Na próxima quinta-feira a Apple vai apresentar novidades relativas ao seu segmento de computadores. Há muito que se fala na possibilidade de a tecnológica incluir um painel OLED no Macbook Pro que substituiria as teclas de função do portátil. Agora foi a própria Apple a ‘confirmar’ essa informação antes do evento.

A nova versão do sistema operativo macOS Sierra, disponibilizada ontem, 24 de outubro, trazia algumas imagens escondidas, mas que alguns programadores conseguiram ‘desenterrar’ e partilhar com a publicação MacRumors.




As imagens são nada mais, nada menos do que as – tmuito prováveis – primeiras fotografias oficiais do novo Macbook Pro. E sim, parece estar confirmado o painel OLED na parte superior do teclado.

Imagens da publicação MacRumors

Macbook Pro OLED Macbook Pro OLED

Pelo que é possível perceber este painel será tátil, vai incluir tecnologia de reconhecimento de impressões digitais e vai disponibilizar informação contextual mediante aquilo que estiver a ser mostrado no ecrã do computador.

As imagens mostram o Apple Pay em funcionamento no portátil e também a tecnologia TouchID, que chega assim finalmente aos computadores da marca da maçã depois de já ter feito sucesso no segmento dos dispositivos móveis.

As duas imagens parecem também mostrar que a nível visual não há grandes alterações a destacar no computador, sendo que o sistema de som vai agora ficar nas laterais do equipamento.

Ainda assim a Apple promete agitar novamente as águas. Depois de ter removido a entrada de áudio de 3,5 milímetros nos iPhone 7, a tecnológica parece estar preparada para declarar como obsoleta a tecla ESC – na imagem do computador esta tecla desapareceu para também dar lugar ao painel OLED.

Confirmações, confirmações agora só na quinta-feira, 27 de outubro, pelas 18 horas.Macbook Pro OLEDA tecnológica de Cupertino tem aos poucos proposto alternativas diferentes para alguns elementos base dos computadores portáteis. Quando apresentou o seu Macbook, em 2015, a marca da maçã introduziu uma nova tipologia de teclado, com teclas mais espaçosas e com um novo sistema de resposta física. Também nesse computador a Apple removeu o tradicional trackpad por um trackpad háptico: o painel de vidro não se mexe, mas dá ao utilizador uma sensação semelhante através de um conjunto de motores de vibração.

Sem mais artigos