Imaginem-se num mundo onde o vosso único propósito era levar um comboio do ponto A ao ponto B. Agora imaginem-se nesse mesmo mundo, mas, na verdade, para levar o comboio do ponto A ao ponto B tinham que cuidar do vosso comboio, fazer upgrades e impedir que ficasse em chamas. Voltem a imaginar este mundo, onde para além disto tudo ainda têm que construir a linha férrea onde o comboio vai andar. É esta a premissa de Unrailed! o jogo da Indoor Astronaut que tem o seu maior foco no co-op.

Siga o Future Behind: FacebookTwitterInstagram

Unrailed! está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Windows PC e macOS, mas será que oferece o suficiente para não descarrilar?

Num mundo que parece nascido de uma estranha relação entre SimCity e Minecraft cabe-nos a nós desbravar caminho e construir aquela que vai ser a linha onde o nosso comboio vai andar. Um jogo que pede para ser jogado em co-op e que pode ser tao caótico como Overcooked. Preparem-se para uma viagem a todo o vapor e tentem ficar na linha.

Mais que desbravar, angariar

179 palavras até agora, e já devem ter percebido qual o objetivo de Unrailed!, mas para além do objetivo há algo que é importante explicar: como chegar a tal objetivo, pois é isto que realmente interessa. Sim é importante fazer o comboio chegar ao destino, mas mais importante ainda é como fazer o comboio chegar ao destino.

O primeiro passo é fazer o tutorial que o jogo oferece, é aí que vamos perceber que recursos precisamos para construir as linhas férreas, é lá também que vamos perceber como construir linhas férreas, pontes e até mesmo como apagar incêndios que podem surgir a qualquer altura numa das carruagens do comboio e que depressa se alastram para todo o lado, impedido assim que consigam continuar a construir mais blocos de linha… o que no fim, e no pior dos cenários, fará com que o vosso comboio, e sessão de jogo, fique pelo caminho.

Siga o Future Behind: FacebookTwitterInstagram

As mecânicas de Unrailed! são simples de perceber. Peguem numa ferramenta de trabalho, machado para cortar arvores, picareta para pedra e comecem a angariar recursos ao aproximarem-se dos locais com as matérias-primas. Metam os recursos no local certo do comboio e recebam, em troca, partes da linha férrea prontas a ser colocadas no local. O complicado deste jogo não é angariar recursos, ou perceber como o fazer, o complicado é mesmo conseguir manter a organização num grupo de 4 pessoas que tentam, a todo o custo, manter a linha! Aconselhamos fortemente a que mantenham uma linha de comunicação aberta com os restantes trabalhadores férreos, caso não o façam o caos é garantido.

This slideshow requires JavaScript.

Um jogo criado para o co-op

Sim, existe a possibilite de jogarem sozinhos e quando o fazem tem a ajuda de um bot bem futurista para que não tenham que angariar recursos construir a linha e ainda apagar fogos. Na maioria dos casos o bot preocupa-se em angariar os tais recursos ou abrir o caminho necessário para o comboio passar em florestas densas. Embora não possam dar tarefas específicas ao bot podem definir áreas de ação para o mesmo, ou seja, caso queiram pedra basta meterem o pequeno ajudante a trabalhar numa área montanhosa. No entanto, a forma de definir as áreas de trabalho não é muito prática, o que ajuda que rapidamente se queira saltar para o co-op e assim dar descanso ao bot. 

Siga o Future Behind: FacebookTwitterInstagram

Mal dão o salto e começam a jogar com outros humanos a diversão que conseguem retirar de Unrailed! vai dos 8 aos 80, o jogo transforma-se, mantendo-se igual, fica mais interessante e pede-nos para continuar a jogar sem parar, entre risos, momentos de panico, mas também momentos de conquista quando conseguimos cumprir o objetivo da sessão de jogo.

Considerações Finais

Existem, e cada vez mais, muitos jogos co-op. Unrailed! é um desses jogos, que ao contrário de outros conta com algo bastante interessante que é a capacidade de nos proporcionar com momentos de diversão enquanto vivemos num mundo onde a nossa única tarefa é tao afastada da realidade para maior parte da população… construir linha de comboio.

Siga o Future Behind: FacebookTwitterInstagram

Dito isto, se estão no mercado para um jogo co-op Unrailed! é, sem dúvida, uma opção segura. Horas e horas de jogo que, embora repetitivas, não se tornam cansativas e muita gargalhada pelo cominho. Vistam a roupa de trabalho, mantenham a mente limpa, e agarrarem-se com forca a todas as vossas capacidades de organização, depois disto partam á aventura… sempre com cuidado para manter o comboio no sítio certo.

nota 4

Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

Se estão no mercado para um jogo co-op Unrailed! é, sem dúvida, uma opção segura. Horas e horas de jogo que, embora repetitivas, não se tornam cansativas.

+ Diversão garantida

+ Co-op com excelente funcionamento

+ Arte que se enquadra perfeitamente no estilo de jogo

Single player não é a melhor forma de pegar no jogo

– Forma de criar área de trabalho para bot pouco prática

Siga o Future Behind: FacebookTwitterInstagram

N.R.: A análise a Unrailed! foi realizada em Windows PC com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela Best Vision PR

Sem mais artigos