Next Reality Logo

A rúbrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Misturada.

 

Olá e bem-vindo à nova rubrica do FUTURE BEHIND. Chama-se AR World e uma vez por semana vamos reunir aquelas que são algumas das melhores e mais divertidas aplicações de realidade aumentada que pode experimentar no seu smartphone.

A realidade aumentada enquanto tecnologia integrada em aplicações móveis não é algo que possamos considerar como novo – já fizemos inclusive um artigo no qual pode descobrir uma casa com a ajuda do seu telemóvel. Outro exemplo que ajudou a massificar o conceito de realidade aumentada móvel foi o hiper-popular jogo Pokémon GO.

Agora a diferença é que estamos a entrar numa fase de maior maturidade para a tecnologia. Apple e Google estão a fazer grandes esforços para democratizar a realidade aumentada e para garantir que de uma vez por todas os utilizadores têm as melhores condições e as melhores experiências de AR.

Projetos como o Apple ARKit ou o Google ARCore estão a elevar o patamar do que é feito em realidade aumentada. A Google ainda está um pouco atrasada neste seu processo, por isso não estranhe se numa primeira fase as recomendações forem acima de tudo para utilizadores do iOS.

Neste espaço, juntamente com a Next Reality, vamos procurar passar a palavra sobre a importância da realidade aumentada para que também possa fazer parte desta transformação tecnológica.

PuzzlAR

Nada melhor do que começar esta rubrica com a sugestão de uma aplicação de realidade aumentada que foi desenvolvida em Portugal – o PuzzlAR foi desenvolvida pela empresa Bica Studios.

A aplicação é um jogo de puzzle no qual os utilizadores vão ter de juntar várias peças para formar monumentos mundialmente conhecidos. Para que possa ter uma verdadeira noção de como encaixar as peças entre si, este é um jogo que vai colocá-lo de pé e à procura dos melhores ângulos para ver onde devem encaixar as peças.

Há vários monumentos para explorar e também diferentes graus de dificuldade para ultrapassar.

Download: iOS

Porsche AR – Imagine

Sempre quis ter um Porsche, mas nunca teve dinheiro para tal? É para isso que serve a realidade aumentada – para aproximar um pouco mais os utilizadores dos seus sonhos que são difíceis de concretizar.

O conceito desta aplicação é bastante simples: o utilizador pode colocar um carro Porsche mesmo à sua frente, seja dentro de casa ou na rua. Depois de ter selecionado o veículo, vai poder fazer algumas personalizações como mudar a cor do carro ou trocar as jantes do veículo. Mas este não é um Porsche para admirar por fora – aproxime-se do veículo e entre no seu interior, contemplando todos os pormenores que fazem da marca alemã um ícone no sector automóvel.

Download: iOS

Sky Guide RA

Quando a Apple anunciou o ARKit vários programadores devem ter tido a mesma ideia – aplicar a nova tecnologia de realidade aumentada da Apple numa experiência que permita saber de forma rápida e simples quais os astros que estão no céu.

A Sky Guide RA é uma dessas aplicações e é uma das melhores em termos de resultados finais. Uma das curiosidades é que não é necessário ser noite para que o utilizador possa ver o céu estrelado e todas as constelações que estão por cima da sua cabeça. Basta abrir a aplicação, apontar o smartphone para o céu e apreciar os resultados.

Como bónus os utilizadores podem aproveitar o modo de gravação time lapse da câmara do iPhone para criar vídeos como este:

Download: iOS

Quiver

Esta aplicação não é recente, mas não quisemos deixar de fora os utilizadores do Android logo no primeiro número da rubrica. Com a Quiver o utilizador ganha acesso a um conjunto de desenhos de colorir que precisam de ser impressos. A ideia é que descontraia e se divirta um pouco ao estilo das Mandalas.

Então mas onde está a vertente de realidade aumentada? O interessante desta aplicação é que depois de ter o desenho colorido, pode pegar no smartphone, apontar para a folha e ver a sua animação a ganhar vida num formato digital, seja uma paisagem ou um dragão.

Download: iOS | Android

Sem mais artigos