A Electronic Arts volta a lançar uma expansão para The Sims 4. Inicialmente lançado em 2014, o sandbox da Maxis já conta com 31 DLCs, incluíndo a sua oitava expansão: Discover University.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para alguns, é a expansão que mais esperavam em The Sims 4, mas será que corresponde às expectativas?

Com esta expansão chega um novo mundo de possibilidades para os nossos Sims, Britechester é a cidade que acomoda a Universidade de Britechester e o Instituto Foxbury. Tal e qual como no mundo onde vivemos, ao completarem um curso o vosso Sim terá vantagem quando concorrer a trabalhos, avançando imediatamente para os níveis 3 ou 4 de uma carreira. Para além das aulas onde a vossa conduta afetará a nota final do vosso Sim, poderão participar em atividades extracurriculares, incluindo grupos de estudo ou equipa de futebol e eSports… sim os eSports chegaram aos simuladores.

Esta expansão apresenta tantas opções para diversificar o gameplay que temos que admitir que é uma das nossas grandes favoritas no mundo The Sims.

Build Mode 

Focado em promover o espírito académico, o Build Mode apresenta vários objetos com esse propósito. No entanto, foi difícil identificar um estilo de arquitetura e decoração, algo facilmente identificável no game pack The Sims 4: Realm of Magic, lançado em setembro. Contudo, após descobrirmos que o nosso Sim pode ficar numa residência universitária ou numa propriedade privada, as opções começam a fazer mais sentido. Para residências, infelizmente os objetos aparentam ser de menor qualidade, com linhas básicas. Contudo, acomodação privada acarreta um custo na propina do vosso Sim, mas também traz objetos mais robustos e duradouros.

Para aqueles que adoram criar novas estruturas, notem que as residências só podem acomodar 10 Sims e que o jogo não permite instalar fogões em households que incluam um estudante universitário, seja esta habitação uma residência ou casa privada, o que acaba por ser frustrante. Se estiverem a jogar com um novo Sim, a vossa skill em culinária será nula, o que pode levar a fogos quando tentam cozinhar pela primeira vez. Contudo, se estiverem a jogar em estilo legacy, muito provavelmente o vosso Sim já desenvolveu e melhorou essa skill, portanto por que é que temos que nos sujeitar a comida de micro-ondas durante todo o nosso curso universitário? Em contrapartida, se viverem com outros estudantes, comida aparece miraculosamente e de forma regular. Há 50% de hipótese que sejam bolos… quem nunca?

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

The Sims 4: Discover University trouxe algo inesperado: um novo meio de transporte. O vosso Sim pode agora deslocar-se de bicicleta. Este novo veiculo de duas rodas pode ser adquirido através do Build Mode ou nas lojas universitárias. Andar de bicicleta aumenta a felicidade do vosso Sim (acreditem, vão precisar!), mas continuarão a passar pelos mesmos loading screens quando estão a mudar de propriedade, seria interessante poder ver o Sim a passear pelo mundo na sua bicicleta… mesmo sem conseguirmos interagir.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Criar o vosso Sim

Novas roupas, novas tatuagens, novos penteados. A oitava expansão do The Sims 4 não traz muitas novidades em relação ao modo Create-A-Sim, também chamado de CAS. Uma das surpresas neste modo foi a introdução de piercings, sendo que esta adição é muito bem vinda já que nos deixa dar uma personalidade muito própria ao nosso Sim e aumenta as possibilidades criativas dos Simmers. 

Acreditamos que a equipa de Sim Gurusse tenha focado em dois tipos de estudantes: casual e business casual. O vosso Sim pode ir para as aulas de calças de fato de treino ou estar impecável na sua gravata. É uma que as novas opções do modo CAS se foquem muito mais nos Sim do género feminino já que estes têm muitos mais escolhas no que toca à personalização do vestuário quando comparados com os Sim do género masculino. A parte boa é que podem escolher vestir o que quiserem, pois, o jogo não põe limitações na altura de criarem ou mudarem o vosso Sim.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

É difícil perceber se falta algo aos 121 novos itens do modo CAS, mas fica a questão: qual foi a inspiração da equipa The Sims para esta expansão? Ou será que simplesmentente pensaram no quão caótica é a vida universitária e criaram um pouco de tudo?

Este slideshow necessita de JavaScript.

O gameplay que nos fez querer jogar

É no gameplay que está a razão para a nota dada a The Sims 4: Discover University. Incrível! Antes de se candidatar à vida académica, o vosso Sim pode candidatar-se a bolsas académicas que ajudarão nos custos do curso universitário, usando um computador ou através da caixa de correio. Após alguns dias, receberão novidades e aí sim, podem escolher o vosso destino académico: Universidade de Britechester ou o Instituto Foxbury. Ambos apresentam cursos semelhantes mas com distinções académicas diferentes e a nota do vosso Sim na vida escolar irá influenciar as vossas hipóteses.

Depois da candidatura, fica a ânsia dos resultados, mas que é resolvida em poucos dias. Após serem aceites, poderão então escolher o curso e as aulas que irão frequentar em cada semestre, com um máximo de quatro créditos por semestre. Os semestres têm a duração de uma semana (tempo Sim), e precisam de 12 créditos para concluir o curso. Podem ainda escolher cadeiras do curso ou optativas para atingirem esse número.

Com a nova expansão que nos leva para a vida académica, saber rentabilizar o nosso tempo é um dos elementos chave! Podem escolher por fazer o máximo de créditos por semestre e ter pouca (ou nenhuma…) vida social, ou terem um semestre mais relaxado e descobrir mais sobre a várias atividades extracurriculares, ou juntarem-se a uma sociedade secreta (se a descobrirem)!

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Durante a nossa experiência, podemos admitir que é difícil conciliar tudo, cada aula tem trabalhos de casa que, ao serem completos antes da próxima aula, irão ajudar o vosso Sim a atingir a nota máxima. Para além disso, certas aulas requerem uma apresentação, ou um exame no fim do semestre. Como podem ver, ao decidirem fazer quatro créditos por semestre vão ter dias bastante ocupados, o que pode fazer com que seja complicado explorar as outras possibilidades do novo mundo de Britechester ou mesmo trabalhe em part-time. 

Para finalizar, a expansão Discover University trouxe também três novas carreiras: professor, engenheiro e advogado. Como falámos em cima, há determinados cursos que irão ajudar na progressão na carreira do vosso Sim… mas primeiro, é explorar tudo o que a expansão tem para oferecer, viver o espírito universitário até ao último dia e depois, então, entrarem na vida de Sim adulto.

Considerações finais 

The Sims 4: Discover University é uma das melhores expansões que já jogámos. Só em termos de gameplay este DLC traz todo um mundo de possibilidades que garante que diferentes Sim nunca terão a mesma experiência, levando a que este jogo com cinco anos não se torne repetitivo ou mesmo aborrecido para os jogadores.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Como em todos os jogos, há pontos que podem ser melhorados ou tidos em maior consideração para futuros updates (ex.: modo CAS para Sims do sexo masculino), mas acreditamos que esta é a melhor das oito expansões disponíveis para The Sims 4.

N.R.: A análise a The Sims 4: Discover University foi realizada em Windows PC com acesso a uma cópia da expansão, gentilmente cedida pela EA Portugal.

The Sims 4: Discover University - A melhor das 8 expansões 
Excelente experiência de gameplayNovas carreiras
Falta de diversidade no modo CASEcrã de carregamento sempre que mudamos de uma habitação para outra, mesmo ao usar a bicicleta.
4.0Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos