tennisworldtour 2

Análise Tennis World Tour 2

Num ano bastante atípico no mundo do desporto, o Tennis não é exceção com os habituais Grand Slams a serem realizados fora da época habitual ou simplesmente cancelados. Para terem uma ideia, um dos mais conhecidos Grand Salms – Roland Garros – que geralmente começa no fim do mês de maio, teve início no fim de setembro onde as condições meteorológicas já são diferentes e os tenistas já se vêm obrigados a jogar de manga comprida. Mas bem, voltando ao que aqui nos traz… vamos pegar na raquete e mergulhar de cabeça no mundo do Tennis com o recém-lançado Tennis World Tour 2. 

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Se são fãs de Tennis e esta está para ser a vossa primeira experiência a jogar um qualquer titulo do desporto na consola ou PC, não se preocupem porque Tennis World Tour 2 vem equipado com um excelente treinador em forma de tutorial, onde tudo é explicado e onde, depois de terminado, nos ficamos a sentir capazes de partir à aventura contra outros jogadores online ou até mesmo atletas bem conhecidos no modo carreira.

Modos de jogo para todos os gostos

Em Tennis World Tour 2 vamos encontrar diferentes modos de jogo, que acabam por conseguir agradar a qualquer tipo de jogador. Temos o modo exibição, o modo torneio, carreira e ainda o modo online.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

  • Modo Exibição – Aqui, tal como o nome indica, temos a possibilidade de exibir os nossos skills. Ao inicio escolhemos o modo de jogo, individual ou em pares, e depois teremos que escolher um dos tenistas entre nomes como Nadal, Thiem, Federer ou até mesmo antigos jogadores como Kuerten e Safin (disponíveis no Pack of a Legend). Do lado do tennis feminino temos nomes como Ashleigh Barty e Petra Kvitova. Antes de partirmos à ação escolhemos cartas que são usadas como boost para as nossas habilidades, estas cartas estão divididas em quatro categorias: vigor, força, precisão e agilidade.
  • Modo Torneio – Aqui temos a possibilidade de escolher entre fazer o bem conhecido Roland Garros e tentar ganhar um Grand Slam ou então criar o nosso próprio torneio onde podemos escolher quase tudo, desde o campo até ao número de sets. Para além disso temos ainda algo bastante interessante, um modo onde começamos a participar num torneio que se inicia durante o tie break dos quartos de final e onde temos que derrotar o adversário ao atingir pelo menos 10 pontos com dois de intervalo para o nosso oponente.
  • Modo Online – Aqui vamos encontrar vários “sub-modos”, desde a partida rápida onde escolhemos o jogadores e somos colocados frente a frente com um adversário. Podemos ainda, com adversário escolhido pelo jogo, ter a possibilidade de escolher o campo, número de sets e restantes regras, tal como no modo torneio. E por fim, temos a possibilidade de competir numa liga online onde temos 10 partidas para tentar subir de divisão enquanto vamos ganhando algumas recompensas… um modo bastante interessante onde o principal objetivo é tornar o jogo menos cansativo que um modo carreira ou modo torneio onde competimos contra  a AI do jogo.
  • Modo Carreira – Talvez o modo mais completo de todo o Tennis World Tour 2. Tal como noutros jogos desportivos, aqui temos a possibilidade de criar de raiz o nosso atleta. Com bastantes opções de personalização, tanto visuais como ao nível de estilo de jogo preparem-se para gastar algum tempo neste processo de criação. Depois disto cabe-nos a nós escolher onde queremos começar: como Júnior ou diretamente nos Grand Slam. Enquanto que o primeiro nos deixa repetir as partidas, que por sua vez são mais curtas, o segundo faz com que joguemos a partida completa e sem ajudas.

O modo carreira pode tornar-se bastante interessante, principalmente ao começar por baixo para assim evoluirmos como atleta e subir no ranking para chegar às categorias maiores e participar nos grandes torneios da modalidade. Claro que se quiserem começar logo como tenista adulto podem participar em algumas competições, mas não todas. Primeiro há que ganhar pontos no ranking… no mundo do Tennis não há cá atalhos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Durante a carreira temos que gerir bem o cansaço do nosso jogador, para assim conseguirmos estar com boa capacidade física e jogar ao mais alto nível. No menu deste modo podemos escolher participar em torneios menores ou ate mesmo eventos de caridade e treinos. Cuidado porque cada torneio pode variar nos prémios e também no custo de entrada… temos mesmo que pensar em tudo.

Mas, vale a pena?

Na nossa modesta opinião, opinião essa cheia de bolhas nas mãos de tanto segurar na raquete, este Tennis World Tour 2 é um dos melhores jogos de Tennis atualmente disponíveis no mercado. O título não se torna cansativo e permite-nos estar umas boas horas agarrados ao comando err… raquete, principalmente no modo carreira e no modo de ligas online.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A nível gráfico o caminho apresentado pela Breakpoint é o caminho a seguir. No entanto, Tennis World Tour 2 apresenta ainda alguns problemas de performance, principalmente quando existem alturas mais rápidas durante os encontros. Encontros esses que podiam contar com mais torneios oficiais e mais jogadores, quando pegamos num qualquer titulo desportivo queremos ver nomes conhecidos, não o contrário. Por fim, importa referir que embora um dos melhores modos é o modo carreira, mas mesmo assim este poderia estar mais completo, faltam alguns pontos-chave que vimos noutros modos carreira de diferentes jogos que tornariam este Tennis World Tour 2 num jogo obrigatório para os amantes da modalidade.

patreon

Considerações Finais

Sabemos que não é fácil fazer um jogo de Tennis perfeito, são muitos torneios durante o ano e ainda mais jogadores, com o seu estilo muito próprio como, por exemplo, Rafael Nadal que cada vez que vai servir demora 2 dias a fazer o ritual dele, mas este Tennis World Tour 2 esta interessante e será uma boa adição à biblioteca de jogos dos amantes do desporto.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Claro que é um jogo que vos vai dar muita dor de cabeça, até conseguirem estar mestres ao ponto de acertar em cada uma das bolas com o timming perfeito… tarefa que será nada fácil. Esperem encontrar um jogo que vos vai fazer soar (das mãos) no vosso caminho para o topo do Tennis mundial onde poderão competir taco a taco com nomes como Roger Federer e Rafael Nadal.

nota 3
Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ Modo online bastante interessante

+ Inclusão do torneio Roland Garros

+ Bom tutorial de aprendizagem 

– Poucos torneios oficiais

– Modo carreira é interessante, mas podia ser bem melhor. 

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a Tennis World Tour 2 foi realizada numa Playstation 4 com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente cedida pelo Upload Distribution.