Será que deverei responder?

Quase 8:00, está na hora de mais um dia de trabalho. Arranco o sistema operativo e vou verificar os meus e-mails. Respondo aos pedidos da chefe da empresa e abro o sistema de tickets para começar o meu dia de suporte ao cliente, como todos os outros dias. Pessoas que não sabem ligar o bluetooth, clientes que partem os vidros e querem telemóveis novos, memórias corrompidas. Há de tudo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No entanto, recebo um mail com um assunto curioso… A verdade negra sobre a Quasar… Como assim a verdade negra sobre a minha empresa? Faço uma breve pausa e leio rapidamente o mail. Algum maluquinho com a mania da conspiração… já estou mesmo a ver. Ou alguém a tentar fazer phishing… não seria novidade. “Se queres saber a verdade responde a este mail”. Ora pois… Tenho certeza que a seguir tenho de instalar um programa especial para “impedir que continue a ser espiado pela minha empresa”. Nah!

Mas pensando bem… Há certas coisas estranhas aqui… Ou será imaginação minha? Será que deverei responder ao mail? E se este mail for verdade?

O que deverei fazer?

Suporte ao cliente?

Tech Support: Error Unknown é um jogo de um estilo muito peculiar criado por um único programador, Kevin Giguere. Aqui somos um membro de uma equipa de suporte técnico de uma empresa chamada Quasar. Temos disponível um computador virtual que simula um ambiente de trabalho onde temos acesso a um conjunto de ferramentas como correio eletrónico, um manual com os problemas mais comuns e como os resolver, leitor de música, um explorador que nos permite aceder a várias páginas entre outras ferramentas que, caso as condições certas sejam atingidas, podem ser desbloqueadas permitindo novas formas de se jogar.

Conforme a história avança descobre-se um conflito entre um grupo de hacktivistas e a empresa para o qual o jogador trabalha. Cabe ao mesmo decidir se quer confiar na empresa e continuar a progredir na carreira, juntar-se secretamente aos hacktivistas e ajudar a acabar com a empresa, ajudar a polícia a descobrir quem é que está a dizer a verdade ou decidir seguir os seus próprios objetivos ignorando o que se passa.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No entanto, independentemente do objectivo final do jogador, é necessário continuar a dar suporte aos clientes a fim de se ter acesso ao computador que estamos a utilizar. Por cada problema resolvido é dada uma recompensa monetária que varia de acordo com a performance da sua resolução.

O dinheiro tem um papel importante para o desenvolvimento da história sendo a sua gestão vital para se ter acesso às escolhas necessárias para o nosso objectivo. O jogador terá várias decisões como melhorar o sistema o que lhe permite ser mais eficiente a resolver os problemas, levando a um aumento do bónus monetário nos dias seguintes, dar o dinheiro ao seu irmão para ele tratar da mãe e ainda poderá ser necessário dinheiro para outros fins.

Toda a interação social do jogo é feita através de textos já definidos. Durante a assistência técnica temos disponível conjuntos de textos que podemos usar para perceber qual o problema, sugerir procedimentos para o cliente tentar ou oferecer outras soluções para esses problemas. No entanto, nem todos os problemas têm solução ou nem todas as soluções estão disponíveis para todos os clientes. Escolhendo as opções erradas vai aumentando o desagrado do cliente que poderá fartar-se e dar uma má pontuação ao serviço o que poderá resultar num despedimento.

Mesmo com esse risco é sempre divertido sugerir ao cliente desligar e ligar o equipamento para todos os problemas mesmo quando é simplesmente um ecrã partido.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Cada cliente tem uma personalidade definida. Alguns são bastante simpáticos e compreensivos, outros extremamente exigentes. Uns mais aptos para utilizar tecnologia que outros. As personalidade dos clientes são bastante diversas o que cria uma dinâmica de jogo interessante, tendo o jogador de adaptar o tipo de questões que coloca ao tipo de cliente que tem à frente. Mas mesmo com esta variedade de personalidades, ao fim de umas horas de jogo é fácil decorar quais as questões que devem ser colocadas a fim de se concluir o suporte.

Caso o jogador consiga progredir o suficiente na empresa o tipo de suporte vai aumentando de complexidade passando a ser mais do que respostas automáticas, sendo possível desbloquear telemóveis, localizar a posição geográfica do telemóvel, instalar software entre outras coisas.

