Há 18 anos nascia uma das franquias mais famosas no mundo do gaming, The Sims. Pelas mãos da Maxis até 2014 e depois pela divisão The Sims Studio, The Sims já conta com 4 títulos da série e entre eles dezenas de conteúdos adicionais através de DLCs.

Para além da série original existem ainda 5 spin-offs e títulos específicos para consola ou mesmo para dispositivos mobile. The Sims passou por consolas como o GameBoy Advance ou a GameCube, e ainda por dispositivos móveis como os Blackberry ou Windows Phone.

Criado por Will Wright, The Sims é um jogo onde temos a oportunidade de simular o dia-a-dia de Humanos, podemos controlar os pequenos Sims enquanto estes, despercebidos, continuam com a sua vida. O mundo que começou por ser um subúrbio da enorme cidade SimCity depressa se tornou numa das mais famosas franquias de simulação, vendendo mais de 200 milhões de cópias e estando disponível em mais de 60 países.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Em 2018 e com The Sims 4 já a entrar no seu 5 ano de vida, The Sims Studio, pela mão da EA, lança agora The Sims 4: Get Famous!. O FUTURE BEHIND teve a oportunidade de experimentar o jogo em primeira mão no Sims Camp em Londres onde falamos com Dave Miotke sobre o futuro da franquia.

Agora, e já com algumas horas de jogo, é tempo de vos contarmos tudo o que achamos desta nova expansão do sandbox da EA.

Sobe ao topo com Get Famous!

A nova expansão abre-nos as portas para o novo mundo Del Sol Valley inspirado em Hollywood. O nosso Sim pode mudar-se para Mirage Park onde todos os wannabe começam e sonhar bem alto com os The Pinnacles, onde as mansões luxuosas se impõem. Neste novo mundo, há sempre algo a acontecer e a fama determina o nosso acesso aos novos clubs da cidade. Mas não se preocupem: é possível subornar o segurança para nos deixar entrar.

Para além do novo mundo, temos novos itens no Create a Sim e no Build Mode. Quando criamos um novo Sim, adoramos todas as novas opções de guarda roupa, especialmente no guarda roupa feminino. Se gostam de vestidos, as opções são bem melhores com esta nova expansão. Para além disso, há novos penteados inclusive o rainbow hair.

É nesta altura que podem também decidir o destino do vosso Sim com as novas aspirações: Actor (Criatividade) or Celebridade (Popularidade). Novas aspirações, com novas milestones, que vão definir o vosso Live Mode. A expansão traz também um novo trait: self absorbed que leva a que os Sims adorem falar sobre eles próprios e peçam elogios a todos os seus amigos.

Está na hora de ser Sim, Sim o construtor

Os novos itens no modo de construção são, para nós, uma das principais atrações desta expansão. Há novos papéis de parede, pisos, portas, janelas, cercas e muros… um mundo da bricolage no seu computador. Em termos decorativos nota-se a diferença deste pack, pois até aqui a mobília disponível em The Sims 4 tornava-se muito monótona, principalmente quando nao temos todos os stuff packs. Acreditamos que com a inclusão de dois novos estilos, um mais glamouroso bem presente nas mansões de Hollywood e um estilo mais simples, o mid-century, acabam por trazer mais escolhas para a decoração da vossa casa.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Ao todo existem 6 lotes residenciais e 5 lotes comunitários, o The Sims Studio conseguiu criar um mundo bastante detalhado, cheio de pormenores fantásticos… até dá outro gosto olhar para o nosso monitor enquanto jogamos The Sims 4 Get Famous. Para além disso, existe um lote escondido que só pode ser acedido através da nova carreira de actor, no entanto este lote não pode ser editado no Build Mode, pelo menos sem usar um bocadinho de batota… mas The Sims sem cheats não é bem The Sims. The Sims 4 Get Famous introduz ainda dois novos traits para os lotes comunitários: Hottest Spot in Town e Up and Coming Hotspot.

Mais uma carreira ativa para The Sims 4

Uma coisa inédita com este The Sims 4 é a adição de uma carreira ativa: Actor. Escolhendo esta carreira, o teu Sim pode viajar até ao local de trabalho e o número de interações completas irá definir os ganhos e a performance. É interessante como tanto tem de ser feito no mundo da representação antes de começarmos as filmagens: maquilhagem, cabelo e guarda-roupa… tudo tem que estar em sintonia com o nosso papel. Ao evoluirmos na carreira, o nosso set de filmagem também evolui para melhores condições: novas câmaras, novos cenários, melhor selecção de snacks (nhami nhami)! Para além disso, podemos ter direito ao nosso camarim privado, que luxo.

Ao escolher esta carreira terá que escolher uma agência, o jogo apresenta duas opções com diferentes benefícios para a carreira do teu Sim. À medida que o teu Sim progride na carreira, novas agências estarão disponíveis e assim que assinares contrato, podes começar a escolher audições. Diferentes trabalhos irão requerer diferentes skills mas tudo isto é apresentado no menu carreira (canto inferior direito).

Mas esta expansão chama-se Get Famous portanto vamos falar de como é que vocês podem levar o vosso Sim até á fama e quem sabe ser um novo influencer

Existem determinadas ações que aumentarão o vosso nível de fama, 5 no total. Os níveis de fama e determinadas ações dão-vos pontos de fama que podem converter em fame perks que ajuda a direcionar a tua carreira. Assim que atingires o Notable Newcomer, o teu Sim pode desenvolver caprichos. O teu Sim pode tornar-se super dependente do telemóvel, ou nao conseguir passar duas horas sem se ver ao espelho ou ainda ter um stalker. Certos caprichos irão influenciar as emoções do teu Sim por isso fica atento. O nosso stalker estava sempre a mexer no nosso lixo e onde estivessemos, ela também estava. Tirando isso, não havia inicio de interação por parte do stalker… ufa!

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Tal como na vida real só és famoso graças aos teus seguidores. Na rua, podes facilmente encontrar fãs. Podem dar autógrafos, tirar selfies ou dar abracos. Se fores famoso o suficiente, até desmaiam com a tua presença. Os paparazzi irão fazer parte da vida do teu Sim e podes ter uma atitude positiva ao sorrir para as fotos ou negativa quando começas uma luta (somos completamente contra a violência mas às vezes…) com eles.

Para além do vosso nível de fama, as vossas ações irão determinar a vossa reputação: boa ou má. Diferentes reputações dão acesso a diferentes perks.

Caso tenham a expansão The Sims 4 Seasons (lançada em junho de 2018), terão acesso ao calendário e a novos eventos. Para além dos Celebrity Awards, vocês podem ter o vosso Meet & Greet ou organizar uma festa em honra de uma boa causa. Todos estes eventos irão influenciar a vossa reputação e fama, por isso não se esqueçam de dar o vosso melhor e sejam os melhores anfitriões da vossa festa. No dia seguinte, peçam ao vosso RP para publicar várias notícias sobre a vossa generosidade e vejam a vossa fama a subir. O céu é o limite (até drones podemos ter, para nos ajudar ter mais conteúdo para o nosso Simstagram)

Por fim, é importante realçar que a fama pode ser alcançada em criança. Se o teu Sims tiver filhos, eles podem ser as estrelas lá de casa. Achamos interessante que esta nova expansão nos traga mais faixas etárias nas novas interações. Até à introdução do game pack The Sims 4 Parenthood, a interaçao entre Sim adulto e Sim criança era demasiado simples. Nota-se que a equipa da EA quer dar mais hipóteses ao jogador de realmente se envolver no dia-a-dia da sua família Sims.

Antes de Get Famous uma surpresa…

Como nem tudo o que é bom na vida tem que ser pago, a EA lançou um update gratuito disponível para todos os jogadores. Este update traz uma nova funcionalidade: terrain tools. Uma nova camara: First Person. E ainda uma nova carreira: Stylist.

Admitimos que as novas terrain tools não são simples de usar e para aqueles jogadores que apenas querem passar um bom bocado e não se preocuparem muito com build mode, isto pode dar-vos algumas dores de cabeça. Contudo, a EA disponibilizou um tutorial que pode dar resposta a alguma das vossas perguntas e para além disso, se  pensam que a EA eliminou as foundations (base em inglês) por causa das terrain tools não desesperem…. a opção mantém-se, mas não se encontra no menu como anteriormente. Ao selecionar a divisão, vocês terão a opção de escolher a altura da base da casa que estão a construir. Este update trouxe também a possibilidade de ter diferentes divisões a diferentes alturas. Algo impossível até agora.

First person, no live mode, traz uma nova interação e imersão ao jogo. Podemos agora ver exatamente o que o nosso Sim vê, seja enquanto dançamos, enquanto pedimos um autógrafo à nossa celebridade favorita ou quando damos o nosso melhor numa audição.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A nova carreira de Stylist traz um pouco da realidade para The Sims 4, com o desenvolver das redes sociais e com uma sociedade extremamente dependente da tecnologia, cada vez mais ouvimos a palavra influencer. Com este update, o teu Sim pode experienciar esse mundo em ascensão.

Considerações finais

Esta expansão traz bastantes novidades para o Create-a-Sim (CAS) e Build Mode. Contudo, em termos da jogabilidade no live mode de The Sims 4 achamos que este novo DLC podia trazer algo mais, principalmente tendo em conta que The Sims 4 já é um jogo com mais de 4 anos. Uma nova carreira ativa que nos permite explorar a indústria de Hollywood pode ser atrativa para aqueles que realmente se querem envolver no mundo do trabalho de The Sims 4, e assim chegar ao estrelato. Se no vosso caso, preferirem concentrar-se na vida do Sim enquanto está em casa, esta nova carreira não vos vai dizer muito… mas pensem bem, quem é que nunca quis ser famoso?

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Algo gratuito, no mundo do gaming, é sempre bem vindo pelo que  consideramos importante que o update gratuito inclua algumas novidades para os que ainda não querem investir na nova expansão. O first person traz definitivamente uma nova perspectiva para o gameplay e provoca algumas gargalhadas, especialmente enquanto o nosso Sim arruma a cozinha.

As ferramentas para edição de terrenos (terrain tools) acabam por ser bastante importantes para o decorrer do gameplay de The Sims 4 pois dão-nos a oportunidade de editar os nossos mundos de forma a que estes tenham um aspecto mais próximo da realidade. Agora basta darem asas à vossa imaginação e usarem o sandbox The Sims 4 para construírem mundos fantásticos para o futuro do vosso Sim.

Embora The Sims 4 esteja disponível também para consolas, a expansão Get Famous está apenas disponível para Windows PC e Mac OS através da loja de aplicações Origin.

 

N.R.: Este artigo foi escrito com uma cópia de The Sims 4 Get Famous para Windows PC disponibilizada pela EA Portugal.

The Sims 4 Get Famous
Novos itens de mobília e decoraçãoNova carreira ativaNovo mundo bastante detalhado
Caprichos são automaticamente atribuídosPoucos lotes residenciais no novo mundo
8EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos