Imaginem que está na hora de jantar e querem encomendar uma pizza, mas abrem o vosso mealheiro e percebem que não têm dinheiro… o que fazer? Aqui fica uma ideia: lancem um torneio de videojogos, em Diamond City, chamem-lhe Wario Bowl Games e problema resolvido! Ou será que não?

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

It’s me, War-i-o!

O rival de Mario está de volta com mais WarioWare. Esta série, apresentada pela primeira vez em 2003, com o lançamento de Mega Microgames! para o Game Boy Advance, já fez as delícias de outra geração e voltou para nos divertir com o humor distorcido do seu protagonista, Wario.

Como já é característico da série WarioWare, em WarioWare Gold temos à disposição vários mini-jogos, de execução muito rápida, nos quais a pontuação final depende da nossa capacidade de os completarmos sequencialmente. Alguns destes 300 mini-jogos vêm já de outros jogos da série, pelo que os fãs facilmente os irão reconhecer.

Pressionar, girar, tocar ou soprar

Apesar de uma duração extremamente curta, com cerca de 3h de gameplay, o modo story de WarioWare Gold traz-nos bastantes desafios, determinados a testar a precisão visual e os reflexos do jogador. Os objectivos destes mini-jogos são bastante variados, desde cortar o cabelo a uma menina, ajudar o Link a aterrar em segurança num tronco ou impedir que Mario seja abalroado pelos barris do Donkey Kong. Como seria de esperar, são vários os mini-jogos onde temos a oportunidade de interagir com as personagens da Nintendo.

A jogabilidade de WarioWare Gold assenta que nem uma luva na consola portátil da Nintendo, pois faz uso de todas as suas funcionalidades. Para completar os níveis frenéticos, o jogador tem que identificar e utilizar os vários estilos de jogo disponíveis:

Mashonde somos obrigados a “esmagar” rapidamente os botões;

Twist este modo de jogo faz uso do giroscópio da consola;

Touch modo de jogo que pode ser feito com o lápis da consola ou com o dedo;

Blow –  aqui, têm que soprar no microfone da 3DS.

A dificuldade dos mini-jogos vai aumentando assim como a sua rapidez, não nos dando, muitas vezes, tempo para pensar ou sequer perceber o que é suposto fazer. Contudo, caso percam as 4 vidas disponíveis, podem sempre recomeçar ou usar as vossas moedas para continuar.

Mais do que “Wah-ha-ha!”

Ao terminarmos o modo story, desbloqueamos o modo challenge, onde Wario põe à prova a nossa concentração ao tentar impedir-nos de terminar com sucesso os mini-jogos. O modo battle time, também desbloqueado após finalizarmos a história, é um modo versus multiplayer onde ganha o jogador que conseguir sobreviver a uma série de mini-jogos. No entanto, este é bastante limitado e é apenas possível se cada jogador tiver uma cópia do jogo, o que não acontece no multiplayer de outros títulos disponíveis para a consola portátil da Nintendo, como é o caso de Mario Kart 7. 

Para além destes modos, existem várias pérolas em WarioWare Gold: desde podermos utilizar as moedas ganhas para desbloquear mais mini-jogos até termos a opção de gravar clips com a nossa própria voz através do microfone da consola. Já o modo arcade está repleto de segredos que estendem o tempo de jogo e que merecem ser desvendados. WarioWare Gold suporta também, num dos seus modos, a utilização de amiibos. Acaba por ser uma experiência divertida, mas não acrescenta muito ao jogo nem à sua duração.  

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Uma das novidades mais surpreendentes em WarioWare Gold são as cutscenes [momentos cinematográficos entre as partes jogáveis do título] totalmente vocalizadas. Se anteriormente apenas ouvíamos Wario a dizer “wah-ha-ha!”, agora o ator norte-americano, Charles Martinet, que também dá voz a Mario, emite frases completas num discurso muito engraçado onde não falta a característica má disposição do protagonista da série. Mas se porventura não forem fãs desta novidade, podem sempre optar por gravar e utilizar a vossa própria voz.

Considerações Finais

Apesar de ser curioso ver a Nintendo a lançar jogos dedicados à 3DS, é bom saber que a gigante nipónica ainda se preocupa com os fãs da sua portátil mais antiga e lhes traz conteúdo exclusivo.

Não sendo uma sequela, mas sim uma compilação do que de melhor a série WarioWare trouxe nos últimos anos, WarioWare Gold é um jogo divertido, ideal para sessões de jogo curtas, como o trajeto para a escola ou trabalho, e que promete converter novos jogadores à franquia.

Lançado no dia 3 de agosto, WarioWare Gold já está disponível em exclusivo para a Nintendo 3DS.

 

N.R.:  WarioWare Gold foi analisado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Nintendo Portugal. O jogo foi analisado numa Nintendo 2DS. 

 

 

WarioWare Gold
Variedade de estilos de jogo disponíveisCutscenes totalmente vocalizadasMini-jogos divertidos
Modo campanha de curta duraçãoMultiplayer apenas disponível com 2 cópias do jogoMini-jogos já conhecidos
8EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos