Ainda esta semana a imprensa norte-americana voltou a colocar alguma pressão na Apple por não estar a ser transparente relativamente à data de chegada dos AirPods, depois de o lançamento dos auriculares Bluetooth ter sido adiado indefinidamente além do final de outubro.

“A Apple não disponibilizou os AirPods a tempo da época crítica das festividades”, escreveu o The Wall Street Journal há três dias. “Onde diabo estão os Apple AirPods?”, questionou o Business Insider no dia da Black Friday.




É verdade que a Apple perdeu duas das melhores janelas do ano para vender o seu novo sistema de som portátil – Black Friday e Cyber Monday -, mas num movimento inesperado, os AirPods ficaram hoje à venda em mais de 100 países, Portugal incluído.

No mercado português os Apple AirPods vão ter um preço de 179 euros.

Apple AirPods

Agora se os AirPods vão ser uma boa prenda de Natal, isso já é outra conversa. De acordo com a informação oficial da Apple, os auriculares vão estar disponíveis em quantidades limitadas nesta fase inicial da venda, sendo por isso aconselhado que os consumidores vejam os tempos de entrega estimados.

À hora de publicação deste artigo os AirPods tinham um prazo de entrega previsto de duas semanas para Portugal. Isto significa que muito provavelmente se comprar agora já não chegarão a tempo do Natal, dia 25 de dezembro, domingo.

A Apple diz no entanto que os primeiros clientes a comprar online terão as suas entregas garantidas já na próxima semana. Também na próxima semana os AirPods vão estar disponíveis em loja e nos revendedores autorizados, pelo que esta deverá ser a forma mais segura de garantir que os AirPods são usados como presente de Natal.

Conhecer os AirPods

Os Apple AirPods foram apresentados no mesmo dia dos novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus, sendo um elemento importante na nova estratégia da Apple no que diz respeito ao consumo de música. Depois de ter removido a entrada de áudio de 3,5 milímetros dos seus novos smartphones, a tecnológica disse que na sua perspetiva o futuro dos acessórios de som passa pelas ligações sem fio.

Nesse sentido a marca da maçã apresentou os AirPods. Os auriculares funcionam através de tecnologia Bluetooth, mas usam um sistema de emparelhamento próprio desenvolvido pela Apple. Basta abrir a caixa dos AirPods para que os mesmos estejam em sintonia com o smartphone.

Os AirPods são compatíveis com dispositivos Apple que tenham iOS 10, watchOS 3 ou macOS Sierra

Os próprios AirPods têm sensores de posicionamento e se o utilizador tirar os auriculares das orelhas, por exemplo, eles param de tocar. Se deixar só um, então o som é canalizado apenas para esse auricular.

A Apple diz que graças a um chip proprietário, o W1, consegue manter a qualidade das transmissões sem fios quase intocáveis e que este processador também ajuda a manter a autonomia dos AirPods. Numa carga única os auscultadores deverão garantir cinco horas de reprodução de som, mas assim que colocados na sua caixa começam a carregar automaticamente.

A caixa na sua carga total garante mais 24 horas de autonomia. Bastam 15 minutos de carregamento para garantir cerca de três horas de autonomia, diz a Apple

Os AirPods têm ainda a integração de microfones que permite aos utilizadores comunicarem sem fios ou então darem comandos à assistente pessoal Siri.

Apesar do lançamento estar finalmente concretizado, a Apple ainda não revelou o motivo que causou o atraso no desenvolvimento dos AirPods.

Sem mais artigos