ao início. Como alternativa para que tal não aconteça, o jogador poderá enviar um pedido de salvamento. Esse pedido é então colocado num boletim online para que outros jogadores o vejam e possam ajudar. Se alguma equipa conseguir executar o salvamento com sucesso o jogador não perderá nenhum dos seus itens nem dinheiro. Existe ainda a possibilidade do jogador ser a equipa de salvamento de outros aventureiros. Para tal, terá de visitar os Correios Pelipper para consultar o boletim online e responder aos pedidos de ajuda que estiverem disponíveis. No final do salvamento, para além da recompensa que recebe, terá ainda uma enorme satisfação em saber que ajudou outro jogador a não perder o seu inventário.

This slideshow requires JavaScript.

Vamos ser amigos!

Mesmo não sendo o tradicional RPG de Pokémon, a componente de coleção não é perdida em Mystery Dungeon. Quando um oponente é derrotado, existe uma pequena probabilidade deste decidir juntar-se à Rescue Team do jogador. Estes novos companheiros, para além de complementarem a falha que a equipa pode ter, podem trazer ainda habilidades bastante úteis que poderão facilitar a exploração das diversas Dungeons. No entanto, além da vontade da criatura é também necessário que o jogador tenha adquirido o habitat necessário desse Pokémon, uma aquisição que poderá ser feita na banca do Wigglytuff.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para além de podermos adicionar novos companheiros à nossa equipa, existe a possibilidade de alguns deles terem disponível a sua versão Shiny, uma versão bastante rara com uma coloração diferente e ainda mais poderosos. No entanto, a probabilidade destes Pokémon quererem juntar-se à equipa é muito mais reduzida sendo um verdadeiro desafio para todos aqueles que os queiram colecionar os Pokémon mais raros disponíveis no jogo.

A nível gráfico, Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX tem uma fantástica escolha artística. Os cenários parecem pinturas, com um belíssimo detalhe e caso os Pokémon não se mexessem poderia ser confundido com um quadro de pintura digital. A nível musical contamos com a mesma banda sonora dos jogos originais, no entanto, numa versão orquestrada, que transmite o enorme charme contido neste mundo.

This slideshow requires JavaScript.

Pertencendo ao género de Dungeon Crawler, este jogo Pokémon não irá agradar a uma grande parte de jogadores. Apesar de todo o seu charme, sendo um jogo caracterizado por níveis longos e tarefas repetitivas acabará por aborrecer rapidamente os mais impacientes. A fim de tentar aliviar um bocado as tarefas repetitivas, foi implementado um novo sistema de controlo automático onde a equipa explora automaticamente a Dungeon, colecionando itens e procurando a saída sendo unicamente necessário a interação do jogador quando um oponente é encontrado. No entanto, apesar de útil para passar aqueles níveis mais longos, o sistema pode acabar por ter um efeito contrário ao desejado, pois reduz ainda mais as interações do jogador, reduzindo a ideia de interatividade.

A partir para Aventura!

Pokémon é um nome que, sem dúvida, atrai a atenção de muitos jogadores. Qualquer jogo com esse selo é garantido que terá bastantes olhares de interesse. Contudo, com tantos spin-offs que a série tem é inevitável que se tenham jogos que não irão agradar a todos os fãs.

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX é um bom Dungeon Crawler. Apesar de não ser um dos melhores da categoria, tem um charme inerente ao universo Pokémon que é capaz de garantir longas horas de exploração. No entanto, a sua repetitividade e alguns níveis demasiado longos acabam por poder tornar o jogo um fardo para uma grande parte dos jogadores.

This slideshow requires JavaScript.

Todos aqueles que gostem do género ou que já tenham jogado e gostado de títulos anteriores de Mystery Dungeon terão uma experiência familiar, sem nenhuma revolução de jogabilidade e que certamente irá oferecer imensas horas de diversão e exploração. Para aqueles que não estão familiarizados com o género, é recomendado que experimentem primeiro o demo disponível, pois a experiência poderá não ser aquela que estarão à espera.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a Pokémon Mystery Dungeons: Rescue Team DX foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia digital do jogo, gentilmente cedida pela Nintendo Portugal.

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX - Cheio de charme mas não é para todos
Aspecto gráfico fantásticoÓptima banda sonoraHistória cheia de charme
Níveis muito longosRepetitivoNão tem inovação face a títulos anteriores
3.5Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos