A rubrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Mista.

A plataforma de desenvolvimento de experiências de realidade aumentada da Apple, o ARKit, veio mudar por completo as regras do jogo. Primeiro porque o ARKit trouxe para os smartphones uma qualidade que até então só estava acessível em óculos AR dedicados e em segundo lugar porque trouxe uma grande visibilidade ao segmento da realidade aumentada.

Os números mais recentes dão conta da existência de 2.000 aplicações de realidade aumentada na App Store – o que não sendo ainda um número exorbitante, já é um número razoável para atrair o interesse dos utilizadores.

Menos de meio depois do início da era das aplicações de realidade aumentada no iOS, que começou em setembro de 2017, a Apple já está a fazer as primeiras alterações significativas ao ARKit. A plataforma de desenvolvimento foi atualizada para a versão 1.5 e traz uma grande novidade: as experiências de realidade aumentada agora vão poder reconhecer planos verticais.

Até aqui o ARKit só reconhecia planos horizontais, essenciais para arranjar uma base ‘estável’ para a experiência se desenrolar, mas ainda não tinha reconhecimento vertical. Imaginando que atirava uma bola AR contra uma parede, a bola passava a parede. Com a nova versão do ARKit isso já não acontece, pois o iPhone ou o iPad vão ser capazes de reconhecer paredes, janelas e outros elementos verticais. Conclusão? As experiências AR vão poder ficar ainda mais realistas.

A nova versão do ARKit também suporta o reconhecimento de imagens em 2D e imagens em resolução Full HD.

Por muito boas que sejam estas novidades, ainda vão ser necessárias algumas semanas até começarem a ser integradas nas muitas aplicações de realidade aumentada já disponíveis. Até lá pode ir sempre testando novas experiências, como estas quatro que sugerimos.

Carrot Weather

Se é utilizador do iOS provavelmente já conhece esta aplicação: é um dos nomes incontornáveis na hora de selecionar uma ferramenta para acompanhar a meteorologia – e desde setembro que a Carrot Weather também já integra um modo de visualização em realidade aumentada.

Na prática o utilizador consegue dar vida ao robô que nos informa do estado do tempo. Este robô pode mover-se de acordo com os nossos comandos e expande informações com mais detalhe sobre o estado do tempo quando carregamos na sua imagem. É uma experiência interativa, divertida e que vai fazê-lo querer saber mais vezes o tempo que vai fazer nos próximos dias.

Download: iOS

AR Archery

Tem a mão firme? Não se deixa intimidar pelo vento? É conhecido pelo seu olho de falcão? Então o jogo AR Archery é o mais indicado para si. Esta experiência vai permitir sobrepôr os seus alvos em qualquer localização, o que ajuda a quebrar a monotonia dos cenários digitais.

Além disso existem modos de jogo nos quais o alvo está em movimento e será necessário acompanhar a deslocação com o smartphone – isto se quiser acertar sempre no bullseye.

Download: iOS

Fury of the Gods AR

Mais um exemplo de um jogo que teve várias vidas e que ganha novo alento através da introdução da tecnologia de realidade aumentada. Fury of the Gods é um jogo de estratégia top-down, querendo isto dizer que o jogador consegue ter uma visão aérea de toda a arena de jogo para poder defender o seu território.

Com a versão em realidade aumentada a ação passa a estar diretamente em qualquer divisão da casa e permite-lhe rodar sobre a arena para perceber melhor como definir os seus planos de defesa e ataque.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Download: iOS

Magicplan

A aplicação define-se como uma ferramenta essencial para agentes imobiliários, arquitetos, inspetores de casas, designers de interiores e empresas de mobiliário, pois permite definir a disposição dos elementos de uma casa através da criação de uma planta em dispositivos móveis.

A adoção do ARKit trouxe ainda mais funcionalidades, como a possibilidade de usar diretamente a Magicplan como uma ferramenta de medição, informações essas que podem depois ser transpostas para o restante sistema.

Download: iOS

Sem mais artigos