Em contraste à conversa interactiva do suporte ao cliente, os emails são automaticamente preenchidos com o texto que o jogo acha mais apropriado no momento, não havendo possibilidade de se escolher que tipo de mensagem se pretende enviar mesmo sendo a uma mensagem mais antiga. Este pormenor tira um pouco a imersão do jogo não só por não dar a possibilidade de escolha no tema do mail a fim de explorar a reação das personagens mas também por situações em que queremos passar uma informação específica a um personagem mas não temos essa possibilidade pois não está simplesmente programada.

A dualidade do positivo e negativo

Mais que um jogo, Tech Support é uma história que é vivida na primeira pessoa e onde o jogador tem o poder de decidir como quer que a mesma se desenvolva. A história é bastante interessante, criando um ambiente de desconfiança constante em que coloca o jogador a questionar quem estará a dizer ou não a verdade, se deverá ou não confiar e o que será mais correcto fazer. Tudo isto enquanto continua a dar suporte a todos os clientes.

Contudo, o ritmo a que a história se desenvolve nem sempre parece ser o mais apropriado. Algumas ações aparentemente significativas demoram bastante a ter efeito, passando vários dias antes que as mesmas tenham efeito. Apesar de não ser problemático da primeira vez que se faz o jogo, estando o jogador ainda a aprender e a saborear o jogo, torna-se bastante aborrecido ter de repetir todo o processo caso se pretenda chegar a um ponto específico da história.

O jogo conta com mais de 20 finais diferentes, consequência de todas as ações tomadas durante o jogo. Isto garante que não só cada jogador terá uma experiência diferente mas também serve de incentivo a repetir o jogo para descobrir os outros finais.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No entanto, não existe forma simples de se avançar para um ponto específico da história para se experimentar os efeitos de outras opções. O jogador é obrigado a repetir tudo até ao ponto que pretende e, aliado à lentidão de desenvolvimento da história, ao fim de três ou quatros finais a maioria dos jogadores não terá interesse em descobrir os finais em falta.

Mesmo com o modo acelerado que fica disponível após concluir o jogo a primeira vez, a repetição das tarefas torna o jogo demasiado monótono e aborrecido não sendo suficiente para cativar o jogador a experimentar os diferentes finais.

Encerrando o sistema

Tech Support: Error Unknown é uma experiência bastante própria e não é, claramente, uma experiência muito divertida para a maioria dos jogadores. As tarefas repetitivas, história com desenvolvimento lento e uma mecânica de jogo aborrecida são pontos negativos suficientes para afastar qualquer pessoa deste tipo de jogo.

No entanto, o conceito e vastas possibilidades da história são cativantes o suficiente para que alguns, eu incluído, adorarem o jogo. Existe algo cativante em gerir as diversas tarefas, tentar manter uma aparência enquanto se tenta ultrapassar as barreiras de segurança da empresa e experimentar diversos comportamentos para atingir os diferentes finais. Todos aqueles que jogaram e gostaram do antigo jogo Uplink vão, sem dúvida alguma, gostar deste jogo.

Infelizmente, independentemente da paixão que possa ter pelo jogo não me é possível recomendar-lo a todos os jogadores. Foi feito com paixão e tem muitos pontos bem feitos, sendo um  conceito bastante interessante. No entanto o jogo não se encontra suficientemente desenvolvido a fim de o tornar uma experiência agradável de se repetir constantemente. Ao fim de poucas horas é possível saber quais as questões a colocar para se ir avançando no jogo tornando-se mais uma tarefa de repetição que uma experiência. O potencial está lá mas não foi atingido em toda a sua capacidade.

O título Tech Support: Error Unknown já se encontra disponivel na loja Steam.

N.R.: A análise a Tech Support: Error Unknown foi realizada num Lenovo Legion Y720 com uma chave de acesso à versão final do jogo gentilemente cedida pela Iceberg Games

Tech Support: Error Unknown
Muitas opções para se fazerVários finais para se desbloquearPersonagens carismáticos
Mecânica repetitivaAborrecido repetir o jogo para ter todos os finaisInteratividade limitada
7EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos