Os ratos são dos periféricos mais utilizados na nossa interação entre humano e máquina, sendo uma ferramenta que muitos dão grande importância, procurando incessantemente aquele modelo que tenha todas as opções que pretendemos. No entanto, as nossas necessidades vão variando ao longo do tempo. Em certos períodos o ideal é ter um rato com o mínimo possível, eficiente e confortável. Noutras alturas já seria melhor ter um rato com um elevado conjunto de atalhos. Mesmo a própria conectividade procurada pode variar. Muitas vezes uma estável ligação USB seria o ideal, mas noutras vezes uma ligação sem fios é que vinha mesmo a calhar. Não seria fantástico existir uma opção que nos permitisse adaptar essas necessidades sem se adquirir novos equipamentos?

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A pensar nisso, a Razer apresentou-nos o rato Naga Pro, um rato modular que pretende oferecer todas as funções mais procuradas num rato e permitindo que o utilizador possa alterar essas características se assim o desejar.

Razer

Razer Naga Pro


Peso: 117 g

Conectividade - Wireless, Bluetooth e cabo

Bateria: Até 150 horas

RGB: Razer Chroma RGB

Sensor: Óptico

Sensibilidade: 20000 DPI

Velocidade Máxima: 650 IPS

Aceleração Máxima: 50G

Botões Programáveis: 10/14/20

Tipo de Botões : Ópticos

Tamanho: 119 mm x 74.5 mm x 43 mm 

Dock de carregamento: Vendida em separado

P.V.P.: € 169.99

O rato Razer Naga Pro foi feito a pensar na modularidade. Em vez de ser construído a pensar numa finalidade, o Naga Pro conta com placas intermodáveis, com três disposições diferentes, a fim de se adaptar às necessidades, sejam elas trabalho ou jogos. As placas contam com 2, 6 e 12 botões diferentes que, graças à funcionalidade HyperShift, permite duplicar os botões disponíveis.

A nível de conectividade, conta com as tradicionais ligações Bluetooth e por cabo, mas também com a ligação Wireless Razer Hyperspeed, 25% mais rápida que outras opções disponíveis, garantindo a resposta mais rápida com a menor latência possível.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O rato conta com um sensor ótico, com um elevado nível de sensibilidade de 20000 DPI com 99.6% de precisão, garantindo que todos os movimentos são exatos e constantes reduzindo a possibilidade de falhas e aumentando o nível de performance do jogador. De igual modo, os interruptores utilizados nos botões utilizam tecnologia ótica que, devido ao facto de não necessitar de contactos físicos, torna o seu tempo de resposta incrivelmente baixo.

O Naga Pro é ainda compatível com as docks de carregamento da Razer como as incluídas com o Razer Viper Ultimate ou o Razer Basilisk Ultimate.

This slideshow requires JavaScript.

Um rato normal de dia. Um rato de Gaming à noite!

Aqueles que estejam habituados a produtos da Razer conhecem certamente a excelente apresentação e qualidade que todos os seus produtos tem. Desde o material do próprio equipamento até ao material nos elementos mais simples como os cabos, é tido uma especial atenção ao material e detalhe que dificilmente desiludem, mesmo aos mais exigentes. Era algo que estávamos à espera quando recebemos o Naga Pro para analisar. No entanto, é claro que este produto está um nível acima da maioria dos produtos da Razer.

A característica que o distingue dos restantes é a possibilidade de se trocar a placa lateral, permitindo ter disponível um número diferente de botões, cada conjunto pensado para um género específico de jogos. A placa mais tradicional é a que atribui à Naga dois botões extra, muito comuns na maioria dos ratos, sejam eles de gaming ou não, e é pensado para jogos FPS onde não é necessário demasiados atalhos. A segunda opção é uma placa com seis botões dispostos em duas filas de três botões, é pensado para jogos do estilo Battle Royal e MOBA. A última placa tem doze botões e foi pensada para jogos MMO e RTS onde o número de atalhos que os jogadores necessitam de aceder é substancialmente mais elevado.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Cada uma destas placas encaixa na perfeição ao corpo do rato graças a um conjunto de ímanes que garante uma fixação perfeita, mas permite também que sejam facilmente removidas quando necessário. As configurações de cada uma das placas são assumidas instantaneamente no momento que a mesma é conectada, independentemente do número de vezes que se troquem. Para além das funções que podem ser configuradas individualmente, a Razer conta com uma função de HyperShift que permite adicionar uma segunda configuração a cada um dos botões, duplicando efetivamente o número de botões disponíveis.

Ao nível de opções de conexão o Naga Pro tem disponível todas as opções que alguém possa desejar. A ligação por USB, além de ser a mais tradicional, é a que permite o carregamento da bateria interna com uma autonomia de até 150 h de utilização. Já ao nível de ligação sem fios, este periférico pode ser utilizado com a ligação universal Bluetooth ou com a ligação wireless numa frequência proprietária que, de acordo com a Razer, tem uma performance 25% superior face a outras ligações do mesmo género. Estas ligações podem ser alternadas através de um pequeno interruptor na base do equipamento.

O rato Naga Pro é efetivamente um periférico incrível, seja pela sua fantástica flexibilidade em adaptar-se às necessidades do jogador, seja pela sua construção sólida e bastante confortável, contando com o tratamento Chroma que gostamos sempre de ver nos equipamentos da Razer. No entanto, como a grande maioria dos ratos existentes no mercado, este também foi pensado para utilizadores destros, não sendo uma opção para os esquerdinos. Adicionalmente, apesar de ser compatível com docks de carregamento, este não vem acompanhado por nenhuma. Mesmo não afetando a experiência final, seria agradável ter uma incluída.

Patreon

Considerações Finais

Quando recebemos o rato Naga Pro, tínhamos a expectativa que teríamos um produto com a qualidade que estamos habituados aos produtos da Razer. No entanto, ficamos significativamente surpreendidos com o que tivemos a oportunidade de experimentar. Este é claramente um dos periféricos mais eficientes e poderosos da Razer.

O conceito de placas modulares, permite uma elevada flexibilidade de utilização e, apesar de ser pensado para gaming, a possibilidade de aplicar qualquer configuração nos botões acaba por o tornar uma poderosa ferramenta de produtividade para tarefas do dia a dia. Apesar do seu elevado preço, o Razer Naga Pro é uma incrível ferramenta que permite estender a forma como interagimos com a máquina.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise ao Razer Naga Pro foi realizada com acesso a uma unidade do periférico, gentilmente cedido pela Razer.

Sem mais artigos