10 de setembro de 2015 foi a data em que a Nintendo lançou o primeiro titulo Super Mario Maker. O jogo onde o canalizador troca de ferramentas e passa a construtor foi originalmente desenvolvido para a mal-amada Wii U mas contou também com uma versão para a consola portátil Nintendo 3DS.

Quase quatro anos depois chegou a altura da joia da coroa da Nintendo, a Switch, receber Super Mario Maker 2, o titulo já está disponível e leva-nos para um modo historia onde temos que angariar fundos para reconstruir o castelo da princesa Peaches… Mas mais importante que isto, transporta-nos para um mundo onde as aventuras do canalizador italiano passam a ser infinitas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Sem necessidade de DLC’s e apenas através da criatividade de cada um de nós, Super Mario Maker 2 para a Nintendo Switch é o sonho de qualquer fã de Super Mario tornado realidade… Aventuras infinitas com conteúdo que nunca vai deixar de surpreender. Será Super Mario Maker 2 a melhor forma de entrar no universo de Super Mario?

O castelo da princesa Peaches

Sim Super Mario Maker 2, tal como o nome indica, é um jogo que nos leva a construir os nossos próprios níveis de Super Mario. Dentro deste processo de construção temos vários estilos de jogo: Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World, Super Mario Bros.U e ainda Super Mario 3D Worlds… Mas não é só durante a construção de níveis que nos vamos aperceber destes diferentes estilos de jogo dado que os mesmos estão bem presentes dentro do modo história que este novo exclusivo Nintendo Switch nos trás.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O objetivo deste modo história é simples: Reconstruir o castelo da princesa Peaches que, devido a um amigo de 4 patas, foi destruído acidentalmente. Mas nem tudo é simples, o orçamento bateu no fundo e Mario encontra-se sem dinheiro para avançar com o trabalho de construção. Como resolver?

Bem, posso dizer que nunca foi tão divertido arranjar orçamento para uma obra de grande magnitude como é o caso deste castelo. Para arranjar dinheiro (as tão características moedas douradas) a tarefa é simples, ir fazendo trabalhos que podem ser encontrados no lobby desta área de jogo. Quanto maior a dificuldade melhor a recompensa, mas cuidado porque alguns dos clientes podem não ter os melhores interesses em mente…

 

Jogar, jogar e jogar

Super Mario Maker 2 é isto mesmo, um jogo em que podemos jogar durante horas a fio sem nunca nos cansarmos. O conteúdo do jogo está sempre a ser renovado por fãs que deitam mãos à obra e controem sem parar dando ao fãs que só querem jogar, jogar e jogar horas de conteúdo sempre fresco.

Para aceder a estes níveis feitos por amantes de Super Mario Maker 2 basta irem ao menu  e procurar entre os níveis mais jogados, os mais recentes ou mesmo os que tem melhor rating. Ao entrarem num nível vão ter uma pequena descrição bem como a percentagem de jogadores que o conseguiu concluir… Já no fim, ao passarem o nível, podem dar feedback sobre o nível onde dizem gostaram ou não com um simples carregar de botão.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Também no fim de cada um destes níveis vão encontrar uma comparação entre o tempo que vos levou a completar tal etapa e o tempo do jogador que o fez mais rápido… Aqui podem decidir se preferem repetir o nível e melhorar o vosso tempo ou então ficar por ali e escolher um outro nível para jogar.

 

Outra das possibilidades que têm para encontrar níveis é colocar os códigos dos níveis que os vossos amigos fizeram. Por exemplo, na comunidade Nintendo Switch no facebook o tópico oficial de Super Mario Maker 2 já conta com dezenas de códigos para níveis feitos pelos membros desta comunidade. Deixo aqui alguns deles:

 

Diogo Arez – W8G-T1M-17G

André Graça – Y5L-*MJ-GXF

Samuel Sá – P9D-1V6-9KG

Leandro Fontes – KR8-C45-FKG

Lucas Rei Tamos – H43-F63-YGF

Bruno Ferraz (partilhou o nível feito pelo filho de 8 anos) – 6RR-KJF-4PF

Alexandre Santos – G1G-WNR-2PG

Existem mais níveis para explorar feitos pela comunidade ou por outros fãs (podem até deixar o vosso nos comentários). O online de Super Mario Maker 2 é todo um mundo por explorar… Na verdade apenas posso apontar um ponto menos bom a esta vertente de Super Mario Maker 2: Por vezes, quando a jogar online com outras pessoas (vou já já falar do modo co-op), sente-se um pouco de lag principalmente se uma das conexões não for ideal, mas nada que estrague o jogo maravilho que é!

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Existe também um modo cooperativo que pode ser jogado online (Network Play) ou local (aqui apenas nos níveis já “descarregados”). Neste modo podem-se juntar até quatro jogadores e desfrutar dos níveis em conjunto… Mas claro que tem todos os níveis são ideias para este modo de jogo o que faz com que a experiencia acabe por ser 8 ou 80, variando do muito divertido para o nada divertido.

Por fim, sobre este modo, quero apenas indicar que existe a possibilidade de descarregar (ou gravar) níveis para jogar enquanto estamos em viagem sem acesso ao mundo online, mas passar ou não passar tais níveis não vai contar para as vossas estatísticas online nem vão ter a possibilidade de dar o tal feedback que falamos anteriormente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mãos à obra!

Não podíamos deixar de falar da vertente que no fundo dá nome ao jogo: A construção! É neste modo de jogo que podem dar asas à vossa imaginação e criar os níveis mais incríveis para que depois os possam partilhar com o mundo!

Não tendo jogado o primeiro dos Super Mario Maker não consigo fazer uma comparação, caso o possam fazer deixem a vossa experiencia na caixa de comentários, mas este modo para além de nos presentear com 5 estilos de jogo diferentes que, como já dissemos, percorrem 5 títulos do canalizador italiano dá-nos ainda variados cenários que podemos usar para os nossos níveis bem como um grande conjunto de inimigos e outros elementos que podemos espalhar pela nossa criação.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O única coisa que podemos apontar sobre o modo de construção de Super Mario Maker é que será uma boa ideia arranjarem um stylus para vos ajudar na construção pois caso contrario vão acabar por colocar aquele bloco no local errado…

Considerações Finais

Super Mario Maker 2 acaba por ser um jogo para todos os fãs de Mario ou mesmo para aqueles que querem agora entrar no universo Nintendo começando logo por uma das suas principais franquias.

São horas, dias, semanas, meses… Anos de diversão garantidos! Tenham apenas e atenção que sem serviço Nintendo Online o jogo acaba por perder muito da sua componente, ficando apenas com o modo historia para ser jogado.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Super Mario Maker 2 já se encontra disponível em exclusivo para Nintendo Switch e se és fã de Super Mario então posso dizer com toda a certeza que este jogo é obrigatório no teu catalogo de jogos Switch.

 

N.R.: A análise a Super Mario Maker 2 foi realizada com acesso a uma chave digital, para a fase final do jogo, gentilmente cedida pela Nintendo Portugal.

 

Super Mario Maker 2 - Obrigatório para todos os fãs de Mario
Cenários e estilos de jogo variadosDiversão sem fim É um jogo para toda a família
Sem stylus a construção torna-se mais complicadaNecessidade de estar constantemente online para usufruir do jogo a 100%
4.5Valor Total
Votação do Leitor 2 Votos
Sem mais artigos