Chegou ao mercado, pela primeira vez, em 1988 para a Nintendo 64 e contava com personagens como Mario, Luigi, Princesa Peach, Donkey Kong ou mesmo Wario. Com 50 minijogos, maior parte para vários jogadores. Foi assim que começou a franquia de Party Games do nosso amigo Mario.

Mario Party foi o primeiro de 17 títulos que viriam a ser lançados para as consolas da marca Japonesa. Agora, em 2018, estamos aqui para falar do último título da franquia, Super Mario Party chegou para a Nintendo Switch e promete juntar até 4 amigos para momentos de festa mas também de algumas discussões no calor do momento.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Tenho que começar esta análise por dizer que este é o primeiro título Mario Party que me lembro de alguma vez ter jogado. O que torna a missão de comparar este título com outros da mesma franquia uma verdadeira missão impossível. De qualquer das formas penso que seria uma comparação injusta dado que a Nintendo Switch é uma consola completamente diferente de tudo o que o mercado nos apresentou até ao dia de hoje.

Super Mario Party pode ser jogado sozinho ou acompanhado, mas sendo este um jogo de festa o melhor será mesmo fazê-lo com companhia. O título esta disponível para ser jogado entre 1 a 4 jogadores numa única consola ou divididos por duas consolas. Cada jogador usará apenas um joy-con e os botões a serem usados são mínimos dado que grande parte dos jogos utilizam os sensores de movimento presentes nos pequenos comandos da Nintendo Switch. Estes sensores funcionam muito bem, e é impressionante como conseguimos perceber os diferentes tipos de vibração ao mesmo tempo que os comandos percebem os movimentos que fazemos de uma forma bastante fiel. Sei que já vamos tarde para dizer isto, mas a Switch é de facto um substituto à altura para a Wii e para os seus jogos mais “ativos”.

Ao entrar na Party Plaza, e depois de uma calorosa receção, poderá escolher a personagem que quer usar. Pode escolher entre as mais conhecidas personagens da Nintendo, sejam elas os bons da fita como Mario e Luigi ou mesmo os mauzões como é o caso de Browser.

Vários modos um objetivo: Ganhar

Sendo na sua esência um Party Game, Super Mario Party tem difícil tarefa de entreter um grupo de pessoas durante um espaço de tempo que pode ir de 20 minutos a duas horas. E qual a melhor forma de o fazer? Os 80 minijogos ajudam (são mais 30 que no Mario Party original) mas se fossem apenas os minijogos o novo título para a Nintendo Switch poderia acabar por se tornar aborrecido. A receita de sucesso é a criação de 7 modos de jogo diferentes espalhados pela Party Plaza.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mario Party Aqui vamos encontrar-nos com mais 3 amigos, sejam eles de carne e osso ou a AI do jogo, e jogar o modo tradicional de Mario Party. Um dado, um tabuleiro (mais de 10 rondas pode tornar-se cansativo) e muitos minijogos. O tabuleiro é fechado mas tem várias zonas e os jogadores terão que perceber o melhor caminho para evitar obstáculos ou mesmo para conseguir melhores recompensas.

O objectivo passa por conseguir colecionar o maior número de moedas, mas desengane-se caso pense que as moedas são suficientes para ganhar o jogo. A Toadette vai estar em localizações específicas do tabuleiro para lhe vender uma estrela por 10 moedas. Conselho de amigo – compre a estrela. Sem ela não vai conseguir ganhar. Embora a AI do jogo tenha 3 graus de dificuldade aconselhamos a jogar este modo na sua vertente mais pura, com amigos. Afinal trata-se de um jogo de festa!

Partner Party Igual ao modo anterior mas aqui mais propício a discussões. Porquê? Porque aqui vai jogar em pares. Se forem 4 jogadores ficam a jogar 2vs2 o que pode levar a alguns desentendimentos entre colegas de equipa. Mas pensando bem, o que é que é o Party Game sem um pouco de atrito?

River Survival Vista os calções e coloque o colete salva vidas. Aqui o palco é outro. Um rio e 4 amigos a batalhar contra as águas e obstáculos para tentar chegar o mais longe possível. Aqui experimentamos com 4 pessoas e com duas pessoas com ajuda da AI. Aconselhamos a jogar este modo com quatro jogadores, caso o faça apenas com dois fiquem um de cada lado do barco. Caso contrário vai tornar-se difícil, a AI não gosta de remar.

