Temos simuladores de luta-livre, simuladores de futebol, simuladores de voo e até simuladores de condução. Estes últimos São principalmente desenvolvidos com o foco na condução desportiva, deixando de lado aqueles passeios pela costa ou mesmo alguns trabalhos que nos podem deixar um pouco sujos.

O título Spintires chegou para ajudar os entusiastas de outro tipo de condução. O jogo viu a luz do dia em 2014 quando foi publicado pela Oovee Game Studios, o título indie permite-nos conduzir veículos bem diferentes daqueles que temos disponíveis em jogos como Forza Horizon.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Em 2017 chegava ao mercado Spintires: MudRunner, uma versão melhorada do primeiro título e desta vez  já disponível para as consolas Xbox One e PlayStation 4. Desenvolvido pela Saber Interactive e publicado pela Focus Home Interactive o simulador recebe agora a expansão American Wilds.

Jipes, camiões e tratores… todos juntos na lama

Spintires MudRunner: American Wilds é um jogo que simula a condução de vários veículos de uma madeireira nas condições mais adversas e nos locais mais remotos. Tendo tudo para correr bem, o objetivo passa por conduzir veículos como camiões, jipes ou até mesmo grandes tratores em florestas, mas com um grande obstáculo pela frente, lama (nem se esperava outra coisa).

Para completar os mapas, vai ter que conseguir conduzir vários veículos, pois cada um tem perks próprios. Por exemplo, usando um jipe conseguimos ir de uma ponta a outra do mapa mais rapidamente e descobrir pontos de interesse que são necessários para conseguir concluir o mesmo. No entanto, como já dissemos, o jogo simula a primeira fase do processo de transformação de madeira, portanto há algo que não pode faltar: Troncos para transportar, isto se quisermos finalizar o mapa em questão.  Agora imaginem-se a transportar vários troncos com um “pequeno jipe”, provavelmente não iria correr bem por isso o melhor é optarem por um veículo mais lento mais com maior capacidade de carga, um camião por exemplo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Spintires MudRunner: American Wilds é um jogo de simulação, por isso é importante que prestemos atenção a todos os aspetos relevantes e necessários para uma condução nas condições climatéricas e geográficas que encontramos (não esperem encontrar muitas autoestradas). Desde usar o guincho dos veículos para os conseguir tirar da lama até ligar o bloqueio diferencial para conseguir ganhar tração nas rodas quando nos deparamos com um lamaçal.

Como já deve ter reparado, a palavra lama é constantemente repetida, e não é por acaso, pois neste jogo ela é realmente a personagem principal! É incrível a qualidade realística da lama neste jogo. A nível gráfico está muito bem conseguida, mas a física conseguida e a forma como os diferentes veículos reagem em contacto com a mesma, é simplesmente maravilhoso.

Como já referimos, a Saber Interactive traz-nos a nova expansão “American wilds” para o Spintires: MudRunner. Esta expansão vem trazer ao jogo os novos mapas das regiões de Montana e North Dakota, há muito pedidos pela comunidade. Para além dos novos mapas vieram também inúmeros novos veículos. Sendo esta uma expansão com a temática Americana, são também adicionadas marcas icônicas como Western Star, Hummer e Chevrolet.

Porquê ficar preso na lama sozinho, quando o podemos fazer com amigos?

Apesar de Spintires: MudRunner ser um título que pode ser jogado sozinho, passando horas e horas a lentamente atravessar lamaçais, este possui também uma componente online. Dessa forma podemos passar horas e horas a lentamente atravessar lamaçais, mas com companhia… muito melhor.

Fora de brincadeira, Spintires: MudRunner torna-se ainda melhor quando jogado em co-op. Para além de se tornar mais divertido fazer as grandes jornadas com a companhia de amigos, é ótimo ter a ajuda deles para nos tirar o carro da lama. Como seria de esperar quando estamos entre amigos, mesmo num ambiente virtual, rapidamente a coisa começa a descambar, e surgem situações hilariantes.

Considerações finais

Spintires: MudRunner é um título que não será para toda a gente, tal e qual como todos os jogos de simulação. Tem um ritmo de jogo lento, sendo precisas várias horas para conseguir completar um mapa do modo single player.  Caso queira aproveitar aquela hora livre para ir brincar na lama fique a saber que existem também vários challenges que pode fazer, e estes são tipicamente menos demorados.

Ao adquirir o jogo recomendamos vivamente que experimentem modo co-op online, principalmente se o fizer com amigos, pois como referimos anteriormente torna o jogo muito mais divertido. É incrível a cooperação necessária para conseguir sair de uma situação em que temos dois camiões dos anos 60 atolados em lama.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A nova expansão Spintires: MudRunner American Wilds, inclui também todos os DLCs alguma vez lançados para Spintires: MudRunner. Importa também referir que o jogo, quando jogado em Windows PC tem suporte Steam Workshop onde jogadores da comunidade partilham novos mapas e veículos.

Spintires: MudRunner, juntamente com a sua expansão American Wilds, está disponível para Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One e brevemente (27 de novembro) para Nintendo Switch.

Se sempre tive curiosidade de passar horas e horas com lama até aos joelhos, então o Spintires MudRunner poderá ser o jogo para si!

 

N.R.: A análise a Spintires: MudRunner foi realizada com acesso a uma cópia da versão final do jogo cedida pela EcoPlay

Spintires MudRunner American Wilds
Componentes de simulaçãoConfiguração dos veículosComponente física da lama
Poucas opções gráficas (versão PC)Gráficos muito básicos na visão de primeira pessoa (interior dos veículos)
7.5EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos