The Hollow Night

Um fenómeno misterioso, conhecido como “the Hollow Night”, envolveu várias regiões do Japão em escuridão durante vários séculos. Essas regiões encontram-se infestadas de criaturas que se alimentam de um poder chamado “Existence”. A maioria dos humanos não possui esse poder pelo que estão a salvo dessas criaturas. No entanto, nem todos tem essa sorte e terão de enfrentar os diferentes perigos que a “Hollow Night” apresenta.

This slideshow requires JavaScript.

Under Night In-Birth Exe:Late[cl-r] é a nova versão da série Under Night In-Birth, um fantástico jogo de luta 2D, desenvolvido pelos estúdios French-Bread em parceria com a Arc System Works. [cl-r] é a sucessora de Under Night In-Birth Exe:Late[st], lançada inicialmente em 2017 e que tem vindo a ganhar bastante popularidade após ter sido apresentada como um dos títulos do campeonato EVO 2019.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Disponível para Playstation 4 e estreando-se na Nintendo Switch, esta versão inclui, para além de várias melhorias técnicas, um novo personagem, Londrekia, totalizando 21 personagens jogáveis.

 

1st Clause – Begin!

Under Night In-Birth Exe:Late[cl-r] saúda o jogador com um menu que apresenta todas as opções disponíveis no jogo. Aqui não faltam  os modos tradicionais dos jogos de luta como Arcade, Score e Time Attack, Survival e Training, assim como as típicas opções de personalização de personagens e do cartão do jogador que é apresentado durante os combates online. É uma navegação bastante intuitiva pelo que será mais complicado para o jogador decidir o que pretende fazer do que saber que opção terá de escolher.

This slideshow requires JavaScript.

Os jogos de luta nunca foram conhecidos por terem dos melhores modos de história. Geralmente estas são descobertas através de modo de Arcade ou através de um modo que impõe uma história a fim de justificar o motivo dos conflitos. A verdade é que muitos jogadores preferem focar-se nos combates não tendo muito interesse na história. No entanto, isso acaba por prejudicar os jogadores que gostam de perceber mais a findo o universo onde estão. A equipa de Under Night In-Birth decidiu abordar esta questão dando a ambos os tipos de jogadores aquilo que pretendem.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para aqueles que não pretendem saber da história, encontram-se todos os personagens desbloqueados e prontos a serem utilizados. Para aqueles que não se importem de um bocado de história com combates à mistura, o modo de Arcade é o ideal. Aqui os jogadores terão disponíveis as histórias dos diferentes personagens explicando a motivação de cada um deles assim como a sua relação com os restantes. E finalmente, para os jogadores que realmente gostam de uma história profunda temos o modo Chronicles que leva uma abordagem completamente diferente. Este modo é totalmente focado na história, sem qualquer componente de combate. A história de Under Night In-Birth é apresentada no formato de visual novel, separado em vários capítulos que vão sendo desbloqueados de forma não sequencial. No final, o jogador terá disponível os diversos capítulos que poderá rever.

Infelizmente, apesar desta versão ter tido um novo personagem, este só adicionou o seu modo de história no modo de Arcade não tendo sido relevante o suficiente para justificar a adição de novos capítulos no modo Chronicles.

This slideshow requires JavaScript.

2nd Clause – Divide!

No que diz respeito ao combate, Under Night In-Birth utiliza um sistema de três botões de ataque. Combinando esses ataques com inputs direcionais é possível realizar ataques diferentes que podem ser encadeados para criar longos combos a fim de vencer o adversário.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Cada personagem tem uma barra EXS que vai enchendo durante o combate podendo depois ser utilizada para executar ataques mais poderosos, um sistema semelhante a muitos outros jogos do género. No entanto, Under Night In-Birth tem a mecânica GRD que o distingue dos restantes. Existe uma segunda barra que vai sendo preenchida de acordo com as ações de cada jogador. A cada 15 segundos o personagem que tiver a barra mais preenchida ganha a disputa GRD e entra no estado Vorpal. Neste estado o seu poder ofensivo aumenta significativamente e ainda tem a possibilidade de executar ataques que, no seu estado normal, não seriam possíveis de ser executados. Funcionando como um combate dentro de um combate, esta mecânica é bastante poderosa e poderá ser a chave que permita alterar o resultado de um combate.

This slideshow requires JavaScript.

Todas estas mecânicas adicionam uma nova complexidade a um género por si só já cheio de termos técnicos e que poderá assustar os jogadores iniciados ou mais casuais. A pensar nesses jogadores a equipa de Under Night In-Birth criou um dos tutoriais mais detalhados e completos que um jogo de luta poderia ter. Mais do que se limitar a definir o termo e apresentar o comando a ser executado, estas lições explicam com bastante detalhe cada tópico fornecendo ainda sugestões e dicas de como o jogador poderá executar os comandos.

E depois de o jogador ter estudado o tutorial, o jogo apresenta Missões a serem concluídas. Essas Missões, diferentes para cada personagem, são uma forma excelente de praticar os conceitos aprendidos nos tutoriais assim como aprender as verdadeiras capacidades de cada um dos personagens.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para aqueles que querem ainda mais, existem três modos que irão testar tudo o que foi aprendido antes. Nos modos Score Attack e Time Attack os jogadores terão de enfrentar um grupo de adversários tendo de os vencer de modo a conseguir a pontuação mais alta, executando longos combos, ou da forma mais rápida possível. Para aqueles que se sentem intocáveis, o modo Survival irá testar ao máximo a capacidade de não levarem dano, tendo de vencer o maior número de adversários sem terem a sua barra de vida restaurada no final de cada combate.

This slideshow requires JavaScript.

BREAK DOWN – Outros pontos

Para os jogadores que estão habituados a jogos com estilo anime como Blazblue, Under Night In-Birth Exe:Late[cl-r] terá um aspeto bastante familiar. Para além de ser um estilo artístico que se adequa bastante bem ao jogo, os movimentos de todos os personagens são incrivelmente fluídos e os ataques são visualmente atrativos o que garante uma ótima e imersiva experiência durante os combates.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Relativamente ao modo online, no geral a experiência é positiva não sendo comum a existência de grande latência durante os combates. No entanto, é importante ter em mente que essa experiência dependerá sempre da ligação de ambos os jogadores.

This slideshow requires JavaScript.

Sendo este o primeiro Under Night In-Birth disponível na Nintendo Switch, é também a primeira vez que existe a possibilidade de ser jogado tanto em modo portátil como na televisão. A nível técnico o jogo é sempre fluído em qualquer um dos modos, mantendo sempre a sua excelente apresentação. No entanto, os Joy-Cons oficiais da Nintendo Switch poderão não ser os comandos mais confortáveis para a maioria dos jogadores, devido tanto ao seu tamanho como ao D-Pad. Isso deixa de ser um problema para aqueles que tenham Joy-Cons de terceiros, com o D-Pad melhorado, que joguem com comandos maiores ou até mesmo com Arcade Sticks, sendo esta última opção uma das melhores para qualquer jogo de luta. Apesar de não ser um problema do jogo é algo que o jogador deverá ter em mente que estiver a pensar em adquirir o título para a plataforma da Nintendo.

IMMORTALIZE – [Considerações Finais]

Under Night In-Birth Exe:Late[cl-r] é a última versão de um jogo que tem crescido em popularidade nos últimos tempos e que é claramente um dos jogos de luta 2D mais frenéticos e interessantes da atualidade. Mesmo com a sua complexidade em níveis mais avançados, é também um dos jogos mais convidativos para os iniciantes ou jogadores mais casuais graças ao incrível e detalhado tutorial.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para aqueles que estejam a pensar adquirir este jogo para o usar exclusivamente em modo portátil, deverão ter em atenção a ergonomia e conforto dos Joy-Cons oficiais. No entanto, através do uso de Joy-Cons com um melhor D-Pad essa experiência poderá ser diferente.

Esta última versão de Under Night In-Birth é claramente uma das melhores experiências no que diz respeito a jogos de luta 2D, sendo um jogo fluído e frenético com mecânicas únicas e interessantes que adicionam um novo nível de estratégia a cada combate.

This slideshow requires JavaScript.

N.R.: A análise a Under Night In-Birth Exe:Late[cl-r] foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia digital do jogo, gentilmente cedida pela PQube.

Under Night In-Birth Exe:Late[cl-r]
Excelente material de aprendizagemBoa história para quem quiserFantástico sistema de combate com mecânica GRD única
Poderá não ser melhor opção para jogar em modo portátilAlguma complexidade que poderá afastar jogadores menos experientes
4.5Um verdadeiro desafio para os amantes do género!
Votação do Leitor 1 Voto
Sem mais artigos