RSM 00

Análise Razer Seiren Mini

Áudio é uma das componentes mais importantes nos dias de hoje, no entanto é das mais descuradas por uma parte assustadora. Todo o consumidor de conteúdos, consegue tolerar uma imagem que não seja perfeita, mas muito poucos toleram um mau áudio. Adicionalmente, dado que nos dias de hoje temos uma maior interação virtual, seja por estarmos a trabalhar de casa ou dada a facilidade em começar a nossa carreira de streaming, é importante ter atenção a esta componente.

Existem várias opções a um baixo custo mas, na sua maioria, a qualidade fica muito aquém do que muitos consideram aceitável. No entanto, bons microfones costumam estar associados também a um preço elevado e muitas vezes um setup mais complexo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A pensar naqueles que não querem gastar muito mas que querem algo que simplesmente funcione, a Razer apresenta-nos o Razer Seiren Mini, uma versão mini da sua linha de microfones Seiren. Mas será que esta pequena cápsula consegue oferecer uma boa qualidade ou o som será pequeno, tal como o seu tamanho?

Características

Razer

Razer Seiren Mini


Taxa Suportada - 44.1 kHz a 48 kHz

Bitrate - 16 bit

Bateria: Até 150 horas

Cápsula - Condensador de 14 mm

Padrão - Supercardioide

Frequência - 20 Hz a 20 kHz

Ligação - Micro-USB

P.V.P. - € 59.99

O Razer Seiren Mini é um microfone ultra compacto que promete uma qualidade de gravação a nível profissional. Tem um padrão de supercardioide o que significa que ignora melhor os sons ambiente, sendo mais direccionais que padrões cardioide. No entanto, são mais sensíveis a ruídos que estejam localizados directamente atrás do microfone.

Com uma cápsula de 14 mm, promete capturar os sons de uma forma precisa e natural, garantindo uma incrível claridade de áudio com uma fantástica qualidade seja para streaming ou simples chamadas de vídeo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O seu design bastante minimalista e compacto permite que este ocupe o mínimo de espaço possível e seja bastante discreto em câmara. Adicionalmente, torna-se incrivelmente prático de transportar, permitindo que possa ser utilizado em qualquer local.

O microfone utiliza uma base sólida que lhe garante estabilidade mas pode também ser instalado na maioria dos braços de microfone graças ao facto de utilizar um sistema de montagem genérico de 5/8’’. Tem também um shockmount interno, o que ajuda a reduzir os ruídos causados pelas vibrações de toques acidentais. O Seiren Mini necessita unicamente de uma ligação USB, garantindo que está pronto a funcionar sem necessidade de mais nenhum setup.

Pequeno mas muito capaz

Para quem está habituado a microfones condensadores, uma das primeiras coisas que nota quando pega no Seiren Mini é o seu tamanho compacto. Uma pequena cápsula, metade de plástico, metade de metal, que quase cria uma sensação de algo querido que deve ser protegido. Essa cápsula vem acompanhada por uma pequena base que tem um simples sistema de pivot que permite que este se incline subtilmente de forma a ter a melhor posição para capturar o áudio. Mas a questão realmente importante é se o seu aspecto fofo e compacto não irá afectar a parte importante da sua função, capturar áudio.

A verdade é que quando iniciamos os testes ao microfone não se esperava um resultado genial, dado não só ao seu tamanho reduzido mas também ao facto de sabermos que, para oferecer um preço mais baixo é necessário reduzir em alguns componentes. No entanto, quando iniciamos os testes ao microfone ficamos surpreendidos com a sua performance. Mesmo não conseguindo superar microfones de gamas superiores, a qualidade que este pequeno Seiren oferece é das mais elevadas para a gama de preços onde se insere. O som é capturado de forma clara e bastante natural, não apresentando qualquer sensação de processamento interno excessivo. O som capturado tem uma tendência para o mais claro do que para o grave, sendo isto uma característica que pode agradar a uns mas não a outros.

Como foi referido acima, sabemos que para ser possível oferecer um produto barato é necessário reduzir em certos componentes. Sabendo que o áudio não foi uma delas, os mais habituados a trabalhar com microfones rapidamente irão notar o que lhe falta. Uma característica dos microfones USB, que os tornam apelativos a uma parte dos utilizadores, é o facto destes não necessitarem de uma interface de áudio externa para funcionar, tendo a simplicidade de plug-and-play. O processamento é feito no interior do microfone e, devido a isso, muitos têm controlos de áudio no próprio equipamento. No entanto, no caso do Seiren Mini não existe qualquer tipo de controlo, seja para controlar o volume, baixos ou mesmo para fazer mute. Todo esse trabalho deverá ser realizado via software. Contudo, esse facto não irá incomodar o público alvo, ou seja, aqueles que querem algo simples de utilizar e sem grandes complicações.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Um outro ponto que pode ser considerado negativo é o facto da ligação USB que é utilizada ser Micro-USB em vez do mais moderno USB-C. Apesar de não existir qualquer tipo de inconveniente a nível da sua utilização, seria agradável ver mais equipamentos, mesmo aqueles com preços mais baixos, a adoptar a ligação que pretende ser universal.

Patreon

Considerações Finais

O Razer Seiren Mini é claramente uma verdadeira surpresa e um dos microfones com a melhor performance face ao seu preço, sendo indicado para aqueles que querem algo que simplesmente funcione, seja por estarem a começar o seu novo canal de YouTube ou para terem um dispositivo de captura de áudio de melhor qualidade mas sem derreter a carteira.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A falta de controlos físicos para o volume pode ser um factor negativo para uma parte das pessoas, mas a forma como foi afinado para funcionar com os níveis de áudio ideais faz com que seja um equipamento bastante cómodo de utilizar. Adicionalmente, mesmo para aqueles que já tenham um setup áudio bastante elaborado em casa, o Seiren Mini pode ser o companheiro ideal para quando quiserem fazer as suas gravações ou podcasts noutros locais.

Mesmo não sendo um equipamento revolucionário face às várias ofertas do mercado, o Seiren Mini é claramente um concorrente de peso para os microfones na sua gama de preços, oferecendo um design incrivelmente compacto com uma qualidade de captura bastante superior.

N.R.: A análise ao Razer Seiren Mini foi realizada com acesso a uma unidade do periférico, gentilmente cedido pela Razer.