Há muitos anos que gosto, e sigo, algumas provas de ciclismo, como a mítica Tour de France e algumas clássicas que a antecedem, tal como o Paris-Roubaix com os seus espetaculares sectores em pavês e especialmente naquelas etapas de montanha em que as subidas mais parecem paredes… Ver os ataques entre os candidatos ao título e quem fica a pé primeiro, toda a emoção.

Dito isto, certamente conseguiram perceber que jogo trago comigo e a satisfação que foi fazer esta analise… Tour de FranceSeason 2019 é um jogo essencialmente para os amantes e simpatizantes do ciclismo que sempre sonharam um dia vestir a camisola amarela e levantar o troféu enquanto recebem dois beijinhos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas vamos ao que interessa e ao que realmente me trouxe até aqui: Tour de France — Season 2019. Tenho de admitir que nunca tinha jogado os títulos anteriores e por essa mesma razão vinha com muita expectativa sobre o que este jogo poderia oferecer. Inicialmente fiquei contente ao ver que afinal o jogo não tem só as 21 etapas do Tour, mas também as clássicas que antecedem ao Tour como a Paris — Nice e a tão espetacular Paris — Roubaix.

O que é Tour de France: Season 2019

Tour de FranceSeason 2019 apresenta-se com várias hipóteses de escolha no que toca a modos de jogo: Race, Challenge, Pro Team, Pro Leader e ainda o modo Online.

No modo race podemos escolher se queremos nos atirar aos leões e partir para as 21 etapas do tour, ou nas clássicas que normalmente servem de preparação para a Tour de France, ou ainda podemos escolher entre três das provas do World Championship entre outras que vamos desbloqueando com a nossa evolução no jogo.

Já no modo challenge temos dois modos — downhill e sprint. Em ambos temos seis challenges e cada um destes desafios apresenta três níveis de dificuldade em que temos de pedalar em contra-relógio para conseguirmos desbloquear os níveis de dificuldade seguintes. Existe também o mesmo modo de jogo onde podemos jogar 1V1 com um amigo.

Já no modo Pro Team temos como objetivo formar uma equipa com um pequeno orçamento e irmos participando em provas para ganharmos dinheiro e assim ir melhorando a equipa. Ao fim de cada temporada temos que somar o máximo de pontos possíveis para obtermos uma boa classificação no Pro Cycling Ranking. Quanto melhor for a nossa classificação para mais eventos somos convidados e conseguimos também desbloquear mais e melhores ciclistas, para atingirmos o nosso principal objetivo: sermos campeões de equipas e individual na prova mais carismática de três semanas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Se no Pro Team o objetivo é ter a melhor equipa de sempre, já no Pro Leader é sermos o Cristiano Ronaldo das bicicletas e dominarmos o Pro Cycling Ranking. Ao início deste modo de jogo vamos escolher a nossa especialização (sprinter, trepador, etc), depois disto temos apenas três provas disponíveis para começarmos, nas quais temos de conseguir boas classificações para subirmos no ranking e assim desbloquearmos mais provas… Mas atenção não podemos agir como se fossemos os líderes da equipa, temos de começar por baixo a cumprir os objetivos que o nosso diretor nos pede durante a prova.

No Modo Online jogamos contra 3 outras pessoas onde cada um tem uma equipa de dois ciclistas para fazer um circuito de três voltas, o vencedor será o jogador que conseguir mais pontos nas três passagens pela meta.

Gameplay que poderia ser mais refinado

Chegou o momento de escolher uma das provas, escolhi uma prova que gosto particularmente, Paris-Roubaix, para experimentar o jogo verdadeiramente dito. Comecei por escolher Peter Sagen, mas ao selecionar o meu ciclista reparei que a equipa da Ineos (ex-Sky) não estava presente nas equipas disponíveis… Mas bem, lá fui eu jogar.

No fim da prova fiquei com um misto de sentimentos. Por um lado como seguidor de ciclismo gostei da dificuldade do jogo já que temos de ser muito estrategas para não ficarmos sem energia e também pelo facto do jogo conseguir captar a emoção e a incerteza sobre o vencedor de cada etapa… Tal e qual da mesma forma que acontece quando estamos a ver em casa. Com a possibilidade de fazer fast foward podemos passar à frente as partes mais chatas e assim não termos que jogar durante 4 ou 5 hora para completar uma etapa.

Mas, por outro lado não consigo passar ao lado o facto de as caras dos ciclistas serem todas iguais e pouco limadas… Ou ainda do facto de os gráficos não serem os melhores, até porque é imperdoável, atualmente, um carro da organização conseguir atravessar um ciclista… Erros destes não deveriam existir naquele que é o unico jogo da Tour de France para consolas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Também a forma como as bicicletas viram deveria ter sido mais trabalhada já que parece que estamos a jogar numa Playstation 2. Apesar de todos estes pontos menos bons gostei do jogo e da maneira que me cativa e me faça querer jogar mais e mais… Tanto que dei por mim às duas da manhã a fazer uma etapa quando no outro dia tinha que estar acordado às 7:00.

Embora pelo aspeto gráfico não pareça, o jogo traz novidades quando comparado com o título do ano passado: temos novos sprint challenges, novas clássicas como Vlaanderen e também os, já referidos, modos Pro Team Pro Leader. O jogo apresenta-se ainda com novas trajetórias, mais realistas, e a hipótese de personalizar as voltas com o número de ciclistas por equipas e as cores das camisolas.

Temos ainda uma opção onde podemos editar as equipas… Qual não é o meu espanto quando dou de caras com uma equipa chamada Dream Team onde está, nada mais nada menos, que o nosso Joaquim Agostinho entre outros grandes nomes do ciclismo internacional como Pantani ou Contador.

Considerações finais

Quero referir mais uma vez, quase em jeito de conclusão, que este jogo apesar dos defeitos que tem consegue nos transportar para a pele dos profissionais do ciclismo mundial, quer sejam eles diretores de corrida ou ciclistas. Tour de FranceSeason 2019 consegue ainda, de forma impressionante, mostrar-nos como se passa cada uma das fases estratégicas da cada etapa.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Tour de FranceSeason 2019 já se encontra disponível para PlayStation 4 e Xbox One e é o jogo ideal para vocês caso sejam verdadeiros fãs de ciclismo.

 

N.R.: A análise a Tour de FranceSeason 2019 foi realizada numa PlayStation 4 através de um código digital para a versão final do jogo gentilmente cedido pela Upload Distribution.

Tour de France: Season 2019 -Evoluiu, mas não muito
As provas vão para além do TourOs novos modos Pro Team e Pro LeaderO envolvimento que o jogo nos transmite
Falta de cuidado no aspeto visual dos ciclistasQualidade gráficaOs movimentos das bicicletas estão pouco fiéis à realidade
3.0Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
Sem mais artigos