Artigo por: Carlos Silva

Se sempre sonhaste ter o emprego destes 3 estarolas? Ou pelo menos ter essa experiência uma vez na vida? Se sim este artigo é para ti… Felizmente agora já podes. Ok, não te podes sentar num Ferrari ou num Porsche mas podes conduzir um destes supercarros na tua consola favorita enquanto estás confortavelmente sentado no teu sofá.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Se és uma daquelas pessoas que te imaginavas na pele de um dos três apresentadores do programa da Amazon, Grand Tour fica a saber que agora já podes ter uma pequena experiência de como é estar na pele de James May num dos episódios de Grand Tour. Esta experiência chega com o novo jogo do Amazon Games StudioThe Grand Tour Game.

Durante o decorrer do jogos vamos poder ter uma breve experiência de um episódio em cada uma das duas primeiras temporadas sendo que numa delas vamos poder correr nas estradas Algarvias e até no autódromo internacional do Algarve. Para além destes dois primeiros episódios, o jogo vai dar principal destaque á temporada agora no ar, a terceira. É a primeira vez que um jogo de corridas entra na aventura de lançar o jogo por episódios, como aconteceu por exemplo com Hitman. Neste The Grand Tour Game vamos tendo acesso a novos desafios à medida que vão saindo os episódios a cada sexta-feira. Nos episódios que já saíram desta temporada vamos poder disparar contra placas enquanto andamos em cima de carrinhas ou mesmo tirar fotos a animais… e não menos importante conduzir os mesmos carros que os três apresentadores conduzem  nos challenges e no Eboladrome.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Outro aspecto interessante é que ao conduzir os diferentes carros conseguimos descobrir as diferenças de condução de cada um deles, bem como as diferenças de tração que cada um tem, fazendo deste jogo não só um arcade com ligação a uma série televisiva mas também trazendo à acção também um pouco do que os simuladores de condução nos oferecem. Onde, por exemplo, temos que adaptar o nosso estilo de condução para cada um dos carros.

The Grand Tour Game tem duas vertentes, a mais interessante será aquela em que estamos a ver os episódios normais da série e a qualquer momento somos chamados a vamos podendo participar e vestir a pele de um dos apresentadores para fazermos certas provas ou corridas. A segunda vertente, oferece duas opções uma com o nome de Face Off onde temos a oportunidade de escolher uma pista e um carro para competir. Já a outra opção, Grand Prix, dá-nos a oportunidade de escolher  um conjunto de pistas e um carro e assim fazer um campeonato contra o famoso Stig e os outros dois apresentadores que não escolhemos no início deste Grand Prix.

Terá The Grand Tour Game o que é preciso para satisfazer os fãs?

Pessoalmente há muito que sou grande fã dos três apresentadores e do trabalho que tem feito até aqui. Como é de esperar  já há muito que ansiava por um que me deixasse experienciar um dia de Grand Tour. A nível gráfico o este título do Amazon Games Studio apresenta bons resultados, tanto durante o  gameplay como nas cutscenes conseguimos perceber que existe muitas horas de trabalho por detrás deste título, mas terão sido suficientes?

Os detalhes dos carros estão a um nível fantástico… mas não posso deixar de dizer que houve certos aspectos que não gostei do jogo. Alguns deles incompreensíveis, o título só tem uma câmara disponível, situada num plano superior na parte exterior do carro, tal e qual como nos jogos que jogava há uns bons 15 anos atrás. Isto talvez fosse para dar a ideia de que estaríamos a ver uma continuação do episódio mas até nos episódios temos mais câmaras disponíveis. Provavelmente esta fórmula foi encontrada pelo estúdio para conseguir lançar o jogo a tempo da terceira temporada, mas porque não esperar e apresentar algo mais completo?  

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Outro aspecto que penso estar a falar neste The Grand Tour Game é o facto de não podermos mudar os settings dos carros, coisa que os três apresentadores fazem com alguma regularidade para testar os carros em todas as formas possíveis… como por exemplo desligar o controlo de tração para realmente sentir a potência do carro nas curvas.

Carros para todos os gostos

Como já referi anteriormente este título tem presentes episódios das três temporadas, durante estes episódios vamos poder conduzir nos mais diferentes cenários carros que maior parte de nós apenas teremos em sonhos. Drag Races com hipercarros como o Mclaren P1, o Porsche 918 Spyder ou mesmo o Ferrari La Ferrari… Lamborghini Aventador S e fazer algumas corridas em estradas suíças, até mesmo uma prova de hill climb ou o acidente de Richard quando seguiu em frente numa curva… aquele que deixou o apresentador com algumas “marcas de guerra”.

Considerações finais

Tudo isto e muito mais está disponível para quem entrar na aventura deste The Grand Tour, espero agora pelos próximos episódios e quem sabe por uma quarta temporada com mais desafios, mais carros e porque não mais câmaras?

Mesmo com alguns erros, que poderiam ser evitados caso o título tivesse um lançamento mais tardio, no fim de experimentar o jogo fiquei ainda mais entusiasmado com a série e com a possibilidade de estar na pele dos três apresentadores que dão a cara por Grand Tour…  este tipo de trabalho está apenas disponível para alguns sortudos por isso terei que ficar apenas pelo jogo. Já não é mau!

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O titulo está disponível em formato digital para PlayStation 4 e Xbox One. Dado que o Amazon ainda não tem uma plataforma exclusiva para o nosso país, a única forma de adquirir o título é através das lojas virtuais da vossa consola favorita.

N.R.: Esta análise foi realizada numa PlayStation 4 com acesso a uma cópia digital do jogo adquirida pelo autor do artigo.

THE GRAND TOUR GAME
Qualidade do trabalho gráficoTransições entre os videos e as partes jogáveisMaior imersão devido ao gameplay com vozes dos apresentadores
Sem possibilidade de mudar a câmara de gameplay Sem possibilidade de mudar definições nos carrosApenas um episódio nas duas primeiras temporadas
6.5EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos