O Natal é um período em que as famílias geralmente se reúnem para conviver com mais intensidade. Noutros tempos, os jogos de tabuleiro já tiveram mais força, sendo que com o passar dos anos foram perdendo a atenção e até substituídos pelos telemóveis inteligentes, que vão ganhando espaço e vão estando cada vez mais envolvidos no dia-a-dia quer dos adultos, quer dos adolescentes ou até mesmo, das crianças. Contudo, as consolas e os videojogos ganharam alguma atenção na última década. Os jogos de dança, de perguntas e respostas, ou simples jogos de corridas, foram ganhando alguma atenção, sobretudo pela simplicidade e pela rápida adaptação, sendo estas algumas das características fundamentais para angariar rapidamente um grupo e prender uma festa.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Tools Up! é uma das novas propostas para jogar em multijogador com imensas semelhanças a Overcooked e que muito provavelmente poderá ser um lance perfeito para estes dias que se avizinham. Através de controlos simples, é particularmente um jogo que fará com que um grupo jogue em equipa, cumprido uma série de missões numa corrida contra o tempo.

Princípios básicos, mas em equipa

O objetivo é muito simples: é necessário remodelar uma casa, ou vários repartimentos, dentro de um período de tempo específico, e para isso, será necessário trabalhar de forma cooperativa, juntamente com outros jogadores. Conforme o resultado do trabalho executado, serão atribuídas uma ou três estrelas. Tanto se pode pintar, remover painéis, limpar resíduos, como meter as mãos à obra e recolher materiais, colocar os baldes quer de tinta, quer de resíduos, ou outros materiais em sítios estratégicos. Todos os segundos pesam. E cada movimento terá um peso significativo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

É certo que Tools Up! também permite que se jogue a solo, mas é demasiado monótono. Tirando o modo de campanha, que permite jogar um jogador, ou juntamente com mais três Tools Up! peca pela ausência de um modo online. A diversão será assim juntamente com outros três jogadores de forma local, permitindo num total de quatro em simultâneo em ecrã, enquanto o caos e o tempo se vão esgotando. Cada jogador terá o seu papel, e a coordenação de o que cada um terá de fazer é que irá dar o resultado final. É certo que a diversão e o lado cómico da confusão instalada são os aspetos centrais, mas é também importante referir que Tools Up! nem sempre tem controlos bem calibrados, e isso em missões mais complexas e torna-se bastante irritante.

Simples, acessível e de rápida aprendizagem

Visualmente é bastante simples e tem controlos básicos e de rápida aprendizagem. Toda a ação decorre através de visão de topo que possibilita observar todas as divisões da habitação, contudo Tools Up! só permite a rotação de vários ângulos de visão com o utensílio do mapa de objetivos. Ou seja, para se ter noção total dos espaços será sempre necessário a utilização do projeto, o que no meio da confusão, torna-se bastante embaraçoso. Mas faz parte da premissa do jogo, embora, fosse definitivamente mais prático (e mantinha-se o lado confuso) se cada jogador tivesse a opção de movimentar cada visão. A certa altura Tools Up! também começa a perder algum encanto devido às ações necessárias para intervir, com tempos cada vez mais curtos, e com menos margem para errar. O que poderá ser divertido, ou simplesmente um tormento. Tudo dependerá da dinâmica e disposição do grupo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Tal como já foi também referido, Tools Up! nem sempre tem controlos bem afinados, e para piorar ainda mais a situação, a operação de pegar em objetos quando eles estão perto uns dos outros, pode torna-se numa espécie de pesadelo das remodelações lá de casa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Considerações Finais

Tools Up! é um ótimo jogo para juntar um grupo disposto a entrar numa corrida contra o tempo e desorganização total. Não é dotado de diversidade de modos de jogo, nem tampouco é indicado para quem procura jogar sozinho, e, portanto, é e deve ser jogado de forma cooperativa e em equipa.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para um jogo onde o fator tempo é determinante, a oscilação de precisão de controlos poderá prejudicar em algumas situações. Tirando isso, fica a sensação que poderia e devia ter a opção de jogar online com outros jogadores. É divertido, caótico, e exigirá as melhores cooperações para atingir os melhores resultados.

Tools Up! já se encontra disponível para Windows PC, Xbox One, Nintendo Switch e PlayStation 4.

N.R.: A análise a Tools Up! foi realizada numa PlayStation 4 com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela Evolve PR

Tools Up! - O pesadelo das remodelações
Caótico e divertidoComandos simplistas e de rápido acessoQuatro jogadores em simultâneo
Poucos modos para explorar.Alguns defeitos nos controlos
3.0Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos