A rubrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Mista.

Por agora a realidade aumentada vive sobretudo nos nossos smartphones, em breve deverá viver também em wearables como óculos e, se dependender da Nvidia, a realidade aumentada também vai desempenhar um papel importante dentro dos veículos.

Durante o Consumer Electronic Show (CES) que está a decorrer em Las Vegas, nos EUA, a tecnológica anunciou uma nova plataforma chamada Nvidia Drive AR. Na prática é um conjunto de ferramentas que pode ser usado por programadores para criar experiências de realidade aumentada dentro do conceito de mobilidade.

A plataforma Nvidia Drive AR é muito mais do que uma versão ‘automóvel’ do ARKit da Apple – também permite que os programadores explorem ferramentas de reconhecimento visual, grafismo e inteligência artificial para criar mecanismos mais poderosos de apoio à condução.

Por exemplo, será possível criar ferramentas que colocam no campo de visão do condutor informações sobre as condições da estrada, o tráfego, pontos de interesse e outras informações geolocalizadas que poderão tornar mais completa a experiência de condução.

Enquanto os nossos carros não se transformam num espaço para novas experiências aumentadas, pode sempre ir experimentando as nossas sugestões semanais.

Insight Heart

Se sempre teve curiosidade por aquele que é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, então esta é a aplicação que precisa de experimentar. A experiência Insight Heart permite-lhe ter uma visão única e realista sobre o coração, o seu funcionamento e sobre os diferentes elementos que constituem o órgão.

A aplicação foi desenvolvida com um foco educativo e tem uma assistente de voz que nos vai guiar pela descoberta do nosso coração. A Insight Heart tem ainda integração com a plataforma HealthKit, o que permite aos utilizadores ver uma simulação do comportamento do coração no seu último exercício físico.

Download: iOS

Filmr

É um dos géneros de aplicações de realidade aumentada mais populares, mas acaba por haver espaço para todas devido às diferentes animações que integram. A Filmr é uma aplicação que permite integrar animações de realidade aumentada como unicórnios e extraterrestres em fotografias e vídeos captados através do smartphone.

O portfólio de conteúdos da Filmr pode não ser o mais forte de todos, mas compensa pelo facto de esta ser uma aplicação que também está pensada como editor de vídeo, permitindo cortar e misturar segmentos de vídeo para criar um trabalho final mais composto. A Filmr tem ainda uma opção de divisão de vídeos em 15 segundos para que possa partilhar as suas criações AR nas Instagram Stories.

A aplicação também está disponível para Android, mas ainda não contempla elementos de realidade aumentada.

Uma publicação partilhada por Filmr (@filmr.app) a

Download: iOS

AMON

Mais um jogo em que a perspetiva é tudo. AMON apresenta ao jogador uma série de estátuas que estão dividadas em várias partes – fazendo lembrar um pouco a lógica do jogo português PuzzlAR. Mas em vez de pedir ao jogador que monte um puzzle colocando as peças no sítio certo, AMON desafia o jogador a encontrar um ângulo certo para olhar para a figura desconstruída.

Através desse ângulo certo todas as peças que estão espalhadas à sua frente vão na realidade ficar em linha para recriar a escultura no seu formato original. Mais do que o desafio propriamente dito, é um jogo que obriga o utilizador a ser ativo na resolução dos desafios.

Download: iOS

Color Blast AR

Se é uma experiência dinâmica que procura então Color Blast AR pode ser a sugestão ideal para si. Neste jogo vai encontrar-se com algumas criaturas que têm como objetivo roubar-lhe uns baldes de tinta que lhe permitem pintar o mundo.

Faça um reconhecimento do espaço à sua volta e veja zombies, dragões e gnomos de forma muito mais imersiva. Para derrotá-los terá de apanhar diferentes baldes de tinta – que estarão espalhados à sua volta – e devolver algumas cores a estes seus inimigos.

Download: iOS

Sem mais artigos