A vantagem inegável da realidade aumentada é o grau de imersão que consegue proporcionar aos utilizadores. Essa imersão pode ser de tal ordem que o utilizador perde noção do espaço à sua volta e perde noção do que está a acontecer enquanto vive uma realidade diferente.

A Sony acredita que a realidade virtual vai ser uma parte integrante da vida das pessoas e por isso está a desenvolver uma forma de os utilizadores acederem ao seu smartphone dentro do ambiente de realidade virtual.



Ao que tudo indica isso será conseguido através de um serviço chamado anywhereVR. Quando estiver a usar os PlayStation VR bastará pegar no smartphone que o mesmo fará um emparelhamento com os óculos de realidade virtual.

A partir desse momento o utilizador passa a ver uma representação do ambiente do seu smartphone dentro do interface dos PlayStation VR. Os detalhes sobre esta tecnologia e proposta são ainda escassos, mas já existe um vídeo que mostra o conceito da anywhereVR.

Tendo em conta o protótipo apresentado no vídeo os utilizadores poderão não ter acesso a todas as aplicações, mas sim a apps específicas como o Twitter e aplicação de mensagens.

O sistema anywhereVR foi desenvolvido pela Sony Music Entertainment. Ainda não há data de lançamento confirmada para este sistema, como explica a publicação UploadVR.

Já os PlayStation VR estão apenas a um mês de distância, estreando no mercado português no dia 13 de outubro.