Atualmente, jogos são considerados por muitos como uma forma de arte. Conseguem colocar o jogador num mundo completamente diferente, seja pela sua história incrivelmente envolvente ou pelos fantásticos gráficos que nos mostram mundos para além da nossa imaginação. Mas um elemento tão poderoso como a história ou imagem é o áudio. Mesmo sendo um elemento que passa muitas vezes despercebido, quando bem implementado consegue mexer com as emoções de qualquer um de uma forma mais poderosa que qualquer controlo mental. Por esse motivo, arranjar um periférico que não prejudique essa parte da experiência é essencial e é algo que a Razer permite ajudar com o headset Kraken X para consolas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Características

Razer

Razer Kraken X



Peso: 250 g

Tipo de ligação | Fio - Analógica 3.5mm

Comprimento do cabo: 1.3 m

Tipo de auscultador: Over-ear

Frequência de resposta: 12 kHz - 28 kHz

Impedância: 32 Ohm

Sensibilidade: 109dB

Drives: 40mm

Microfone: Cardioide Unidirecional

Controlos físicos: Volume e microfone

P.V.P.: € 59,99

O Kraken X é um dos membros da família de headsets Kraken que foi desenhado de forma a maximizar a sua compatiblidade e praticidade com consolas, seja pelo tipo de ligação, seja pela sua construção leve e flexível.

Este Kraken funciona através de cabo, com uma ligação analógica de 3.5 mm. Os drivers utilizados tem um diametro de 40 mm, personalizados para o equipamento de forma a produzir sons limpos e balanceados, permitindo ao jogador vivenciar tanto a mais forte das explosões como ouvir os mais subtís sons.

This slideshow requires JavaScript.

Os headsets tem uma construção bastante leve e ergonómica, com um peso de 250g e com almofadas suaves e confortáveis que permitem longas horas de jogo sem criar desconforto. Foi dada também especial atenção para aqueles que usam óculos, garantindo que a pressão dos auscultadores não interferisse com as astes dos mesmos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Contam também com um microfone de posicionamento flexível, com captação cardioide, o que faz com que este capture, de forma nítida, os sons que estão à sua frente, ignorando ruídos que existam fora dessa área.

Foi ainda dada uma certa atenção a nível dos controlos, tendo este periférico um controlador de volume e microfone num dos lados, estando estes acessíveis num dos lados do auscultador.

Simples mas eficaz

Os ausculatadores Razer Kraken podem não ser a versão mais entusiasmante da coleção, mas mesmo por isso não deixam de ter o seu mérito. Foram feitos de forma a serem práticos, confortáveis e de forma a oferecer a melhor experiência a um custo relativamente reduzido.

Tendo um aspeto volumoso, a primeira coisa que salta à atenção, depois de os colocar, é o quão confortáveis são. Sendo alguém que utiliza óculos, não é incomum experimentar auscultadores com um volume semelhante e sentir logo o aperto nas astes dos óculos. Esse aperto é algo necessário, principalmente quando falamos em jogos, pois é necessário garantir que os auscultadores se mantenham fixos nos momentos mais agitados. No entanto, os Kraken X conseguem oferecer esse aperto, garantindo um bom isolamento sonoro e sem incomodar os utilizadores de óculos.

This slideshow requires JavaScript.

Ao nível de áudio, os drivers grandes garantem efetivamente um audio claro e agradável. Podendo não ser a experiência que os audiofílicos preconizem, é sem dúvida uma clara melhoria para quem está habituado a usar auscultadores mais pequenos ou de qualidade inferior. O som é nítido e com bastante detalhe, esteja a ser usado numa Nintendo Switch, Playstation, Xbox ou mesmo no PC. Claro que, dado ao facto de utilizar uma ligação analógica, nenhuma plataforma está excluída, sendo possível também utilizar os auscultadores em dispositivos móveis, desde que estes tenham ligação para tal.

No que diz respeito ao microfone, este é fixo, mas bastante maleável, sendo possível ajustar a sua posição com facilidade. No entanto, para aqueles que preferem não ter o microfone saído, não terão muita sorte, tendo simplesmente como opção dobra-lo para fora. Ao nível de qualidade do audio, este está a par dos microfones desta gama, oferecendo uma ótima nitidez e uma elevada qualidade para a sua finalidade.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Algo que é sempre bem-vindo em qualquer tipo de auscultadores é a presença de controlos físicos para volume e microfone e o Kraken X não se esqueceu disto. Do lado esquerdo existem dois pequenos controlos, um controlador de volume e um botão para desligar o microfone. O seu acesso é fácil e não existe forma de os confundir, permitindo rapidamente ao jogador fazer os ajustes que pretende sem a necessidade de interromper a sua sessão de jogo para aceder às definições na consola ou computador. Mesmo sendo um elemento simples, é algo que acaba por facilitar significativamente a sua utilização.

Não sendo os equipamentos mais vistosos, os Kraken X são bastante equilibrados, não apresentando nenhum ponto negativo com muita relevância. O facto de não ser possível retirar o microfone poderá desiludir aqueles jogadores menos sociais.

Patreon

Considerações finais

Os Razer Kraken X são bastante simples nas suas funções, não oferecendo um monte de engenhos ou inovações. Este equipamento foca-se numa simples tarefa e realiza-a na sua totalidade com a qualidade que nos é familiar com a marca Razer.

O elevado conforto aliado à nitidez do áudio, tanto a reproduzir como a capturar, torna os Kraken X uma opção excelente para aqueles que querem aumentar a forma como vivenciam as suas experiências interativas. Adicionalmente, devido ao facto de utilizar uma ligação analógica, aumenta a versatilidade deste periférico tornando-o agnóstico à plataforma.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

This slideshow requires JavaScript.

N.R.: A análise ao Razer Kraken X for consoles foi realizada com acesso a uma unidade do periférico, gentilmente cedido pela Razer.

Sem mais artigos