Sound Stage A fama. Deixe a sua personagem subir, literalmente a um palco. Neste modo a grande estrela são os movimentos e capacidade que a consola tem em seguir cada um dos diferentes movimentos que faz com o joy-con. Só para avisar, marchar e andar de cavalo são movimentos completamente diferentes.

Minigames São muitos. São divertidos e alguns vão deixá-lo à beira de um ataque de nervos (para nós foi um prova de culinária). 80 minijogos espalhados por todos os modos de jogo mas que também podem ser encontrados neste modo específico onde terá diferentes formas de experimentar todos os minijogos presentes neste Super Mario Party. Desde cozinhar um pedaço de carne até escalar um mastro de alturas alucinantes.

Online Mariothon Aqui como o nome indica encontra o modo de jogo online, onde pode competir contra os seus amigos que se encontram numa localização diferentes como contra desconhecidos. Sempre em busca da glória e da vitória em cada um dos minijogos que vai encontrar neste modo. Neste modo caso esteja a meio de um minijogo e um dos adversários saia da sessão esse minijogo reinicia com um novo adversário, o que pode cortar um pouco a diversão desse minijogo.

Apenas queremos deixar claro que para jogar este modo precisa de ter uma subscrição ativa do serviço online da Nintendo.

Toad’s Rec Room Se quer algo diferente é aqui que tem que ir. Jogos diferentes e que vão parecer diferentes dependendo de onde joga. Se jogar no modo portátil até a posição (horizontal ou vertical) da consola conta. Se fizer como nós e jogar num monitor UHD a experiência já vai ser outra. Aqui pode jogar baseball ou mesmo divertir-se enquanto tenta destruir o tanque de guerra do seu adversário.

Existem outros modos de jogo, como é o caso do modo Stickers. Mas esses vamos deixar para que vocês descubram, não queremos estragar todas as surpresas.

Considerações finais

Super Mario Party cumpre bem o objetivo, entreter uma festa. São muitos os modos de jogos e muitos os minijogos, o que faz com que mesmo jogando duas ou três vezes numa mesma noite o jogo não se torne cansativo. Certamente que durante a sessão de jogo vai ter momentos de gargalhada e outros mais tensos, principalmente se estiver a jogar o modo Partner Party e o ser companheiro de equipa não for o melhor nos minijogos. Mas tenha calma, mantenha a cabeça fria e respire fundo, é só um jogo (Sim sim, sei que é fácil falar).

Super Mario Party tem o mesmo dom que outros jogos do mesmo género, os chamados Party Games, consegue despertar o melhor e o pior que há em nós. De um momento para o outro o nosso humor pode mudar, seja neste caso por um minijogo menos bem conseguido ou noutros casos por um uma carapaça vermelha em Mario Kart ou, em Overcooked 2, uma cebola mal cortada. Mas é isto mesmo que queremos num jogo de festa: Gargalhadas, caos, emoções a flor da pele e talvez alguns, leves, insultos. Mas no fim todos amigos!

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O único senão deste jogo é a impossibilidade de juntar mais que 4 amigos. Mesmo com duas consolas o máximo de jogadores são 4. Compreendo que ao jogar na consola não seja ideal dividir o pequeno ecrã em mais de 4 mas ao jogar num ecrã mais generoso já se pedia um pouco mais, até porque uma festa acaba por ter mais de 4 pessoas e Super Mario Party é um jogo de festa.

Caso esteja no mercado a procurar um Party Game tem aqui uma ótima opção. Caso seja novo no mundo da Nintendo Switch e esteja a olhar para este jogo por ser fã de Mario mas procura algo para jogar sozinho e até fora de casa olhe para títulos como Super Mario Odissey ou mesmo Mario Kart 8.

Super Mario Party já está disponível em exclusivo para a Nintendo Switch e requer, como indicado, uma subscrição ao serviço Nintendo Online para jogar  o modo Online Mariothon.

N.R.: A análise a Super Mario Party foi feito numa Nintendo Switch com um cópia da versão final do jogo cedido pela Nintendo Portugal.

Super Mario Party
80 minijogosControlos bastante intuitivos Party Plaza recheada de modos de jogo
Impossibilidade de jogar com mais de 4 pessoasModo online reinicia caso um jogador saia da sessão
8.7EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos