The Sims 4 já conta com mais de 30 DLCs, entre expansões, packs e pequenas adições de conteúdo. Mas não se preocupem porque não vai ficar por aqui, a Electronic Arts lançou mais uma expansão para o seu sandbox onde os jogadores são convidados a participar em várias atividades amigas do ambiente. Eco Lifestyle, lançado no dia 5 de junho, apresenta um novo mundo, novos traits e aspirações e claro, novas adições aos menus de Create-A-Sim e Build Mode.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas será que a expansão The Sims 4 Eco Lifestyle tem o que é preciso para cativar os jogadores, mesmo depois de já terem comprado mais de 30 DLCs?

Focada no meio ambiente, esta nova expansão apresenta novas possibilidades e informações aos seus jogadores que levam a uma maior consciência ambiental. O novo mundo de Evergreen Harbor tem três bairros, cada um com diferentes níveis de pegada de ozono. No total, o mundo compõe-se de 11 lotes residenciais, 2 apartamentos com duas residências cada um e 4 lotes comunitários, mostrando este foco na comunidade e na união para um mundo melhor.

Assim que escolherem uma nova habitação, os jogadores irão reparar que a pegada de ozono desse bairro é diferente dos outros, mas não vale a pena mudar logo de seguida! Se começarem o vosso jogo no Port Promise, com um ambiente menos favorável, vão conseguir mudar essa “pegada de ozono” através de ações sustentáveis e com a ajuda da vossa comunidade. Para além destas ações em comunidade, poderão também votar em planos de ação mais positivos para o ambiente. Dependendo disto, a vossa pegada de ozono pode ser alterada e subir para verde. Com isto, os jogadores, verão mudanças nos lotes e no ambiente que os rodeia: as ruas estão limpas, espaços verdes aparecem e de repente, conseguem ver as nuvens.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Imaginando que o mundo de Evergreen Harbor não é bem a vossa onda, fiquem descansados. Todos os mundos têm agora a indicação de impacto ambiental (neutro) e vocês podem mudar os vossos bairros. Por exemplo, vamos voltar a imaginar, desta vez que vivem em Willow Creek, para proceder às alterações podem ir à caixa de correio com o vosso Sim, e exercer o poder de voto para que as novas iniciativas entrem em vigor. Isto faz com que a expansão acabe por trazer algumas alterações a todas as outras que podem já ter comprado no passado.

Uma nota que queremos deixar: Evergreen Harbor, e por extensão Eco Lifestyle, é o primeiro mundo em The Sims 4 com dois casais não heterossexuais (de origem). Os Sims Gurus (equipa de devs que trabalham em The Sims 4) sempre foram bastante expressivos e empenhados em aumentar a diversidade presente no jogo, e achamos que isto é um importante passo a tomar.

Vamos criar o nosso Sim

Com um grande foco nos três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), são vários os itens de roupa que apresentam remendos ou um estilo mais descontraído e um pouco hippie até.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As novas aspirações são quase um tutorial para as novas atividades: Master Maker e Eco Innovator. A primeira, tal como o nome indica, foca-se no fabrico de novos itens, através de objetos reciclados; a aspiração Eco Innovator inspira-se nos Green Warriors com um foco nas energias renováveis e no poder da comunidade para mudar o meio ambiente. Um dos objetivos desta segunda aspiração relaciona-se com a nova profissão de Engenheiro Civil (Civil Designer). Se esta for a vossa profissão, preparem-se para estar diretamente envolvidos no planeamento de soluções para problemas ambientais e falar com a comunidade para criar um melhor mundo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para além das aspirações, temos quatro novos traits, todos eles focados no meio ambiente:

  • Freegan Sims rejeitam o consumismo e preferem reduzir os seus gastos o máximo possível – remodelar a casa através do menu Build Mode vai deixá-los tensos e infelizes por algumas horas.
  • Green Fiend é um trait conveniente para os nossos futuros engenheiros civis, para Sims que preferem viver em mundos mais verdes e estão dispostos a trabalhar por isso.
  • Maker é deal para Sims com a aspiração Master Maker. Estes Sims ficam felizes quando estão a criar novos objetos, sejam eles velas, tapetes, entre outros.
  • RecycleDisciple, tal como o nome indica, estes Sims gostam de reciclar e de explorar o mundo por itens usados que podem ser renovados e reutilizados nos seus lotes. Se estes Sims não reciclarem algo durante alguns dias, tenham cuidado já que podem lembrar-se de reciclar um dos vossos objetos só porque sim…

Construção 

Não há muito para dizer, apenas que os novos itens são fantásticos, com inspiração na madeira e plantas, muitas plantas! Para além dos objetos focados nas energias renováveis, temos bastantes estantes e várias partições com plantas. Um dos nossos objetos favoritos é o novo jardim vertical, que ajuda a poupar espaço em lotes mais pequenos e para além disso ajuda os vossos Sims a plantarem o que comem, reduzindo assim o impacto ambiental… ótimo para o vosso bairro!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como é que foi começar uma nova vida em Eco Lifestyle? 

Temos que admitir – no início, The Sims 4 Eco Lifestyle parecia ser mais uma expansão que após uma semana ia ficar esquecida na nossa biblioteca. Contudo, quanto mais jogávamos, mais gostávamos dos novos hobbies e do facto de o nosso Sim ter um impacto visível na comunidade. Aquilo que queríamos que acontecesse, por exemplo, mais espaços verdes ou uma modernização no bairro, acontecia (com os votos necessários!). Para votar, precisamos de influence points que ganhamos através de comunicação com outros Sims por exemplo. De repente, o nosso Sim estava em todos os bares, a dizer olá e a criar a sua rede de contactos para ganhar pontos suficientes para votar no plano que queria em ação.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Outro ponto importante a notar é a importância dos lotes comunitários. Numa primeira visita, os lotes estão abandonados, mas com um simples voto, eles podem ser transformados em jardins comunitários, num Market Place, ou num espaço dedicado aos novos hobbies de The Sims 4 Eco Lifestyle, com todas as máquinas que o vosso Sim precisa para criar velas ou estantes!

A grande mais-valia deste de Eco Lifestyle são os diferentes hobbies. É difícil no The Sims 4 arranjar novas atividades que façam valer a pena jogar – daí vários jogadores terem criado desafios, como por exemplo, o 100 Baby Challenge, para ajudar a criar aquele propósito e interesse no jogo. Com esta expansão, são vários os hobbies que podem ajudar a passar o tempo… como são exemplo, as velas que demoram horas a estar prontas e que depois podemos vender no Market Place.

Considerações Finais

Acreditamos que o foco no meio ambiente é uma boa estratégia por parte da Electronic Arts. Cada vez mais, o interesse por um mundo melhor, e mais sustentável, aumenta e para jogadores de The Sims 4 esta é uma ótima oportunidade para desenvolver ainda mais o green thumb e uma consciência mais verde.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No fim, temos que olhar para The Sims 4 Eco Lifestyle como uma mais-valia para jogadores que querem novas interações no jogo para redescobrir o amor por este jogo com 6 anos de vida!  

Eco Lifestyle já se encontra disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

nota 4

Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

 

+ Consciência ambiental

+ Foco na comunidade

+ Novos hobbies

– Aspirações fáceis de completar

– Hobbies demoram várias horas a completar – pode ser um pouco aborrecido para quem joga com apenas um Sim

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a The Sims 4 Eco Lifestyle foi realizada em Windows PC com acesso a uma cópia da expansão, gentilmente cedida pela EA Portugal.

Sem mais artigos