Uma das peças mais importantes na nossa relação entre humano e máquina é o rato. Antes da atual tecnologia de touchscreens e comandos de realidade virtual, este foi o ponto mais tátil que tínhamos para interagir com o mundo virtual. Contudo, apesar das novas formas de interagir com esse mundo, o rato continua a ter uma elevada importância, sendo difícil para muitas pessoas imaginar trocar o rato pelas novas tecnologias para muitas das tarefas que fazem no seu dia a dia. Tarefas essas que poderão ser mundanas e sem necessidades muito específicas, mas outras, como o gaming, exigem uma resposta instantânea e uma performance do mais alto nível.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

E foi a pensar nessas necessidades que a Razer desenvolveu o Viper, um rato ambidestro, de alta performance e extremamente leve que não se preocupa em ser extremamente vistoso, mas sim o melhor que pode ser. Mas será que essas intenções são mesmo atingidas, ou será que acabam por ficar a meio caminho?

Características

Razer

Razer Viper



Formato: True-Ambidextrous


Tamanho:  126.73 mm x 66.2 mm x 37.81 mm (C x L x A)

Peso: 69 g

Conectividade: Cabo USB - Razer Speedflex

Comprimento do cabo: 2.1 m

Sistema RGB: Razor Chroma RGB com 16.8 milhões de cores

Sensor: Ótico

Sensibilidade máxima: 16000 DPI

Velocidade máxima: 450 IPS

Aceleração máxima: 50 G

Botões programáveis: 8

Tipo de botões: Óticos

P.V.P.: € 89.99

Onde comprar: 

Switch Technology

O Razer Viper é um rato de gaming que combina alta precisão e velocidade, garantindo um elevado controlo e uma resposta ímpar. Utiliza switchs ópticos, uma tecnologia que permite registar o pressionar do botão usando feixes de luz infravermelha em vez do tradicional contacto elétrico, garantindo tempos de resposta de 0,2 milissegundos, tornando a sua resposta praticamente instantânea. Além disso, devido à sua forma de atuação garante que não existem clicks indesejados durante a sua utilização.

O sensor óptico com tecnologia Razer 5G, garante uma precisão de 99.4% em qualquer superfície, tendo capacidade para atingir uma incrível sensibilidade de 16.000 DPI.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

De forma a garantir a maior performance, o Viper foi cuidadosamente construído de forma a ter o peso mais baixo de sempre. Adicionalmente utiliza ainda o cabo Speedflex da Razer, um cabo extremamente flexível e leve que é como se não estivesse lá.

Equipado com 8 botões programáveis, configuráveis através do software Razer Synapse, permite que o jogador execute todas as suas macros com uma enorme eficiência.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Performance acima de tudo

O Razer Viper é um rato que prima pela agilidade, focando-se no que é essencial num rato. É algo notório no momento que o começamos a utilizar, pois o seu aspecto é bastante discreto, não tendo o aspecto vistoso de muitos ratos de gaming mas surpreendendo logo no momento que o começamos a usar. O primeiro aspecto diz respeito ao seu peso bastante leve mas, ao mesmo tempo, passando uma sensação de qualidade. Além disso, no momento que o começamos a mover é notório que a precisão é bastante elevada face a um rato mais comum. Sendo um jogador que preferia usar ratos a tender para o pesado por transmitirem uma sensação de maior controlo, fiquei deveras surpreendido com a forma como o Viper se comporta, em toda a sua gama de DPI.

Outro elemento surpreendente é o cabo, um dos pontos de compromisso que garante uma latência praticamente nula, mas muitas vezes acabam por interferir na utilização do periférico. No caso deste equipamento a Razer utiliza o seu cabo Speedflex que tem uma flexibilidade e leveza tão elevadas que é possível por momentos, esquecer que estamos a utilizar um rato com cabo USB, permitindo uma experiência equivalente a um rato sem fios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um factor que se nota que teve bastante atenção na construção do Viper diz respeito ao seu design ambidestro. Uma grande parte dos ratos são construídos a pensar em utilizadores destros, criando alguma dificuldade para aqueles que preferem utilizar o rato com a sua mão esquerda. Aqui isso não acontece, sendo o rato perfeitamente confortável independentemente do lado em que seja utilizado e tendo acesso aos mesmos botões em qualquer dos lados.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Como muitos produtos da Razer, o Viper teve direito ao fantástico tratamento Chroma. Contudo, dado o seu design mais simplista e discreto, o único ponto onde é possível ver o efeito RGB é no logotipo da Razer, que se encontrará tapado pela mão durante a sua utilização. O comportamento do Chroma poderá ser programado através do software Razer Synapse, permitindo que este se adeque ao setup do jogador.

Apesar de muitos utilizadores preferirem que o Viper tivesse um pouco mais de vitamina RGB, a verdade é que isso, juntamente com o seu aspecto, permite que este periférico se adeque a setups que pretendem ser um pouco mais discretos e menos vistosos.

O seu preço tende para o elevado quando analisamos todas as funções que são oferecidas. Contudo, é importante lembrar que mais que comprar funções ou luzes, o valor do Viper vem da sua elevada performance e atenção aos pequenos detalhes.

Considerações Finais

O Razer Viper não é o rato mais vistoso, mas isso é certamente um dos seus pontos fortes. Sendo o seu grande objetivo a performance, a Razer focou todos os esforços e atenção em criar algo flexível para qualquer trabalho e que oferecesse a maior performance e velocidade que um rato conseguisse atingir.

Com um design ambidestro, garante que pode ser utilizado por qualquer pessoa, independentemente do seu lado dominante, algo que nem todos os ratos têm em atenção. Os seus diversos botões programáveis têm a potencialidade de assumir várias macros para os jogos favoritos do jogador mas também a possibilidade de controlar diversas funções do computador, como controlar o volume do áudio ou mesmo alternar entre diversas configurações Chroma.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Sendo um utilizador que preferia ratos pesados por oferecerem uma maior sensação de controlo e qualidade, mudei de opinião após a minha utilização do Razer Viper, um rato que desafiou esses conceitos. Certamente que todos aqueles que queiram um rato versátil, discreto e com uma alta performance não irão errar se escolherem este rato.

N.R.: A análise ao Razer Viper foi realizada com acesso a uma unidade do periférico, gentilmente cedida pela Razer

Sem mais artigos